Home > Destaques > Verão pode intensificar desconforto das varizes

Verão pode intensificar desconforto das varizes

Quem sofre com a má circulação sanguínea conhece bem essa sensação: o incômodo causado pelas varizes costuma aumentar no período do fim de ano. Na prática, o desconforto não é mera coincidência. De acordo com os especialistas, entre os tantos fatores que envolvem e afetam as características dos vasos sanguíneos está o calor. Portanto, a chegada do verão em dezembro está ligada a sensação desagradável de inchaço nas pernas.

O cirurgião vascular e angiologista Guilherme Jonas explica que, apesar das varizes e outras doenças relacionadas ao sistema circulatório aparecerem em qualquer época do ano, é nos meses mais quentes que elas podem intensificar. “Temos alguns motivos relacionados a isso. O que acontece é que no fim de ano ocorrem algumas combinações que afetam a saúde vascular. Entre elas, as altas temperaturas fazem as veias se dilatarem, algo que dificulta o transporte de sangue pelo corpo”, esclarece. “Considerando que as varizes são veias já dilatadas, unindo-se ao aumento da temperatura, o resultado é um maior inchaço dos membros que já sofrem com a presença delas” acrescenta.

O fato de o período ser tipicamente associado a férias e festas também pode influenciar. “Às vezes, o indivíduo pode passar mais tempo sentado ou fazer menos exercícios. E nesse período a alimentação também pode ficar desregrada e com exageros no consumo de doces e gorduras prejudiciais a circulação sanguínea. Todo esse combo reflete na saúde geral do organismo”, reforça Jonas.

Além disso, o angiologista também cita a questão estética que pode ficar mais evidente. “No caso das varizes, elas não causam apenas um risco a saúde física. Elas também são um incômodo estético que podem ser realçados em épocas mais quentes, principalmente para quem frequenta praias ou clubes e usa roupas mais leves que mostram a região”, diz.

Segundo o médico, a alimentação é uma importante aliada na amenização destes sintomas. “Uma dieta rica em fibras como frutas, legumes e verduras, além de castanhas e nozes parece ter papel protetor nas doenças circulatórias. Assim como evitar alimentos multiprocessados, açucarados, pães, massas, bolos e sorvetes, que contribuem para a degradação do sistema circulatório de forma geral”, diz. Ele ressalta que exercício físico e refeição balanceada são as melhores saídas. Qualquer atividade que estimule o corpo é recomendada”.

Alguns sintomas, porém, devem ser analisados com maior cuidado. “Sensação de dor em forma de peso, cansaço em todo membro inferior ou abaixo dos joelhos, sem localização bem definida, além de inchaço, câimbras e formigamento, chamam atenção para doença circulatória. Surgimento de vasinhos e varizes em crescimento, assim como escurecimento ou manchas na pele próxima aos pés são sugestivas de alterações vasculares”, afirma.

O angiologista alerta sobre a importância de procurar um especialista durante o surgimento de qualquer destes sintomas para evitar a evolução do quadro e iniciar o tratamento mais adequado ao paciente.