Home > Artigo > Felipão não deu liga!

Felipão não deu liga!

Luiz Felipe Scolari é considerado um dos melhores técnicos do país e do mundo. Foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, último título do Brasil, além das seguintes conquistas: Copa das Confederações (2013), Copa Libertadores (1995 e 1999), Recopa Sul-Americana (1996), Campeonato Brasileiro (1996 e 2018), Copa do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012) e Campeonato Gaúcho (1987, 1995 e 1996).

Além de títulos na China, treinou o Chelsea, na Inglaterra, e foi técnico da Seleção de Portugal. Um currículo sensacional, mas no Clube Atlético Mineiro não deu liga. A relação de Felipão com a torcida do Galo estava desgastada e o treinador chegou a ser alvo, inclusive, de vaias e xingamentos nos últimos jogos. No início deste ano, ele já tinha anunciado que a aposentadoria dos gramados seria no final de 2024.

Apesar da classificação para a final do Campeonato Mineiro, o desempenho do time comandado por Felipão esteve abaixo do esperado. As críticas da torcida ao experiente técnico de 75 anos aumentaram após a derrota para o Cruzeiro, em fevereiro, e para o América pelo jogo de volta da semifinal do Estadual, mesmo com a vitória no placar agregado.

Luiz Felipe Scolari teve um começo no Galo bastante conturbado e a primeira vitória ocorreu apenas na décima partida. Após o resultado positivo, a equipe embalou e esteve na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, deixando o Galo em terceiro lugar do Brasileirão, levando a equipe à Copa Libertadores, que começa em abril. Porém, neste ano, as atuações voltaram a preocupar e a diretoria decidiu pela troca no comando.

Este ano, o treinador disputou 10 jogos, ganhou cinco, empatou dois e perdeu três. No total, Scolari encerrou sua passagem na equipe mineira com 41 partidas, 19 vitórias, dez empates e 12 derrotas. As derrotas para o Cruzeiro, o maior rival do Galo, na Arena MRV, no ano passado pelo Campeonato Brasileiro, e este ano pelo Campeonato Mineiro, deixaram o clima péssimo entre o Felipão e a torcida. Todo jogo os torcedores ecoavam gritos de palavrões ao técnico, pela teimosia na escalação da equipe, onde os torcedores e a imprensa contestavam o trabalho de Felipão quando escalava o time e o esquema tático.

Quando não dá liga entre a torcida, o clima fica pesado e a diretoria demitiu o técnico no dia 20 de março. O técnico interino Lucas Gonçalves está treinando a equipe até o novo treinador chegar à Cidade do Galo. Com o cargo ainda indefinido, o Atlético se prepara para enfrentar o Cruzeiro, no dia 30 de março, pelo jogo de ida da final do Campeonato Mineiro, na Arena MRV. O futebol é uma caixinha de surpresa, todo minuto tem um fato, notícia, são 24 horas intensas dentro e fora dos gramados.