Home > Esporte > Ipatinga recebe dois eventos simultâneos de atletismo

Ipatinga recebe dois eventos simultâneos de atletismo

Serão realizados o Campeonato Mineiro e o Torneio Aberto / Foto: Usipa

 

Ipatinga, no Vale do Aço, será sede de duas competições de atletismo no dia 21 de outubro, na pista Juvenal dos Santos da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, a partir do meio-dia. Serão realizados o Campeonato Mineiro Sub-14 e o 5º Torneio Aberto, com expectativa da participação de 250 a 300 atletas. Ambas as disputas terão arremessos, lançamentos e saltos com três tentativas. Os participantes serão premiados com medalhas.

A Usipa é um dos participantes e sede do torneio. O clube participa do Estadual desde 2011 e vai disponibilizar 25 atletas para o evento. “É através de uma competição como essa que os alunos conseguem ter a experiência e a chance de colocar em prática tudo que foi aprendido durante as aulas/treinos no decorrer do ano. Além da oportunidade única de participar de um Campeonato Estadual organizado pela Federação Mineira”, revela o técnico do clube, Rudney Dias.

Ele ressalta ainda a importância do esporte para os jovens. “O atletismo por ser uma modalidade individual, ensina que o resultado é proporcional à dedicação e esforço aplicado durante os treinos. Então, a criança aprende a ter disciplina, foco, compromisso e responsabilidade”.

 

Usipa

O clube investe no atletismo desde 1967. A Usipa atua como uma escola, onde os alunos treinam diariamente. O local possui uma estrutura que conta com uma pista de terra, em dimensões oficiais, materiais e equipamentos para o desenvolvimento das atividades e provas da modalidade.

Segundo o técnico, o clube trabalha o atletismo com crianças a partir dos 9 anos de idade. “Na fase inicial, a modalidade é apresentada de forma lúdica, onde através das aulas são proporcionadas atividades de lançar, saltar, correr e arremessar, ou seja, o aluno vai ‘brincando’ de atletismo”, explica Dias.

“A partir dos 12 anos é apresentado de forma mais específica, começa a se conhecer as provas e as regras. O objetivo é que eles possam adquirir uma vasta bagagem de repertório motor, passando por todas as avaliações possíveis, para quando mais velhos tenham capacidade física de especializar em uma determinada categoria”, completa.

Dias pontua que a Usipa tem nome e tradição no atletismo nacional e mundial. “São inúmeras premiações em campeonatos nacionais e internacionais. Desde 1978, quando tivemos nossa primeira medalha internacional, no Sul-Americano de atletismo Sub-18, com a atleta Regina Célia, o grupo vem conquistando grandes resultados. Tivemos em 2008, com a Lucimar Moura, revelada no clube, a conquista da medalha nas Olimpíadas de Pequim no revezamento 4x100m”.

“Atualmente, podemos destacar, no ano de 2022, a Yasmin Lana, campeã brasileira no salto triplo Sub-16 e Caio Vinicius, campeão brasileiro e 4º no Sul-Americano Sub-23 nos 400m com barreiras. Já em 2023 foram conquistadas as medalhas nacionais com a Raissa Estefani e Alexia Costa na marcha atlética, e Luan Robert no salto triplo, além do troféu da segunda melhor equipe Sub-16 da Copa Brasil de Marcha Atlética, conquistado em março, em Brasília”, finaliza o técnico.