Home > Destaques > Metade dos pais acredita que palmadas são necessárias para educação dos filhos

Metade dos pais acredita que palmadas são necessárias para educação dos filhos

Uma pesquisa do Primeira Infância para Adultos Saudáveis (Pipas), do Instituto de Saúde de São Paulo, mostrou que a grande maioria dos pais acredita ser preciso punir os filhos verbalmente ou fisicamente com a finalidade de educá-los. Foram ouvidos 7.038 cuidadores de crianças e, de acordo com os resultados, 73% acreditam que os castigos são necessários. Sendo que 49% são favoráveis às palmadas e 25% aos gritos.

Os dados, coletados no final do ano passado e divulgados recentemente, preocupam especialistas da primeira infância. O temor é que, com as crianças em casa o tempo todo, as disciplinas punitivas possam se intensificar durante o isolamento social. “Nossa pesquisa identificou que, para muitos cuidadores, as medidas de castigo fazem parte da educação dos filhos. O estudo é um alerta para que possamos informar e esclarecer os pais sobre as repercussões negativas dessas práticas, com o objetivo de levar a uma mudança de cultura”, explica Sonia Venancio, pediatra, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e vice-diretora do Instituto de Saúde, um dos responsáveis pela pesquisa.

Segundo a pesquisadora, as crianças são, especialmente, afetadas pela mudança drástica no cotidiano. “O fechamento dos colégios deixa muitas delas sem a merenda escolar, por vezes, fundamental para garantir sua nutrição, além da falta de estímulos necessários ao seu desenvolvimento. Mais tempo em casa também pode levar a uma maior exposição à violência. Da perspectiva dos pais, a crise econômica pode acentuar casos de estresse e depressão e interferir nos cuidados das crianças. Por isso é importante eles estejam atentos ao comportamento dos filhos, procurar entender suas reações e aceitar eventuais recuos em etapas de desenvolvimento já alcançadas. Dedicar tempo à criança, às brincadeiras e contação de histórias também podem ser boas estratégias para minimizar esses efeitos”, afirma Sonia.

A pediatra esclarece que as disciplinas utilizadas pelos pais podem ser classificadas em: não violentas (por exemplo, explicar porque algo está errado), psicologicamente agressivas (como xingar e gritar) e fisicamente violentas (bater ou dar palmadas). “O uso de práticas psicologicamente agressivas e fisicamente violentas são consideradas violência ou maus-tratos contra crianças e não devem ser usadas na educação. No nosso contexto, porém, muitas vezes, as práticas punitivas são consideradas ‘normais’ para a educação, como demonstrou a pesquisa, por questões culturais e pela própria reprodução intergeracional”.

De acordo com a especialista, descontar o estresse nos pequenos pode ter consequências no futuro. “A punição severa na infância impacta no desenvolvimento, saúde mental e no comportamento social da criança e os efeitos podem persistir na idade madura. Estudos mostram que adultos que foram vítimas de violência podem ter aumento da agressão, saúde mental precária, criminalidade e comportamento antissocial e um risco maior de perpetração de abuso de filhos ou cônjuges”, alerta Sonia.