Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

A respeito do Atlético

Cidadão cada vez mais presente na vida dos mineiros, tanto como empresário e agora, como uma liderança mais eclética, Rubens Menin, desde o final do mês para cá, passou a ser considerado o homem mais influente no Atlético Mineiro. “Ele investe pesado no clube, oferece sugestões em relação ao projeto de crescimento da instituição e ajuda a atual administração do presidente Sérgio Sette Câmara”, comentam os torcedores na porta do Café Nice.

Empresário sumido

Nos últimos meses, a imprensa mineira e nacional tem comentado muito a respeito de possíveis irregularidades na construção da Cidade Administrativa. O nome do então governador e atual deputado federal Aécio Neves (PSDB) está envolvido no assunto de maneira contundente. Acontece que o parlamentar não foi o único responsável pelas operações que culminaram com o projeto em tela. À época, o poderoso empresário Oswaldo Borges da Costa era o presidente da Codemig, empresa do governo do Estado responsável pelos recursos destinados à construção do empreendimento.

Políticos influentes

Os institutos de pesquisas estão em campo pra saber quem tem mais prestígio e possibilidade de influenciar os cidadãos nas eleições municipais em Minas. Se é o presidente Jair Bolsonaro ou o governador Romeu Zema (Novo). A previsão é que ambos estarão em campanha, cada um tentando ajudar os seus afilhados. Zema buscando votos para o candidato a PBH Rodrigo Paiva (Novo), e o presidente ao lado do deputado estadual Bruno Engler (PSL).

Petistas nas eleições

Na contabilidade dos petistas, apenas duas cidades influentes estão com possibilidade de garantir a eleição de filiados seus: Marília Campos, em Contagem, e Chico Simões, em Coronel Fabriciano, por sinal uma das maiores cidades do Vale do Aço. A conferir.

Política em Juiz de Fora

O atual prefeito Antônio Almas (PSDB) anunciou que não será candidato à reeleição no pleito municipal que acontece em novembro. Ele alcançou o cargo em abril de 2018, quando o ex-chefe do Executivo Bruno Siqueira (MDB) renunciou ao seu segundo mandato para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

STF e a democracia

Após fazer um levantamento do tema relacionado com a democracia brasileira, o jornalista Merval Pereira chegou à conclusão: “A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia é a maior guardiã da Constituinte no item referente à garantia da liberdade e da democracia de nosso país”, vaticinou o comunicador.

Tragédia anunciada

O armamento da população brasileira, como almeja o governo federal, seria uma espécie de tragédia anunciada, assim como acontece nos Estados Unidos. Opinião do cientista político Leonardo Sakamoto.

Gedel ou Temer?

Os jornalistas da crônica política de Brasília, ironizaram a ida do ex-presidente Michel Temer (MDB) para representar o governo brasileiro na missão de apoio às vítimas do desastre no Líbano. “Se não fosse o Temer, poderia ser o seu ex-ministro, o prisioneiro Gedel Vieira Lima”.

Partido de esquerda

Indagado qual a ideologia de seu partido, Rodrigo Cayres, presidente da regional Minas Gerais da recém-criada sigla partidária Unidade Popular (UP) atalhou: “Nós seremos a esquerda da esquerda, muito melhor do que o PSL e o carcomido PT. Pelo visto, as esquerdas, mais uma vez, estão super pulverizadas nas eleições. Enquanto isto, os partidos mais conservadores vão conquistando cada vez mais espaço”.

Eleição na Assembleia

No início do próximo ano acontecerá a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia, mas por enquanto, ninguém teve coragem de colocar o nome para enfrentar o atual presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV). Se bem que ainda está distante do acontecimento!

Sucessão em Contagem

Tido como um líder forjado nas camadas mais populares de Contagem, o vereador Ivair Soalheiro (PDT) está firme em sua candidatura à prefeitura local. Além do mais, pessoas entendidas da sucessão naquele município dizem que ele pode até contar com o apoio do atual prefeito Alex de Feitas.

Milhões de seguidores

“Se essa história de apoio nas redes sociais for levada ao pé da letra, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), com seus mais de 5 milhões de seguidores, poderia até ter sido eleito governador do Rio de Janeiro. Então, para mim, tudo isso não passa de impulsão comandada por robôs”, opina o historiador Marco Antonio Villa.

Testagem desnecessária

Veja como as informações relativas à COVID-19 são complexas. No princípio, os cientistas diziam que testar a população em massa seria importante para saber qual a decisão a ser tomada. Agora, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas afirma que o tempo passou e a testagem já não tem mais tanta importância. Cruz credo!

STF e os indígenas

Falando a um programa da TV Cultura na semana passada, o empresário e ex-deputado federal Emerson Kapaz protestou: “Aqui no Brasil acontece tudo de maneira diferente. O governo federal, por meio de seus órgãos competentes, tem pela lei, a obrigação de proteger a comunidade indígena. No entanto, recentemente os representantes dos indígenas tiveram que recorrer ao Supremo Tribunal Federal para manter os direitos daquela nação. Isso é um absurdo”.

Sucessão em BH

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) não sabe se seria importante contar em seu palanque com a presença do presidente do PSD nacional e ex-ministro Gilberto Kassab. “Ele tem muito prestígio em São Paulo, mas aqui em BH, seria uma espécie de zero à esquerda”, dizem os inimigos do prefeito.