Home > Destaques > Grupo de inteligência vai garantir a segurança do 2º turno eleitoral em MG

Grupo de inteligência vai garantir a segurança do 2º turno eleitoral em MG

Desembargador Maurício Torres Soares comanda o TRE mineiro / Foto: Mirna de Moura/TJMG

No dia 30 de outubro ocorrerá o segundo turno das eleições de 2022. Por esse motivo, o Edição do Brasil conversou com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Maurício Torres Soares, para falar mais sobre o assunto.

Segundo ele, neste dia, o esquema de segurança das eleições será o mesmo que o do primeiro turno. “Nós temos um grupo de inteligência em Minas Gerais, no qual todas as forças de segurança fazem parte, e a Polícia Militar (PM) vai colocar um oficial em cada município do estado e todo o efetivo da PM estará à disposição da Justiça Eleitoral”.

Além do grupo de inteligência, o TRE-MG participa também de uma rede nacional contra as fake news. “Junto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), outros Tribunais Regionais e agências de notícias, nós recebemos as informações e avaliamos, sendo falsa é divulgada a mensagem correta. Se comparado às eleições de 2018, esse ano não houve aumento no número de fake news. Foi tudo dentro do previsto”.

De acordo com o presidente, os eleitores também podem ficar tranquilos em relação ao tempo de espera para votar. “A expectativa é que o processo ocorra mais rapidamente, pois, agora o voto é único, ao contrário do último, que tinha que escolher cinco candidatos”.

 

Sistema eleitoral

Conforme Soares, o regime democrático está na fase de amadurecimento, a Constituição de 1988 é relativamente nova e, de ano em ano, há sempre alterações que visam aprimorar o sistema. “Isso é bom para a nação e também para o crescimento, tanto da democracia quanto da própria Constituição”.

Ele destaca ainda que as urnas eletrônicas são fundamentais para a democracia. “Utilizamos esse processo desde 1996, nunca se teve notícia de nada que pudesse dar margem a qualquer desconfiança, e a cada ano, aumentamos as verificações do equipamento e do sistema de informática contidos nelas. Sempre estamos ampliando as auditorias e as checagens”.

O presidente acredita que o questionamento da confiabilidade do processo eleitoral seja por falta de conhecimento das pessoas. “Não há motivos para isso, os Tribunais Eleitorais têm, dentro das suas limitações, levado à população as informações sobre o funcionamento exato do sistema justamente para dissipar essas desconfianças”.

Para Soares, não há nenhuma necessidade de modificação do atual método de votação. “Todos os anos novas urnas são entregues e elas chegam com algumas alterações. Em 2022, por exemplo, veio com o sistema digital para o mesário. Aos poucos, têm sido feitas algumas mudanças para ter uma melhora constante na metodologia”.

 

Primeiro turno

Segundo dados do TRE-MG, a votação do primeiro turno teve poucos incidentes nos municípios mineiros. Em todo o estado, 555 urnas eletrônicas foram substituídas, o que representa 1,11% do total utilizado (49.981). O índice de comparecimento foi de 77,71%, enquanto que a abstenção chegou a 22,29%.

O Gabinete Institucional de Segurança (GSI) registrou, nas últimas eleições, 332 ocorrências. Foram 282 da Polícia Militar e 50 do Corpo de Bombeiros. Os números da PM mostram que as situações mais frequentes foram de boca de urna e divulgação irregular de propaganda.