A pandemia da COVID-19 alterou diversos comportamentos, hábitos e rotinas, assim como a flexibilização das restrições para certas atividades. Um dos reflexos dessa nova realidade foi que pais, que já retornaram aos postos de trabalho presenciais, optaram por buscar por profissionais para cuidarem dos filhos enquanto a rotina escolar continua indefinida.
Um levantamento do GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, apontou que a demanda por babás cresceu 246% desde abril até novembro deste ano. Segundo os dados, o maior pico de demanda ocorreu em outubro, mês no qual houve um aumento de 59% nas buscas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em novembro, o crescimento de solicitações foi de 50% em relação ao mesmo mês em 2019.
De acordo com a pesquisa, o aplicativo registrou, entre março e novembro, o aumento de cadastros de profissionais na categoria de babás de 56%, o equivalente a mais de 70 mil pessoas cadastradas. Os estados que mais demandaram estes profissionais foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, respectivamente.
A alta pela procura veio após uma brusca queda. De março para abril, principal período em que essas profissionais foram impactadas pela pandemia, a demanda caiu 59% em comparação com o ano passado.
A situação de declínio passou a mudar a partir de maio, mês no qual começaram as iniciativas de flexibilização do isolamento social e de reabertura do comércio em vários estados do país. “Por cuidarem de crianças, as babás costumam ser profissionais de confiança e a recomendação boca a boca era muito usada. Agora as pessoas aprenderam que é possível negociar on-line, contratar alguém de credibilidade via celular e que podem consultar comentários de consumidores antigos no perfil do prestador de serviço”, defende Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO da plataforma.
Ainda segundo ele, uma das formas de ser contratada em um período tão atípico quanto 2020 é criar uma reputação virtual. “Para se destacar, o ideal é que o prestador entre em contato com o cliente o quanto antes. Dessa forma, o profissional demonstra pró-atividade e profissionalismo à pessoa interessada, além de aumentar as chances de fechar o negócio antes de supostos concorrentes.
Por fim, assim que um serviço contratado for finalizado, é interessante que o profissional solicite ao consumidor uma avaliação no seu perfil sobre o trabalho feito. Assim, os futuros clientes têm referências sobre o prestador de serviço e isso se torna um diferencial na hora da decisão final”, diz. Apesar do aumento, a plataforma não tem dados sobre a média do valor da diária da profissão. “Não é possível fazer essa estimativa financeira. Toda a negociação é feita diretamente entre profissional e cliente. Por esse mesmo motivo, também não é possível mensurar os dias de contratação”, explica L’Hotellier.
Com base nas avaliações, segundo o fundador, os pais buscam por confiança na hora de contratar uma funcionária para cuidar dos filhos. “Eles procuram por babás que sejam pontuais, interajam bem com crianças e sejam responsáveis e comprometidas”, conclui.