Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Azeredo e o PSDB
O ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB), tido como um dos nomes fortes do PSDB nacional, está sendo constantemente consultado sobre as ações do partido no Brasil de como a sigla deve agir em relação ao pleito eleitoral deste ano. Só para rememorar: ele também foi presidente nacional dos tucanos.

Político nervoso
Segundo fontes, a possibilidade de ser esquecido no estaleiro em seu projeto de se candidatar ao Senado deixou o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) irritadíssimo. Alguns amigos dele têm dito que Marcelo já teve choques com o presidente Jair Bolsonaro (PL) lá atrás, quando foi obrigado a se afastar do Ministério do Turismo. Então, deveria saber que sua aproximação do grupo nunca foi tão sólida, como ele imagina.

Sucessão em Nova Lima
No alto dos seus 80 anos, o ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, se diz bem de saúde, ao contrário do que chegou a ser propalado nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). E mais, as fontes garantem: “Ele já voltou as conversas sobre política, e, se tudo der certo, vai disputar a prefeitura da cidade daqui a 2 anos. Então, seria bom o atual prefeito, João Marcelo Dieguez (Cidadania), ficar atento.

Vereadores de BH
A tecnologia chegou de vez na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Segundo a presidente Nely Aquino (Podemos), o sistema de votação à distância veio para ficar. Vamos manter o modelo híbrido, presencial e pela internet, pois tem funcionado bem, inclusive com resultado no período de pandemia.

Roscoe na política?
Semana passada, ao participar de uma solenidade dos 50 anos do Sebrae em Belo Horizonte, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, voltou a ser lembrado para ser vice de Romeu Zema (Novo), informação que ele já fez questão de desmentir meses atrás.

Andrea Neves de volta
Outra informação dos bastidores. A irmã do senador Aécio Neves (PSDB), Andrea Neves (PSDB), é quem cuidou da organização do escritório político do deputado em BH, inclusive recontratando antigos colaboradores dele. Ou seja, depois de problemas, a influente Andrea volta com a corda toda.

Candidatos frente a frente
A TV Bandeirantes já está agendando os seus tradicionais debates políticos em todos os estados brasileiros. Aqui em Minas, segundo a emissora, já acertaram detalhes com os assessores de Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD). E aí, fica a curiosidade dos jornalistas para saber como vai ser este embate entre os dois principais candidatos.

Chegando ao Norte
Ex-vereador de BH, o agora deputado federal Fred Costa (Patriota) está chegando firme no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, com objetivo de abocanhar alguns sufrágios da região. Tem colegas dele irados com essa atitude. Isso pode dar xabú.

Ironias de Janones
Entrevistado por uma rede de TV semana passada, o pré-candidato à presidência, André Janones (Avante), lascou esta: “Bolsonaro (PL) apoderou-se da bandeira do Brasil como sendo dele. E os demais cidadãos não podem mais se envolver no manto brasileiro? Ele é o dono desse símbolo também? Já não basta outras apropriações, como se propalar chefe dos evangélicos do país?”, indagou o parlamentar.

Sumiço de Malheiros
Na porta do Café Boca de Pito, na Savassi, alguém informou que o ex-vice-prefeito de BH, Délio Malheiros (PSD), estaria morando na praia, se afastando por completo da política mineira. Aí, outro atalhou: “Que nada, ele está com sérios problemas de saúde”. Mas então, ficou no ar o que está acontecendo com o político?

Prestígio de João Vitor
Quem quiser ser deputado estadual na aliança do Cidadania/PSDB precisa angariar sempre acima de 60 mil votos. Até porque, esta é a marca que se estabelece para os interessados na eleição do parlamento mineiro. De uma coisa muitos têm certeza, uma destas vagas do grupo deverá ser do atual deputado João Vitor Xavier (Cidadania). Mas existem outros nomes de peso, como do deputado João Leite (PSDB).

Pimentel e Zema
Esta frase foi ouvida na porta do tradicional Café Nice, no Centro de BH: “Quando Zema (Novo) faz críticas constantes à administração do ex-governador Fernando Pimentel (PT), ele está trazendo o nome do petista para o noticiário político e, assim, contribui muito para a candidatura dele, que busca uma vaga na Câmara Federal”. Coisas da política mineira.

Jogo profissional
“Agora terminou o treino. Vai começar o jogo profissional para valer. A partir das convenções partidárias, a decantação acontece e, no cenário político nacional, estão todos de olho em Minas, pois querem ver a opinião do eleitorado daqui. Como se sabe, somos a síntese política do Brasil”. Palavra do ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP).

Problemas internacionais
As recentes decisões do governo federal, visando aumentar os valores do orçamento da União para cobrir as despesas com programas sociais, irá contribuir ainda mais para o descontrole fiscal, segundo especialistas do setor econômico. O problema é que os investidores internacionais podem fugir em massa dos investimentos no Brasil. A conferir claro…

TSE sem estrutura
Na opinião de especialistas e advogados, vai ser muito difícil o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poder usar a sua estrutura própria para minimizar os embates e desavenças entre os grupos políticos bolsonaristas e lulistas. Para eles, terá de haver um reforço do Supremo Tribunal Federal (STF) e das Forças de Segurança. Mas como, gente?

Chegada do 5G
Para o jornalista e apresentador de TV, Marcelo Tas, o governo federal deveria ter inaugurado a chegada da tecnologia do 5G no Brasil em escolas do Nordeste ao invés de começar por Brasília, onde todos já vivem em altas mordomias.

Legião de inimigos
Experiente jornalista, o comentarista da GloboNews, Carlos Alberto Sardenberg, disse em um dos seus muitos comentários: “É até difícil imaginar como foi que o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, conseguiu angariar tantos inimigos dentro da instituição em apenas 3 anos de administração”.

Sem programa
Os jornalistas da crônica política de Brasília andam na bronca, pois até hoje não conseguiram saber quais são efetivamente os programas de governo dos dois principais candidatos à Presidência da República, Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Pelo visto, vão continuar esperando, não é mesmo, gente!?

Competência comprovada
“Os bolsonaristas, são de longe, muito mais competentes no uso de suas redes sociais do que o grupo de seu principal adversário neste pleito eleitoral, Lula (PT). Essa é uma realidade que pode fazer diferença. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.