Home > Destaques > Sucessão de 2024 já começa a ser o principal tema nas cidades mineiras

Sucessão de 2024 já começa a ser o principal tema nas cidades mineiras

Foto: Reprodução TSE

Encerrado o debate nacional sobre o pleito presidencial, o assunto agora passa a ser discutido, regionalmente, já com vista para as eleições municipais, especialmente nas grandes cidades de Minas Gerais.

O veterano político e prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), já está jogando o jogo eleitoral que vai acontecer somente em 2024. Tanto que, discretamente, tem sempre levado, à tira colo, o seu vice-prefeito Guilherme Guimarães a todos os eventos políticos. Guimarães, que também é secretário municipal de Serviços Urbanos, coincidentemente, sempre aparece na hora de autorizar ou inaugurar obras.

No entanto, é importante lembrar que se o atual prefeito almeja turbinar o nome de seu afilhado, existem outras figuras de destaque na cidade e que também são lembradas para o pleito, como é o caso do deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB). Ele acaba de ser eleito para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sempre com uma boa votação no município. Além dele, a lista é completada com o deputado federal, Delegado Marcelo de Freitas (União Brasil), Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz, o ex-prefeito ainda está filiado ao Avante, mas deverá abandonar a sigla.

Em Uberlândia

Relativamente à Uberlândia, o assunto sucessão ainda não é avaliado, segundo pessoas conhecedoras dos meandros políticos.

Contudo, nunca deve ser esquecida a popularidade do atual prefeito, Odelmo Leão (PP), tido como um nome vitorioso, tendo em sua trajetória o fato de nunca ter perdido uma eleição. Ele demonstrou prestígio inclusive em 2022, uma vez que sua esposa Ana Paula Junqueira Leão (PP), recentemente, recebeu quase 80 mil votos para deputada federal.

Certamente, quando chegar o momento, Ana Paula irá se envolver nesse debate. Agora, além da oposição, existem dois nomes ligados ao grupo do prefeito: os deputados Arnaldo Silva (União Brasil) e Leonídio Bouças (PSDB).

Popularidade de Marília

Contagem, o terceiro colégio eleitoral mineiro, é comandada pela prefeita Marília Campos (PT), cuja popularidade passa de 80%. Assim, se a eleição fosse hoje e ela colocasse seu nome como candidata à reeleição, seria imbatível. Entretanto, como “muita água ainda vai passar por debaixo da ponte”, as lideranças locais mencionam outros políticos com possibilidade de fazer um contraponto no pleito de 2024, como Wellington Ortopedista e Léo Motta (Republicanos).

Petista de prestígio

Na capital da Zona da Mata Mineira, Juiz de Fora, a atual mandatária do município, Margarida Salomão (PT), de acordo com observação de jornalistas da crônica política da cidade, tem uma popularidade razoável, especialmente junto ao povão. Assim, ao manter o status de agora, se encaminharia como uma forte tendência à reeleição.

Ainda sobre Juiz de Fora, quem já se movimenta para participar do pleito é a eleita deputada federal Ione Barbosa (Avante). Dos mais de 53 mil votos conquistados na eleição deste ano, a delegada obteve cerca de 60% dentro do próprio município.