Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Palocci, o delator
Durante participação em um programa na TV Cultura, o ex-deputado e advogado paulistano, Airton Soares disse que a delação de Antonio Palocci, no âmbito da Operação Lava Jato, na qual “entregou” todos seus antigos companheiros, lembra muito a de outro famoso delator, o Joaquim Silvério dos Reis. Aquele que na época da Inconfidência Mineira participava dos movimentos para mudança de regime e depois, ao ser preso, indicou os principais nomes da conjuração, provocando em seguida a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Um certo exagero do advogado, ora veja.

A volta de Aécio
Circula nos bastidores políticos, a hipótese de que Aécio Neves (PSDB), uma vez de volta à Câmara Federal, poderá se desfazer de muitas das denúncias contra ele ao longo dos próximos 3 anos e, na sequência, se posicionar como um autêntico líder político mineiro. Será, gente?

Crescimento das mulheres
Segundo a cientista política e professora da UFMG Marlise Matos, o movimento das mulheres, que este ano está debatendo fortemente suas posições, inclusive buscando influenciar nas eleições, não é um acontecimento momentâneo. Para a cientista, desde 2017, as mulheres estão participando de debates nacionais. Agora, teria ficado mais fácil por conta das ferramentas disponíveis nas rede sociais, possibilitando eficiência nas tarefas, reunindo representantes de todos os segmentos da sociedade, em atos que se prosperarão nos próximos anos, até conquistar o verdadeiro espaço feminino em posições de destaques, na política e em outras áreas da vida.

PP prestigiado
De solavanco em solavanco, o Partido Progressista terminou chegando ao final da campanha de 2018 com boas expectativas de formar uma grande bancada no Congresso Nacional. Na avaliação do comentarista político e jornalista Gerson Camarotti, de Brasília, nem mesmo o envolvimento de seus membros da Operação Lava Jato foi suficiente para abalar o prestígio do partido. Ou seja, as siglas conservadoras são poderosas no Brasil.

Eleitor exigente
Durante um programa de TV, o petista Miguel Corrêa discordou da apresentadora. Ele disse: “Os eleitores deste ano, por conta do acesso às mídias sociais, estão bastante informados. Estão mais exigentes do que há 8 anos. Agora, o político não poderá viver mais só de promessas, como antigamente. Terá de mostrar serviço, senão, ficará fora do esquema”. É aguardar para conferir…

Derrocada tucana
Ao longo dos últimos 20 anos, o PSDB reinou, especialmente, no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. Agora, amarga denúncias comprometedoras em São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. Isso, segundo analistas políticos de Brasília, pode estar levando o partido à decadência.

Pesquisa nacional
Na reta final da campanha presidencial de 2018, alguns institutos de pesquisa chegaram a uma conclusão já perceptível: o fato de que os eleitores do candidato Bolsonaro (PSL) foram fiéis do início ao fim. Vale dizer: uma vez “bolsonarista”, “bolsonarista” até o fim.

Pesquisa confirmada
As mesmas simulações acontecendo ao longo de 4 meses apontam que 75% dos eleitores de Bolsonaro (PSL) são considerados convictos e não aceitam mudar o voto em hipótese alguma. Ou seja, suas ações políticas terminaram por convencer grande parte da população brasileira, especialmente junto ao público formador de opinião.

Poder das pesquisas
Analisando os diferentes temas referentes às eleições deste ano, o cientista político Malco Camargo vaticinou: “Na verdade, as pesquisas eleitorais dominaram a cena política este ano, forçando os candidatos a trilharem caminhos balizados por elas neste primeiro turno do pleito”.

Eleitores incomodados
Em São Paulo, ao emitir opinião sobre o pleito de 2018, o famoso filósofo. Mário Sergio Cortella lembrou que as discussões sobre o tema, este ano, incomodou a população em geral. “O povo precisa de paz, inclusive, para tomar a sua decisão sem interferência de políticos ou de quem quer que seja”.

Ciro Gomes e saúde
“Quando teve de se internar às presas para uma curetagem na próstata, o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), correu em direção a um hospital de primeira linha na região nobre de São Paulo. A pergunta é se ele cuidou bem da saúde do Ceará quando era governador, por que então não foi lá, para ser atendido pelo SUS?”. Indaga o apresentador e jornalista Marcelo Tas.

Volta ao passado
“Acho que o eleitor brasileiro teve a oportunidade de votar de maneira diferente diante de um cenário com uma dezena de candidatos à Presidência da República. A opção entre Haddad (PT) e Bolsonaro (PSL), na minha avaliação, é uma volta ao passado”. Opinião do cientista político e economista Ricardo Sennes. O mestre estava revoltado.

Mercado do Trabalho
Abandonando a tese de analisar comentários comuns, o filósofo paulistano, Luiz Felipe Pondé, opinou sobre economia. E, em determinado ponto de sua fala, chegou a dizer: “As redes sociais, ao invés de ajudarem, estão complicando ainda mais as relações no mercado de trabalho”. Porém, não fez uma avaliação completa sobre o seu próprio comentário. Por certo, isso deve ser coisa de intelectual, daqueles interessados em dar pitaco sobre todos os assuntos nacionais.

Questionando as redes sociais
Com sua respeitada bagagem cultural, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, de São Paulo, José Vivente arremata: “Não é possível confiar completamente na ação das redes sociais para definir o futuro político e público dos dirigentes brasileiros. Tem de haver algo mais, como informações diferenciadas para não se cometer enganos”. Eu, hein?!

Política em Nova Lima
Terminadas as eleições, o prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), também presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH, (Granbel), já começaria, segundo amigos, a trabalhar um nome nos bastidores para sucedê-lo na sucessão local. Ele está no segundo mandato e não pode disputar o posto mais uma vez.

Política em Sabará
Em Sabará, também na região metropolitana, o prefeito Wander Borges (PSB), estaria cansado e descrente. “É só problemas, não tem uma semana de paz”, teria comentado ele a uma fonte desta coluna.

Política em Montes Claros
Segundo se comenta na porta do Café Galo, no Centro de Montes Claros, a presença do prefeito Humberto Souto (PPS) nestas eleições, não poderia ser mais discreta. E isso seria por dois prováveis motivos: seu cansaço físico, ele tem mais de 80 anos, ou pode estar pendurando a chuteira em relação à carreira política.

Política em Uberlândia
Em Uberlândia, as informações veiculadas nos bastidores, semana passada, indicavam que o atual prefeito, Odelmo Leão (PP), estaria preparando sua esposa, Ana Maria Junqueira, para sucedê-lo daqui a 2 anos. É aguardar para conferir…