Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: Antonio Filosa e Ricardo Santiago

O presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Santiago, homenageou o presidente da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa, com o Escudo de Ouro do Mérito Minastenista, a mais alta comenda concedida pelo clube àqueles que prestam relevantes serviços ao local.

A ENRASCADA DE ZEMA – Desde o começo, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), reclama da situação financeira e da herança que recebeu do ex-governador Fernando Pimentel (PT). Por fim, ele resolveu atender as forças de segurança mineira e enviou um projeto para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) propondo reajuste 41% de salário escalonado para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Penitenciária. Enquanto a ALMG discutia o pedido de Zema, o Tribunal de Justiça e de Contas, Ministério Público e a própria ALMG também propuseram aumento para seus funcionários. Os deputados não tiveram alternativa e deram a ideia de estender o acréscimo das forças de segurança para todas as categorias de trabalhadores do Estado, incluindo professores e profissionais da saúde. A Zema faltou um ato: vetar o aumento e manter apenas o reajuste proposto por ele, mas essa decisão pode colocar fogo no palheiro e explodir uma crise. O governador mineiro está fazendo algo semelhante ao que fez o ex-governador Eduardo Azeredo que, antes de resolver o problema com os soldados, cabos e sargentos da PM, autorizou a elevação salarial para delegados e oficiais da polícia, explodindo uma insubordinação que, em consequência, elegeu três candidatos da tropa para a Assembleia e Câmara Federal nas eleições seguintes.

FUTURO DE BOLSONARO – Torço, verdadeiramente, para que o governo de Jair Bolsonaro dê certo e o Brasil encontre o caminho para o desenvolvimento e crescimento econômico. Meu desejo é que isso se traduza em vagas de emprego para a população. Contudo, não vejo isso se realizando agora. Ele vai entrar para a história como o presidente que conseguiu realizar todas as principais reformas que o país necessitava. Porém, vai faltar o mais importante: a credibilidade. Diariamente, ele cria uma crise institucional por causa do seu jeito de ser. Como político, ele passou 28 anos na Câmara Federal e, mesmo não se curvando ao “toma lá, dá cá”, sempre prevaleceu no parlamento. Ele precisava encontrar uma maneira diferente de conviver com o Congresso e com a imprensa.

ALELUIA – A Câmara Municipal de Belo Horizonte anunciou que seus vereadores decidiram não aumentar seus salários este ano. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) também não permitiu acréscimo nas tarifas de ônibus. Sabemos das eleições, portanto, os belo-horizontinos podem esperar toda a bondade deste ano traduzida em reajustes em 2021.

Presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, e o presidente da Amis, Alexandre Poni, em evento na Alemanha

DA COCHEIRA

Kalil informou que, em maio, a cidade já estará toda recuperada dos estragos das chuvas do início de ano.

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, esteve em Minas e falou para Romeu Zema (Novo) como um professor fala para seu aluno. Disse que, com a atual situação fiscal, o estado não tem condições de dar aumento salarial para nenhum funcionário.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reuniu-se com líderes da manifestação do dia 15 na casa de Salim Matar e pediu que as reformas sejam a base dos protestos desse mês.

Enquanto isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), quer fazer da reforma Tributária seu palanque para os próximos anos.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 08 de março
Dia Internacional da Mulher
Padre João de Deus Dantas
Radialista Rodrigo Rocha

Segunda-feira, 09
Wiliam Magal
Rodrigo Simões

Terça-feira, 10
Deputado Aécio Neves
Radialista Marco Aurelio Jajour Carneiro
Jornalista Tereza Goulart
Anteno Messias – Contagem

Quarta-feira, 11
Jornalista Aparecida Ferreira
Miriam Lott
Jornalista Lélio Fabiano dos Santos

Quinta-feira, 12
Jornalista Nilza Helena – esposa de Ronan Ramos
Expedito Gomes Ferreira – Contagem
Rubens Menin Teixeira de Souza – fundador da MRV
Sra. Cristina Bracarense – esposa do desembargador Lauro Bracarense

Sexta-feira, 13
Repórter Mônica Miranda
Jornalista e escritor Manoel Higino dos Santos
Ex-deputado Vicente Calichio

Sábado, dia 14
Otoniel Geraldo Batista
Sra. Léia Márcia Ribeiro de Pinho – esposa de Ivair Nogueira

A todos, os nossos parabéns!