Home > Destaques > Brasileiros gastam uma média de duas horas de lazer em frente às telas

Brasileiros gastam uma média de duas horas de lazer em frente às telas

Tempo prolongado está relacionado ao comportamento sedentário. Foto: Pixabay

Um estudo realizado com mais de 265 mil pessoas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta que moradores de todas as capitais e do Distrito Federal aumentaram o tempo gasto no lazer em seus celulares, computadores ou tablets. Entre 2016 e 2021, esse tempo subiu de 1,7 para 2 horas por dia. Já o tempo médio assistindo televisão caiu de 2,3 para 2,2 horas diárias. Outro dado que chamou a atenção dos pesquisadores é o aumento da frequência de adultos que gastaram 3 horas ou mais do dia em frente às telas, passando de 19,9% para 25,5%.

Alguns estudos têm apontado que o tempo prolongado de tela nas horas de lazer está relacionado ao comportamento sedentário e, como consequência, há o surgimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como patologias cardiovasculares, respiratórias crônicas (bronquite, asma, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).

“Analisamos esse comportamento por ser tema central na agenda mundial de saúde pública, e pelo fato de o tempo de tela, especialmente no lazer, ser uma possibilidade de escolha da pessoa”, explica a pesquisadora Pollyanna Costa Cardoso.

Ela recomenda que sejam feitos intervalos de pelo menos cinco minutos para se movimentar a cada hora em que esteja sentado em frente à TV, ou usando celulares, computadores e tablets. “Isso deve ser atrelado ainda com a prática de atividade física moderada a intensa para melhores resultados de saúde e qualidade de vida”.

Consequências do uso em excesso

Ficar tempo demais em frente a telas pode causar alguns problemas tanto na visão, como miopia, vista cansada e dores de cabeça, principalmente no final do dia. “A exposição constante à luz pode ocasionar sensibilidade, fotofobia e provocar uma dor de cabeça por tensão. As queixas de dores de cabeça são muito comuns. Além disso, pode agravar casos de enxaqueca”, como explica a oftalmologista Aline Couto.

Outro problema que está relacionado a ficar muito tempo em frente às telas é a diminuição da capacidade de concentração e da qualidade do sono. “Porque a luz emitida acaba interferindo na produção de melatonina, o hormônio do sono. E o uso excessivo de telas também pode levar a um quadro de dependência virtual. Há sinais de maior angústia e irritabilidade em pessoas que são forçadas a enfrentar momentos prolongados desconectados”, esclarece a psicóloga Bruna Richter.

Qual é o período máximo de exposição às telas?

Ainda não existe um consenso de qual é o tempo considerado ideal. O estudo da UFMG estabeleceu que 3 horas era o período máximo de exposição. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta limites para cada faixa etária. E uma regra que vale para todas é nada de telas durante as refeições e desligá-las no mínimo 1 hora antes de ir dormir.

  • Crianças menores de 2 anos: não deve ser usado;
  • Crianças entre 2 e 5 anos: até 1 hora por dia;
  • Crianças entre 6 e 10 anos: até 2 horas por dia;
  • Adolescentes entre 11 e 18 anos: até 3 horas por dia e evitar a exposição durante o período noturno.