Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Podemos x Imprensa
Alguns lances registrados durante as últimas convenções partidárias em Belo Horizonte merecem destaques. Um deles, por exemplo, foi a decisão da cúpula do partido Podemos de não aceitar a presença da imprensa durante o evento nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os jornalistas tiveram que exibir uma credencial como se fossem filiados para ter acesso ao plenário principal da Casa, onde acontecia o certame.

Pimentel nas comunidades
Semana passada, logo após a convenção do PT, o ex-governador Fernando Pimentel teve o seu nome homologado para se candidatar a uma vaga como deputado federal. Aí, de imediato, cuidou de começar a fazer visitas às comunidades onde ele atuou como ex- -prefeito e, também, quando era chefe do Executivo estadual. Agora é esperar o resultado dessa sua incursão política nas localidades.

Janones, petista?
Durante a convenção do Partido Avante, realizada no dia 23 de julho, foi lançado o nome de André Janones para concorrer à Presidência da República. Ele fez um discurso com cerca de 50 minutos de duração e, naturalmente, condenou a guerra ideológica estabelecida no país, defendeu a liberdade de expressão, se colocou ao lado da imprensa e a favor da preservação das instituições. Aí, na segunda-feira e, por conta do seu posicionamento, os bolsonaristas na ALMG disseram: “O Janones está fazendo o jogo do candidato Lula (PT)”. Eu, hein?!

Zema reclama
Relativamente à convenção do hermético Partido Novo, também ocorrido no dia 23 de julho, no auditório da CDL/BH, como previsto, aconteceu a homologação do nome do governador Romeu Zema para concorrer à reeleição. Mas, segundo pessoas presentes no evento, ele teria confidenciado: “Esperava mais populares por lá”. Fica para o próximo governador.

Clima pesado
Não se sabe os reais motivos, mas lá em Uberlândia, comenta-se que os irmãos, Weliton Prado (PMB) e Elismar Prado (Pros) estão às turras por causa das próximas eleições. A família Prado tem vereador naquela cidade, em Contagem e outros políticos eleitos nas cidades da região. Uma espécie de bem bolado da política mineira. Ave Maria, gente!

Política em MOC
Na capital do Norte de Minas, Montes Claros, mais precisamente na porta do Café Galo, no Centro da cidade, o último comentário da semana foi: “O delegado da Polícia Federal, o deputado Marcelo Freitas (União Brasil), trabalha para ser o mais votado do partido e, na sequência, se colocaria como candidato à sucessão do atual prefeito Humberto Souto (Cidadania). A propósito, o prefeito de MOC não permitiu o crescimento de qualquer liderança política próxima a ele. Vaidoso que só!

Eleição em BH
A presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Nely Aquino (PP), está eufórica com a decisão do deputado federal Marcelo Aro (PP) de concorrer ao Senado. Aí, como candidata a deputada federal, segundo consta nos bastidores da ALMG, ela seria herdeira dos votos de seu amigo em vários municípios mineiros. A conferir…

Betinho e Patrus
Ainda nos bastidores da ALMG, o presidente da Casa, Agostinho Patrus (PSD), como é notório, não vai se candidatar a deputado neste pleito. E, com isso, ele está fazendo várias alianças e, coincidência ou não, tem sido visto muito próximo ao deputado Betinho Pinto Coelho (PV), a quem deverá buscar transferir uma boa parte de seus antigos apoiadores por diversas regiões do estado.

Política em Mariana
Não se sabe por qual motivo, mas o ex-prefeito de Mariana, Celso Cota (MDB), tem sido visto constantemente nos altos escalões políticos de BH. Pode apostar que vem novidades por aí.

Política em Juiz de Fora
Aviso aos navegantes: o ex-prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (MDB), deixa claro que não irá disputar eleições este ano.

Importância da TV
Veterana jornalista, Fátima Bernardes, ao participar do programa da TV Cultura Roda Vida, foi indagada como ela vê a TV aberta no Brasil e, então, sentenciou: “Continua sendo o meio de comunicação mais democrático do país, pois dá voz a muita gente que está esquecida pela sociedade”.

Coitada da Tebet
Só Deus e as redes sociais serão capazes de turbinar o nome da candidata do MDB, Simone Tebet na disputa à Presidência da República. Mesmo porque, se depender do apoio de todo o seu partido, ela estará fora do jogo. Opinião dos jornalistas da crônica política de Brasília. Coitada dela, gente!

Auxílio Brasil
“Não interessa se o eleito para a presidência vai ser o ex-presidente Lula (PT) ou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o certo é que nenhum deles vai ter peito de cancelar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 para famílias de baixa renda, previsto apenas para este ano”. Opinião da cientista política e professora da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Lara Mesquita.

Eleitores definidos
Segundo o cientista político Mauro Paulino, os eleitores estão mais conectados com os assuntos políticos. Assim, a maioria já tem uma definição clara e sabe perfeitamente em quem votar. Ou seja, a indecisão do passado, neste pleito não vigora.

Aliado do Palácio
Comentando a respeito de temas nacionais, o presidente da Academia Brasileira de Letras, o jornalista Merval Pereira foi irônico. Para ele, não existe a menor possibilidade do procurador-geral da Justiça, Augusto Aras, abandonar o barco do presidente Bolsonaro (PL). Ele, na avaliação do comunicador, é um dos mais fiéis aliados palacianos. Uai, pode isso, gente?!

Silêncio dos poderosos
“Tem havido, ao longo dos últimos 3 anos, uma enorme onda de desobediência à Constituição Federal e, para essa tese ser levada a efeito, há sempre o apoio do nobre presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP). Mas um dia, na história da vida pública, ele será cobrado por isso”. Palavras do senador Omar Aziz (PSD) do Amazonas. Bateu pesado, hein!

Forças Armadas
Especialistas em segurança pública dizem que em todos os continentes, as Forças Armadas sempre atuam em consonância com as suas coirmãs. Mas, no Brasil, nos últimos tempos, isso tem sido diferente, pois esses representantes estão sendo cooptados por motivos políticos. E, para esses especialistas, a ideia não é boa e precisa haver profissionalismo neste segmento.

O ser livre
Batendo papo na TV Cultura, o filósofo Luiz Felipe Pondé, foi solicitado a comentar a respeito da real liberdade dos indivíduos. E aí, ele emendou: “As pessoas, às vezes, percebem que ser livre não faz muito sentido, pois ser livre, ou não, para muitos não tem a menor importância no cotidiano”.