Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Crise visível

Nos últimos anos, quem passa pela BR-040, na altura do município de Nova Lima (antiga Fábrica da Skol), percebe uma placa enorme dizendo: “Futuras instalações do hospital Mater Dei”.  A placa sinaliza apenas a possibilidade da construção e não há obras no local,  ao que tudo indica, a crise econômica também chegou por lá.

PMN inova

Uma cena que chamou atenção foi o fato do partido PMN ter em sua presidência uma mulher, coisa rara, principalmente, em Minas. Consta ainda que a dirigente Juliana Tôrres Gallindo Moura é natural da Paraíba. Com isso, fica a pergunta: será que as mulheres mineiras não sabem fazer política, gente?

Época fantasiosa

Instigado pela imprensa, o governador Fernando Pimentel (PT) não se conteve: “O povo não almeja a volta do PSDB ao governo mineiro, pois eles estiveram no poder por 12 anos, uma época de verdadeira fantasia”, vaticinou.

 A volta da fome

“O governo federal está diminuindo os recursos e tomando decisões que podem reconduzir o Brasil ao Mapa da Fome. Atualmente, foram cortados 90% dos valores destinados ao apoio da agricultura familiar e outras ações que minimizam a falta de água no semiárido brasileiro, prejudicando cerca de 300 mil pessoas diretamente”, denuncia Alexandre Pires, executivo da Associação Brasileira do Semiárido Nacional.

 Futebol não é ópio

Com longa experiência no segmento esportivo mineiro, o professor de educação física da UFMG Sílvio Renato da Silva concordou que o esporte em geral, mas especialmente o futebol, converge para a aproximação das pessoas, contribuindo para formação de uma coletividade. “No entanto, o futebol não pode ser considerado uma espécie de ópio do povo, apenas ajuda na formação de companheirismo e amizade”, sentencia o mestre.

 Viva o Centrão

Quando esteve em Belo horizonte, durante a convenção do partido Podemos, o candidato à presidência Álvaro Dias detonou seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB), pois ele terá o apoio dos famigerados partidos do Centrão, o que, na sua avaliação, continuará provocando as mazelas que são visíveis atualmente.

Comentário únicoMerval Pereira pensa exatamente o contrário. Em sua opinião, o apoio dessas siglas irá oferecer condições para o crescimento da candidatura do tucano à presidência. Ou seja, cada um com sua ideia. Coisas da política brasileira.

 Lei da Ficha Limpa

“A Lei da Ficha Limpa veio para proteger o eleitor contra políticos que tem problemas com a justiça. Então, quem for contra a aplicação de penalidades é porque certamente se tornou um “ficha suja”. Na minha avaliação, trata-se de uma excelente lei que deve ser levada a sério pela justiça eleitoral”, comenta o jornalista Gerson Camarotti.

 O poder do judiciário

“Os juízes estão cada vez mais poderosos e essa situação está levando o judiciário a beira de uma crise, que carece ser contornada para o bem geral da população”, opinião do advogado constitucionalista e professor da UFMG José Luiz Magalhães.

 Sem renovação

Para o historiador paulistano Marco Antonio Villa, será mínima a renovação no quadro geral de parlamentares federais em todo o Brasil. “É muita confusão na cabeça do eleitor, com uma enorme quantidade de partidos e um horário de TV minúsculos. As pessoas não vão ficar sabendo de novidades para votarem nos parlamentares. Elas irão concentrar nos cargos de governadores e presidente da República. Então, os atuais parlamentares, por serem mais conhecidos, podem levar vantagens”, disse.

Pesquisa para votar

Outro paulistano, o advogado e ex-deputado Airton Soares sugere que o eleitor deveria usar, especialmente as redes sociais, para saber o perfil e histórico de cada candidato. “Não há necessidade de se votar em quem não conhece. Não precisa ser tudo no escuro, como sempre foi. Agora, estamos na era da internet e é possível saber quem é quem”, comentou.

Sábios políticos

Fazendo uma comparação entre os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB), a decisão dos partidos do Centrão de apoiar o tucano foi importante. “Eles foram sábios, pois o Alckmin tem mais o perfil de um político moderado, que reúne forças do centro contra as posições mais exacerbadas, tanto da esquerda como da direita”, observa o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Mineira no STF

Jornalistas comentavam sobre a importância de se ter uma mulher mineira na presidência do Supremo Tribunal Federal. “Cármen Lúcia, provavelmente, será a única neste século”, ponderam alguns dos comunicadores. Ocorre que, em Brasília, outros a consideram muito modesta para o cargo.

Horário na TV

Em Brasília, as apostas indicam que o pouco tempo de Jair Bolsonaro (PSL) na TV pode ser uma oportunidade para que ele, com seu estilo direto de comunicação, utilize do esquema conhecido no passado pelo chavão “eu sou Enéas”. Em apenas 8 segundos, o então candidato a deputado federal em São Paulo conseguia dar o seu recado.

Donos dos partidos

Carlos Viana, candidato ao Senado, aproveitou para atacar: “Temos muitos partidos no Brasil, porém, muitos deles não tem presidente. São verdadeiros donos das siglas. Daí, essa bagunça na hora da formação de chapas eleitorais”, sentenciou.

Crescimento econômico

Professor universitário e de experiência internacional, o filósofo paulistano Luiz Felipe Pondé deu uma receita para o futuro presidente da República. “Invista pesado em educação, pois isso facilitará o próprio desenvolvimento econômico. Foi assim nas grandes nações do mundo e no Brasil, naturalmente, não seria diferente”, prevê o professor.

Campanha curta

Também vem de São Paulo a opinião do diretor da Faculdade de Economia da USP, Antonio Corrêa de Lacerda. Ele avalia que, devido ao curto espaço de tempo, os candidatos, espertamente, deixaram de debater temas mais polêmicos, buscando somente pedir o voto do eleitor como forma de garantir sucesso em suas empreitadas. “Os temas de importância nacional irão ficar para um segundo plano, podem apostar”, antevê Lacerda.

País desorganizado

Indagada sobre como vai o Brasil, a professora de Assuntos Internacionais da USP Maristela Basso atalhou: “No ano passado, os preços dos alimentos no Brasil registraram deflação. Agora, a projeção para este final de ano é de uma inflação de 20%. Ou seja, para mim, é uma completa desorganização de nossa economia. Uma bagunça geral”, alfinetou.

 A grande noiva

“O seu precioso tempo de TV fez com que o MDB mineiro se transformasse em uma espécie de ‘noiva preferida’ entre os demais partidos em toda Minas Gerais. Algo nunca visto antes”, comentou, recentemente, Orion Teixeira.

Preço alto

É comum que as imobiliárias sejam solícitas quando querem alugar um local. Entretanto, na hora da devolução, elas desejam um imóvel melhor do que aquele que foi cedido. As solicitações são tão absurdas que chegam ao ponto de exigir móveis que, inclusive, não estão na residência. Para além disso, o corpo de funcionários não é preparado para atender as demandas dos inquilinos. Coisa chata, não é mesmo?!

Casas noturnas

Os episódios de brigas, agressões e até assassinatos ocorridos dentro e no entorno de casas noturnas da capital foi pauta de audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Os vereadores Irlan Melo (PR) e Pedro Bueno (Pode) apresentaram propostas de segurança para esses locais. Entre elas, medidas de responsabilização dos proprietários, instalação de detectores de metal e a criação de um protocolo de segurança para evitar que os envolvidos em algum tumulto retornem armados ao estabelecimento, como tem acontecido com frequência.