Home > Destaques > Doenças autoimunes podem aumentar o risco de câncer

Doenças autoimunes podem aumentar o risco de câncer

Patologias atingem mais de 15 milhões de brasileiros

Foto: Freepik.com

 

O Dia Nacional do Câncer, lembrado em 27 de novembro, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a patologia, principalmente sobre a sua prevenção. Um público que deve receber atenção especial são os mais de 15 milhões de pacientes autoimunes, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Uma doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente suas próprias células, tecidos ou órgãos, causando inflamação e danos. Algumas das mais comuns são a artrite reumatoide, lúpus e diabetes tipo 1.

De acordo com o reumatologista Rafael Andreussi, a relação entre doenças autoimunes e o desenvolvimento do câncer ainda não está totalmente esclarecida. “Sabe-se que a estimulação prolongada do sistema imunológico e a inflamação crônica podem contribuir para o surgimento de câncer em pacientes com doenças autoimunes. Além disso, fatores como predisposição genética, infecções, uso de medicamentos e hábitos de vida, como o tabagismo, também podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da doença”.

Segundo Andreussi, os pacientes com doenças autoimunes possuem maior risco de desenvolver neoplasias, e o surgimento do câncer pode não só agravar a doença autoimune como também impactar negativamente sua qualidade de vida. “É fundamental que as pessoas estejam cientes dos fatores de risco e adotem medidas preventivas, incluindo uma rotina de consultas médicas regulares para detecção precoce de neoplasias, aumentando as chances de tratamento e sobrevivência”.

Ele aponta que os tipos de câncer mais comuns em indivíduos com doenças autoimunes são: mama, próstata, pulmão e pele. “No entanto, algumas enfermidades aumentam a prevalência de alguns tipos de câncer, como linfomas em pessoas com lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren. Já pacientes com esclerose sistêmica têm maior prevalência de desenvolver câncer de pulmão e esôfago”.

Outro ponto abordado pelo especialista é a relação entre o Vírus Epstein-Barr (EBV) e o desenvolvimento do câncer. “Ele possui uma atração especial por células do sistema imunológico e, devido a sua alta capacidade de induzir a transformação e a proliferação das células, está associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, sobretudo os linfomas”.

O reumatologista reforça que a prevenção do câncer em pacientes autoimunes começa por um tratamento adequado da doença. “Além disso, é recomendável manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar, praticar atividades físicas regularmente e manter as vacinas em dia, especialmente para o HPV e hepatite B, a fim de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer”, finaliza.