Home > Esporte > Brasil ganha destaque mundial de beach tennis

Brasil ganha destaque mundial de beach tennis

Prática cresceu 12% somente este ano | Foto: Reprodução

Não é novidade que a prática de esportes traz inúmeros benefícios à saúde. A dica unânime entre especialistas da área é que cada pessoa encontre a modalidade que lhe dê prazer a fim de tornar a rotina mais fácil. Em meio a tantas opções, o beach tennis tem se destacado. Dados da Federação Internacional de Tênis (ITF) apontam que houve um aumento de 12% no número de brasileiros praticantes do esporte entre janeiro e abril deste ano.

A análise mostra que o beach tennis tem se profissionalizado no país. Prova disso é um crescimento significativo nos rankings mundiais. Segundo a ITF, apenas em 2022, a participação de brasileiros neste índice subiu de 15,52% do total em janeiro para 20,84% em abril no masculino e de 13,03% para 18,33% no feminino.

O fisioterapeuta esportivo Vitor Alvarenga explica que o esporte é relativamente recente no país. “Foi criado na Itália nos anos 1980 e chegou por aqui em 2000. Essa modalidade é praticada na areia e se parece um pouco com uma mistura entre tênis, vôlei e badminton. As quadras são retangulares, sempre com 16 metros de comprimento. Em jogos de duplas, a largura cai pela metade, enquanto que em partidas simples são necessários 4,5 metros de largura. Ao contrário do tênis de quadra, em que a rede se encosta no chão, ela fica suspensa e sua altura deve ser de 1,7 metro tanto nos jogos simples quanto no de duplas”.

Ele acrescenta que o número de adeptos ao beach tennis tem crescido, pois não é um esporte difícil de ser aprendido. “Algumas pessoas que nunca jogaram já conseguem praticar nas primeiras aulas. Em Minas Gerais ainda temos um plus: o clima de praia que nós mineiros sentimos tanta falta. Neste sentido, acaba funcionando como um momento de relaxamento, descontração e uma oportunidade de conhecer pessoas novas que têm gostos parecidos com os seus”.

O especialista relata que a modalidade traz inúmeros benefícios à saúde. “Dentre os principais estão o alto gasto calórico e o fato de a prática trabalhar o corpo inteiro, melhorando o desenvolvimento físico e motor. Atua também em um senso de motivação, persistência, disciplina e agilidade. Outra vantagem interessante é auxiliar a capacidade de concentração, pois demanda atenção o tempo inteiro”.

De um modo geral, o beach tennis é democrático, podendo ser praticado por todas as idades e pessoas. Contudo, o especialista alerta: antes do início de qualquer atividade é preciso avaliação física prévia. “Essa análise deve ser feita por um fisioterapeuta e um médico para identificar as condições musculoesqueléticas, condicionamento físico e se o indivíduo está em condições para a prática. Essa orientação vale para todos, mas, principalmente, para mulheres grávidas, pessoas com obesidade de graus avançados ou com doenças crônicas preexistentes”.

Além das avaliações físicas, com fisioterapeuta e médico, os principais cuidados são aqueles que, segundo o especialista, vão preparar e preservar o sistema musculoesquelético durante a prática, o que envolve uma série de fatores. “Por exemplo, quem tem algum desequilíbrio muscular exagerado, facilmente desenvolve uma lesão se isso não for identificado e tratado. Para a pessoa conseguir treinar musculação direito e praticar o esporte, vai precisar começar a se alimentar com mais qualidade, variando carboidratos, proteínas, fibras e nutrientes em proporções adequadas”.

A hidratação também é essencial. “O beach tennis tem alto gasto calórico, estimula a transpiração, então o corpo precisa de bastante água. Não só a garrafinha no canto na hora da prática, mas a hidratação progressiva de cerca de 2 litros por dia, fora a que vai beber na hora da atividade física. Por fim, podemos destacar o aquecimento antes do treino e o cool-down (resfriamento) após o jogo. Aqui vale incluir alongamentos específicos, que podem ser orientados pelo professor ou fisioterapeuta que faça o acompanhamento”.

A empresária Martha Lemmos descobriu o beach tennis por meio de amigos. “Eles já eram adeptos à prática e acabaram me convencendo a tentar. Eu simplesmente apaixonei. Senti uma energia sem igual, nenhuma outra modalidade me deixa assim. Acho que é o sol, o clima moderado de competitividade e os movimentos”.

O interesse foi tanto que se transformou em uma fonte de renda extra. “Fiquei tão encantada que queria me vestir com roupas diferentes para praticar o esporte. E como gosto da moda, decidi começar a vender peças para esse público. Abri uma lojinha no Instagram e deu certo. Além de vender em Minas, já tenho procura de outros estados”, conclui.