Home > Destaques > Alguns prefeitos mineiros podem ser eleitos já no primeiro turno

Alguns prefeitos mineiros podem ser eleitos já no primeiro turno

O cenário político nas grandes cidades mineiras não se alterou nesta reta final de campanha. Inclusive, em Belo Horizonte, onde há um enorme favoritismo, segundo as pesquisas, no sentido de que o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) possa vencer o pleito ainda no primeiro turno. Mas em uma peleja, como dizem os especialistas, só se pode bater o martelo e anunciar o vencedor após as apurações das urnas, até porque pode haver o denominado elemento surpresa.

Na região metropolitana existem mais dois casos: em Contagem, a deputada petista Marília Campos estaria com uma mão na taça de acordo com informações baseadas nas pesquisas eleitorais divulgadas ao longo da campanha, especialmente pelo DataTempo, onde a candidata tem a preferência de mais de 40% dos eleitores, contra ínfimos números de seus adversários. Pelo que vem sendo descrito, ela deverá ser ratificada como prefeita neste dia 15. Em Betim, tendo como base as avaliações formais, o atual chefe do Executivo, o empresário Vittorio Medioli (PSD), também deverá ser reeleito no próximo dia 15.

Uberlândia, Montes Claros e Ipatinga

Em Ipatinga, capital do Vale do Aço, a campanha foi eivada de altos e baixos, com a presença de candidatos tradicionais e também com afastamentos de candidaturas, como o ex-prefeito Sebastião Quintão (MDB), entre muitos pormenores verificados entre os diversos concorrentes neste pleito municipal. Mas, segundo avaliações feitas por especialistas em política mineira, o atual prefeito Nardyello Rocha (Cidadania) caminha na direção de uma possível chance de reeleição.

Já em Uberlândia, destacada cidade do Triângulo Mineiro, tendo como base as últimas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral, o atual prefeito Odelmo Leão (PP) tende a ser reeleito ainda neste primeiro turno, embora pela lei, o município tenha um colégio eleitoral suficiente para que haja dois turnos se fosse o caso.

Se o pleito fosse realizado hoje em Montes Claros, poderia haver a maior concentração de votos em torno de um candidato. Apoiado pela população, o atual prefeito Humberto Souto (PPS) tem avaliação positiva de cerca de 70% dos entrevistados, considerando como importante a sua administração. Do ponto de vista da campanha, ele está contando com a companhia de praticamente toda a bancada estadual ao seu lado: Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT), Gil Pereira (PSD) e Tadeu Martins Leite (MDB).