A fim de promover uma conexão entre o mercado tradicional do varejo e o ecossistema de inovação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) inaugurou o Espaço Varejo Inteligente, que fica na sede da entidade, localizada na Avenida João Pinheiro, 495 – Boa Viagem.
O ambiente é focado na inovação e o objetivo é transformar o mercado por meio de um espaço moderno, colaborativo e que promova o compartilhamento e conexões entre os comerciantes.
Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, isso vai impulsionar inúmeros setores do comércio e serviço. “Temos associados desde os grandes varejistas até os microempreendedores individuais (MEI). A ideia é reavivar a CDL/BH e trazê-los para a entidade. Quando falamos em inovação, não pensamos só em tecnologia, mas em uma nova forma de atendimento e gestão, mostrando o que está acontecendo de diferente no mundo”.
O Varejo Inteligente vai funcionar como um espaço para unir empreendedores, investidores e mercado. O presidente declara que essa é uma prioridade da CDL/BH. “Inovar tem sido uma palavra-chave da nossa gestão. O investimento foi feito para a cidade e estado”.
O local é também um coworking e estimula os empresários varejistas a buscarem capacitações. O arquiteto Junior Piacesi, que assinou o projeto, explica que ele foi desenvolvido a partir do conceito de Smart Work, que é um contraponto ao Hard Work, e tem sido mais demandado por empresas visionárias e inovadoras. “A grande inspiração foi pensar como a arquitetura podia inovar, integrando o espaço interno e externo e trazendo o bem-estar de quem vai usá-lo”.
A ideia de fomentar novas formas de trabalhar também foi pensada. “Seja em estações de trabalho ou em reuniões, a pessoa pode atuar no jardim ou no ambiente interno. Além de fazer interação com outros profissionais, visto que o local permite que várias equipes estejam integradas. A partir disso é possível criar um relacionamento, o que hoje em dia é muito importante”.
Para ele, as pessoas estão cada vez mais ligadas em inovação. “Estamos falando de uma entidade de tantos anos e que decidiu se atualizar e estar à frente de um projeto arrojado. Acredito que esse é o caminho para os comerciantes perceberem que inovar é possível e, às vezes, simples”.
Cultura do comércio
Se o espaço de inovação olha para o futuro, o Ponto Cultural CDL relembra o passado. O local, que também foi inaugurado e está localizado na sede da entidade, conta a história de Belo Horizonte a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais, de uma forma original, interativa e inovadora.
Para o presidente da CDL, fortalecer a história de BH é fundamental. “Estamos fazendo isso unido ao comércio, que é um setor importante da cidade. O ponto cultural é uma conectividade da capital com o setor de comércio e serviço, mostrando o que era considerado moderno em cada época e como todas as ações do segmento foram de suma importância para o engrandecimento de BH”, conclui.