Entre os dias 20 e 21 de julho, a cidade de Santos Dumont, na Zona da Mata, vai receber o Campeonato Mineiro de Ciclismo de Estrada 2024. O evento é gratuito para o público e, em média, serão 200 atletas participantes por dia. A largada vai acontecer no estacionamento do Museu Cabangu.
A competição está dividida em duas etapas, uma no dia 20 e outra no dia 21, com trajetos de 16, 78 e 104 km, com diversas categorias, entre feminino e masculino. Além da premiação do Campeonato Mineiro, para os atletas federados, também terá o Troféu Mário Caruso (TMC), para os não federados. O evento não será transmitido na íntegra, mas terá flashes ao vivo pelas redes sociais (@trofeumariocaruso).
O organizador e fundador do TMC, Mauro de Sá, afirma que o ciclismo de estrada é muito carente em provas na região e também por todo o Brasil. “A BR-499, estrada de Cabangu, é uma rodovia propícia para a modalidade, bastante segura, um excelente atrativo para o ciclismo de estrada e para os atletas praticantes do esporte”.
“Há um crescente número de adeptos da modalidade na região e, aliado a isso, o evento fará parte das comemorações do aniversário natalício de Alberto Santos Dumont, do encerramento dos 150 anos e abertura dos 151 anos, de uma das maiores personalidades brasileiras de todos os tempos. E a competição fortalece e consolida o esporte na cidade, além de impulsionar o turismo, por meio da modalidade, atraindo atletas da região para o município”, acrescenta.
A competição
Segundo Mauro de Sá, o Campeonato Mineiro de Ciclismo de Estrada está na 11ª edição, sendo realizado desde 2013. Já sobre o Troféu Mário Caruso, o organizador diz que surgiu em Juiz de Fora, em 2018, através da união da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com os grupos de ciclismo daquela cidade. “O objetivo era promover uma integração entre a instituição e os amantes do esporte, por meio de um evento que resgatasse a história do município, como provedora de provas da modalidade, e promovesse a conscientização do trânsito junto aos ciclistas, pedestres e motoristas”.
“De lá para cá, o TMC deu tão certo, e é tão bem visto pela comunidade ciclística, que ampliamos e estamos levando os mesmos conceitos para os municípios da região. As competições não acontecem todos os anos juntos. Em 2024, atendendo a um pedido da Federação Mineira, o TMC criou uma etapa especial, Alberto Santos Dumont, para promover o Campeonato Mineiro de Ciclismo de Estrada”, explica.
Ele pontua ainda que com a conquista do Henrique Avancini nos campeonatos mundiais, acendeu uma luz para a modalidade. “Mas, ainda está longe de ter o mesmo reconhecimento que se tem na Europa. A busca por práticas esportivas está em alta, o ciclismo segue essa tendência, principalmente por ser um esporte acolhedor e que aproxima as pessoas. Com o crescimento do número de adeptos, a promoção de provas ciclísticas aumenta sensivelmente”.