Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Valadares x Zema
Recentemente, o deputado Gustavo Valadares (PSDB), líder do bloco governista na Assembleia, disse à imprensa que, a essa altura, o governador Romeu Zema (Novo) já entendeu a necessidade de atuar em parceria com outros poderes, inclusive com os deputados. “Ele já está prestigiando muito mais os parceiros na Casa, afinal, é por aí que se encontra o consenso na hora das votações mais importantes. Contudo, a base de apoio do governo já melhorou bastante”, comentou.

Deputado e o Cruzeiro
Assim que o Cruzeiro foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, muitos deputados foram ao plenário da Assembleia para criticar a atual administração do clube. O parlamentar Léo Portela (PL), por exemplo, sugeriu a interdição geral do presidente Wagner Pires de Sá, que mesmo diante do fato concreto, estava concedendo declarações importantes como se estivesse no melhor dos mundos.

Fiemg é contra
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) se posicionou contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que define como crime o não recolhimento de ICMS. Para o presidente em exercício da entidade, Emir Cadar Filho, a inadimplência de débito declarado e não pago não deve ser confundida com sonegação, sob a pena de criminalização da atividade produtiva brasileira.

Católicos x Evangélicos
Quando o assunto é a sucessão da Prefeitura de Belo Horizonte, a Igreja Católica dissemina a tese de que religião e futebol não se misturam. No entanto, do outro lado dessa corda, os evangélicos fazem questão de eleger uma bancada de vereadores, participar da administração e influenciar na escolha de candidatos, especialmente, a Igreja Universal, considerada a mais forte entre os protestantes na região metropolitana.

Projetos de R$ 163 milhões
Com o objetivo de garantir recursos para obras de infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento e requalificação de vias, além de reforma e equipamento de escolas, os vereadores de Contagem aprovaram quatro projetos de lei (PL) propostos pela prefeitura. As matérias autorizam o município a contrair empréstimos com quatro instituições financeiras na ordem de R$ 163 milhões.

Prisão em 2ª instância
Para o senador Álvaro Dias (Podemos), a prisão em segunda instância ainda vai render muito falatório no âmbito do Congresso Nacional, mas, por outro lado, em sua avaliação, lá mesmo no parlamento existe uma conspiração contra a possível aprovação da matéria em plenário. Vejam bem, o senador falou, mas não demonstrou prova nenhuma. Coisa de político, não é mesmo gente?!

Fábrica de crime
No Brasil existem mais de 800 mil presos e, ao longo dos anos, os presídios estão sendo transformados em uma fábrica de criminosos. Encontrar um modelo para resolver isso é urgente, pois o atual estilo de encarceramento está saturado. Opinião do cientista político Robson Sávio. Mas, qual medida poderia ser tomada?

Arena do Galo
Um jornalista da imprensa nacional está investigando, minuciosamente, os detalhes dos contratos para construção da Arena do Galo, na divisa de BH com Contagem. A suspeita é de que o terreno não comportaria este tipo de construção e que isso só foi possível mediante o envolvimento de pessoas influentes dentro da MRV.

Governando via internet
“O governo federal é comandado por um grupo de pessoas por meio das redes socais”. Ao condenar essa realidade, o filósofo Marcos Nobre acrescentou: “Parece que o projeto é destruir as instituições sérias, como as ONGs, para depois administrar o rescaldo”.

Economia doméstica
Do alto de sua experiência, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg destaca: “A recente medida do governo federal que visa liberar mais valores referentes ao FGTS, vai, com certeza, ajudar a inflar a economia doméstica, com resultados práticos na retomada do crescimento brasileiro, mesmo que timidamente. Mas, o caminho é esse, comentou.

Ministro influente
Na avaliação da jornalista Natuza Nery, os caminhos indicam que no próximo ano, a força do ministro da Economia Paulo Guedes deve aumentar substancialmente. Ele passaria a dominar a cena, em eventos constantes, funcionando, efetivamente, como uma espécie de primeiro ministro, inclusive com força para negociar aprovação de matérias nos bastidores do Congresso.

Sucessão em Nova Lima
Presidente da Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e prefeito de Nova Lima Vitor Penido (DEM), tem se destacado como um político de proa. Mas, este ano, seu brilho não foi tão grande por conta da administração do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB).
Cena final. Quando o ano de 2020 começar, Penido terá de ser firme na hora de escolher um nome com chances de vencer o pleito em sua cidade, já que ele, por estar em seu segundo mandato, não pode se eleger.

Correndo o governo
“O governo Bolsonaro adota um tipo de comportamento que corrói e que aniquila o próprio governo. Isso é inédito nos países democráticos, pois ao destruir o dia a dia de sua administração, está jogando contra si próprio”. Avaliação da professora da UFMG cientista política Magna Inácio.

Patrus governador
Não foi só a deputada Ione Pinheiro (DEM), que tomou a iniciativa de divulgar o nome do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PV), como pré-candidato ao governo de Minas. Outros parlamentares também estão pensando assim e prometem se manifestar no mesmo sentido.

Juventude x Internet
“É sempre assim: a internet ensina o jovem a salvar o mundo, mas não a arrumar o próprio quarto dentro. É um contrassenso”, sentencia o filósofo Luiz Felipe Pondé.

Espertos políticos
Do alto da experiência por ter sido deputado federal, o empresário Emerson Kapaz declarou à TV Cultura: “Estou voltando neste momento de Brasília e tenho nítida impressão que existe uma briga no Congresso Nacional para saber quem tem condições de retardar o debate final do projeto sobre o retorno da prisão em segundo instância”.

Pressão geral
Este projeto de prisão em segunda instância passou a ser polêmico quando a Câmara dos Deputados, divergindo do Senado, deu entrada em um projeto ampliando o rito da condenação, incluindo as áreas criminal, civil, trabalhista e tributária. Aí, o que já era complicado, acabou de ficar mais azedo, dizem os juristas de Brasília.

Ano de fartura
Na avaliação dos jornalistas da crônica política de Brasília, o ano de 2020 tende a ser de notícias bem mais positivas para o presidente Jair Bolsonaro, já que, nesta reta final de ano, as informações sobre a lenta recuperação da economia trouxeram um alento ao Palácio do Planalto.

Zema popular
Em Minas, de acordo com levantamento da imprensa diária da capital, o governador Romeu Zema (Novo) está com a popularidade elevada. Tanto assim, que se a eleição fosse hoje, ela seria reconduzida ao cargo de acordo com a sondagem divulgada há cerca de 15 dias.

Sucessão na PBH
Por enquanto, nenhum dos nomes colocados para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte chegou a assustar o prefeito Alexandre Kalil (PSD), que segue como preferido para continuar na prefeitura por mais 4 anos. Mas, como a eleição é daqui a quase um ano, é sempre bom ter cautela.