A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber a 3ª Copa de Taekwondo. O evento vai acontecer no Centro Cultural Sesc Araxá, no dia 19 de outubro, das 9h às 18h, com o intuito de consolidar a modalidade como um esporte de relevância no município e proporcionar aos atletas locais e regionais um espaço de desenvolvimento. A competição será realizada pelo Sistema Fecomércio MG, por meio da unidade do Sesc.
A Copa vai reunir praticantes de todas as faixas etárias e níveis de graduação, desde iniciantes até atletas de alto rendimento, com categorias divididas por idade, cores da faixa e peso. São esperados 280 atletas participantes, separados em 10 equipes da região. Entre eles, 47 são alunos do Programa de Taekwondo do Sesc Araxá, que vão competir na categoria infantil, abrangendo faixas brancas e coloridas. A premiação será com troféus e medalhas, e a entrada no evento será condicionada à doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.
O professor Evandro Carlos da Silva, que coordena o programa, conta que está oferecendo aulas extras com foco no treinamento específico de competição para crianças e adolescentes que estão começando no esporte. “Nessas aulas, trabalhamos técnicas táticas, habilidades práticas e estratégias de combate. Além disso, estamos promovendo intercâmbios com equipes de outras academias, com o objetivo de reforçar nossa preparação para a Copa”.
Silva ressalta que para os moradores da cidade de Araxá é muito relevante esse tipo de evento. “Não são muitos os municípios que conseguem fazer anualmente essa competição, pois são poucas associações e entidades que conseguem realizar essa Copa no interior de Minas. Então, para nós, é um privilégio, uma troca de experiências com os outros atletas, que faz com que a nossa equipe também se fortaleça cada vez mais, treinando e adquirindo conhecimento com os outros participantes”.
“Já para o jovem é muito importante porque ele aprende a ter mais disciplina, autoestima e consegue, através da modalidade, a sua transformação pessoal. O atleta viaja para outras cidades, conhece outras regiões e aprende a socializar. É uma melhoria total, fisicamente e pessoalmente”, complementa.
Atleta
O esportista Eduardo Vieira, de 18 anos, diz que pratica o esporte há aproximadamente 8 anos. “Me interessei pela modalidade através de uma palestra que foi administrada na minha escola, onde o mestre Evandro contava mais sobre a história dele e a iniciação no taekwondo. Resolvi experimentar, acabei gostando bastante da arte marcial e me apaixonei pelo ambiente do projeto social”.
Ele destaca ainda que faz parte da equipe esportiva do Sesc, há quase dois anos. “A minha expectativa para o torneio é grande e bastante sólida, porque a gente vem fazendo um trabalho sério, duro e disciplinado para conseguir um alto desempenho nas competições”.
“Já participei de vários torneios, dentro desse meu pequeno trajeto no taekwondo. Disputei em torno de umas 57 ou 58 competições do esporte, subindo ao pódio entre primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo a maioria das vezes em primeiro, em torno de umas 53 vezes, com muita garra e esforço”, finaliza.
Conheça mais
O Sesc Araxá investe no esporte e na formação de novos talentos, promovendo, além da performance esportiva, valores fundamentais das artes marciais, como disciplina e respeito. As aulas de taekwondo na unidade começaram em 2023 como parte do Programa Escola de Esportes.
No primeiro ano, a equipe conquistou cerca de 50 medalhas nas etapas do Campeonato Mineiro de Taekwondo e ainda participou do Campeonato Brasileiro. Além disso, a unidade realizou, em parceria com a Associação Araxá Taekwondo, o exame de faixa de mais de 70 alunos e conquistou a Copa Brasil Embaixador Coreia. Atualmente, o programa conta com 90 praticantes.
As aulas estão abertas para todas as pessoas a partir de 4 anos de idade. As matrículas podem ser feitas presencialmente na Central de Relacionamento da unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h. O Sesc Araxá fica na rua Dr. Edmar Cunha, 150, no bairro Vila Santa Terezinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3201-8100.