Home > Esporte > BH vai sediar o Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis

BH vai sediar o Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis

Evento será entre os dias 29 de abril e 8 de maio / Foto: MTC

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Tênis Infanto Juvenil será realizada em Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube, entre os dias 29 de abril e 8 de maio. A programação será disponibilizada um dia antes dos confrontos, com o início das partidas sempre a partir das 8 da manhã. Já a entrada será gratuita e os ingressos estarão disponíveis no Sympla, na semana anterior ao evento.

As categorias de 12 e 14 anos, masculino e feminino, da chave G1+, serão realizadas no Minas Tênis Country Clube, durante os dias 29 de abril a 4 de maio. Já os grupos de 16 anos, masculino e feminino, e 18 anos, masculino, vão jogar no Minas Tênis Náutico Clube nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, e no Minas Tênis Country Clube nos dias 2, 3 e 4 de maio.

As categorias 12, 14 e 16 anos, masculino e feminino, da chave GA, serão realizadas no Minas Tênis Country Clube entre os dias 4 e 8 de maio. Já os grupos de 18 anos, masculino e feminino, vão jogar no Minas Tênis Náutico Clube nos dias 4 e 5 de maio e no Minas Tênis Country Clube nos dias 6, 7 e 8 de maio. As finais também vão acontecer no Minas Tênis Country Clube.

Ao todo, serão 534 participantes de 20 estados brasileiros. Do Minas Tênis Clube, todos os atletas vão participar, além de 24 alunos da pré- -equipe infantil, totalizando 62 representantes. Ao término de todos os torneios serão oferecidos troféus a equipe campeã e vice-campeã do Ranking Geral de Clubes.

O técnico principal da base, Henrique Quintino, diz que o Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis é fundamental para o desenvolvimento do esporte no Brasil. “Ele possibilita o intercâmbio entre os melhores jogadores de cada equipe e reforça a imagem dos clubes formadores”.

“A nossa expectativa é terminar o ano entre os três primeiros no Ranking Geral. E estamos trabalhando diariamente no desenvolvimento de nossa equipe e buscando um ótimo desempenho na competição”, acrescenta.

Forma de disputa

Nas partidas das chaves G1+ e GA, a disputa acontecerá pelo sistema de eliminatória simples em melhor de dois sets, todos com vantagem e tie-break. Em caso de empate um match tie-break (até 10 pontos) no 3º set, que definirá o vencedor. Nas partidas de duplas serão disputadas em dois sets com tie-break (até 7 pontos) e No-Ad durante os games (sem vantagem). Caso haja necessidade de 3º set, será disputado um match tie-break (até 10 pontos).

Jovem campeão

O atleta Pedro Nastrini, da categoria 14 anos, revela que se interessou pelo esporte por causa do pai e da irmã que já jogavam. “Comecei a gostar de praticar a modalidade desde muito novo. Entrei para a equipe do Minas em maio de 2021”.

Nastrini ressalta que já participou, em média, de 85 competições nacionais e internacionais. “Tive a oportunidade de subir ao pódio em diversos torneios, destaco a Copa Guga, o Banana Bowl e o Brasil Juniors Cup. Nesse campeonato, minha expectativa é ter boas atuações em quadra e chegar à final do simples e das duplas”.

Conheça mais

No Minas Tênis Clube, a equipe de tênis tem como idade mínima 11 anos e os testes são realizados em novembro e dezembro, para quem se interessar em ingressar no esporte. No site www.minastenisclube.com.br, as divulgações começam em setembro e outubro e o atleta precisa se enquadrar nos requisitos publicados.

O técnico Quintino pontua que esse esporte ajuda na formação da criança e do adolescente. “Acima de tudo, cria-se um ser humano organizado, determinado, resiliente e que sabe trabalhar em grupo”.