Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Agricultura não para
O discreto presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, revelou, semana passada, que os números das atividades do setor no estado foram responsáveis pelo bom desempenho da economia mineira. Vale dizer que, mesmo em tempo de pandemia sanitária, o segmento da agricultura não parou de produzir um momento sequer.

Apelo ao Menin
Quando as empresas do ex-vice José Alencar cresceram, sua família logo tratou de transferir a sede da companhia para São Paulo. No momento, outro mineiro, o empresário Rubens Menin também se desponta no mercado nacional e até internacional. “Esperamos que ele mantenha o comando de suas atividades em nosso estado”. Esse é comentário que se escuta na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Mulheres lado a lado
A eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte continua sendo debatida em intermináveis reuniões e um fato chamou atenção: a atual presidente Nely Aquino (Podemos) ainda não conseguiu fazer com que a nova vereadora Duda Salabert (PDT) desista de concorrer ao cargo. O sonho de Nely seria contar com o apoio fechado de toda a bancada feminina da Casa, 10 parlamentares além dela.

Anastasia no páreo
Depois de ter sido derrotado na disputa ao governo de Minas, o senador Antonio Anastasia (PSD) mergulhou em um silêncio profundo em relação ao seu futuro político. Agora, em Brasília, o seu nome passou a ser mencionado com uma das alternativas para disputar a presidência do Senado. Ele, preparado juridicamente, seria um contraponto à candidatura do outro mineiro, o senador Rodrigo Pacheco (DEM). Uma engenharia política para ninguém botar defeito.

Assembleia de plantão?
Se a pandemia recrudescer, é bem provável que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PV), deixe a Casa em uma espécie de plantão vigilante para o caso de uma tomada de decisão mais urgente.

COVID e os municípios
Autoridades da área médica, especialmente os profissionais mais conhecedores de logística, têm em mente que para a vacinação contra a COVID-19 funcionar efetivamente, a atuação dos prefeitos será fundamental.

Plantão em Brasília
As autoridades do segmento econômico estão atuando firme nos bastidores para convencer os parlamentares de que o Congresso Nacional fique aberto em janeiro. Segundo avaliação dessas pessoas, existem matérias fundamentais de interesse financeiro dependendo de votação. Isso faria parte de um projeto do governo para manter o equilíbrio fiscal e evitar problemas maiores em função dos gastos devido à crise sanitária.

Jogo pesado
Analistas políticos afiançam que a eleição do deputado Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara Federal é fundamental no âmbito do projeto político do presidente Bolsonaro. Mas, a sucessão da Câmara Alta segue indefinida, segundo analistas. Afinal, o atual presidente Rodrigo Maia (DEM), liderando a oposição ao Planalto, ainda tem muita força nos bastidores. É aguardar para conferir…

ACM Neto em cena
De acordo com informação do jornalista Gerson Camarotti, a partir de janeiro, quando já não estiver mais como prefeito de Salvador, o presidente dos DEM, ACM Neto, vai se dedicar de corpo e alma à campanha para eleger o senador Rodrigo Pacheco (DEM) como presidente do Senado. Vai ser uma luta complicada, certamente!

Ciência judicializada
“Se a política no Brasil já está efetivamente judicializada, o mesmo não pode e não deve ocorrer com a ciência, embora o Supremo Tribunal Federal tenha entrado no assunto da vacinação contra a COVID-19, após demanda dos partidos políticos. Contudo, isso não está certo. Quem tem de resolver as pendências são os próprios médicos e cientistas, pois eles têm autoridade para definir esse quadro”. Opinião do empresário Emerson Kapaz, em debate na TV Cultura.

Só no segundo semestre
Em São Paulo, os considerados grandes empresários estão projetando os investimentos em seus empreendimentos apenas a partir do segundo semestre do próximo ano. A expectativa deles é de que até lá já existira uma vacinação eficiente. Será?

Presidente otimista
Semana passada, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flavio Roscoe, ao participa de uma entrevista coletiva com a imprensa mineira, demonstrou otimismo em relação a vários segmentos do setor industrial para próximo ano.

Vacina e popularidade
Segundo a crônica política de Brasília, o presidente Jair Bolsonaro sentiu que estava perdendo popularidade ao não tratar o assunto da vacinação com prioridade. Detectado isso, ele teria reunido o seu grupo para dizer: vamos assumir a coordenação da aquisição e a sua respectiva distribuição. Política tem destas coisas, gente.

Mão de obra temporária
Especialistas estão aplaudindo as entidades de classe, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) que tem incentivado a contratação de mão de obra temporária. Essa é uma realidade repetida em todo o Brasil, tendo em vista as festas de fim de ano. Fora que contribui para a diminuição do desemprego no país.

Popularidade de Doria
A briga do governador de São Paulo, João Doria (PDSB), contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo monopólio da Coronavac já teria rendido vantagens políticas ao governador paulistano. Segundo sondagens, ele já está se tornando mais conhecido, inclusive no Nordeste brasileiro. Isso ainda vai render, podem apostar!

Política nacional
O MDB almeja disputar a presidência da Câmara e também do Senado. A argumentação dos emedebistas é simples: se os democratas comandaram as duas instituições, nesses dois últimos anos, eles também teriam esse direito.