Home > Esporte > Campeonato Mineiro de Karatê será realizado em Pouso Alegre

Campeonato Mineiro de Karatê será realizado em Pouso Alegre

São mais de 2 mil atletas participantes / Foto: FMK

A Federação Mineira de Karatê (FMK) vai realizar mais uma edição do Campeonato Mineiro. A primeira etapa classificatória será no dia 10 de março em Pouso Alegre, tendo mais quatro eliminatórias em cidades de várias regiões do Estado, até a grande final em Uberlândia.

Em Pouso Alegre, o campeonato será realizado na Praça de Esportes Municipal Prefeito Alvarim Vieira Rios, a partir das 8h30, totalmente gratuito para o público. Em cada etapa classificatória terá as categorias Kata e Kumite. Ao todo, serão cinco etapas com mais de 2 mil atletas participantes, sendo classificados 1.200 para a grande final. Os esportistas serão crianças a partir dos 7 anos de idade até a fase adulta.

Milton Francisco, presidente da FMK, explica que estrategicamente tem que executar uma classificação em cada região do Estado. “Criamos esse formato para possibilitar que todos os esportistas de Minas Gerais, independente da região, pudessem participar, tendo um campeão regional. E as cidades escolhidas são aquelas que dão algum apoio ao nosso evento”.

As equipes de Kata e Kumite campeãs do Campeonato Mineiro terão garantidas suas classificações para a final do Campeonato Brasileiro de 2024. Nas etapas classificatórias, serão conferidos aos participantes, medalhas para os atletas campeões, vice-campeões e dois terceiros lugares, nas categorias individuais.

Ele acrescenta que cada eliminatória tem um campeão, vice- -campeão e dois terceiros lugares, sendo que se classificam 16 atletas, por categoria, para a grande final. “Nessa finalíssima também terá o primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares, além da classificação dos nove melhores colocados para disputarem uma vaga no brasileiro”.

Etapas

Após a etapa classificatória no Sul de Minas, em Pouso Alegre, o campeonato segue para o norte do Estado, em Janaúba, no dia 24 de março. No dia 7 de abril, será em Sete Lagoas, na região Central, em seguida, será em Araguari, Alto Paranaíba, no dia 21 do mesmo mês. Em maio, no dia 5, será a última classificatória, em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, e a grande final será em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nos dias 18 e 19.

Reconhecimento

O presidente destaca que o karatê é um esporte que não tem ajuda diretamente. “A maioria dos atletas possuem patrocínio particular, mas o poder público municipal é o que mais investe. Muitas prefeituras têm projetos de karatê, por exemplo, Bom Despacho, no Centro-Oeste, reúne um dos maiores programas sobre o esporte, com mais de 300 atletas filiados à Federação Mineira e o Executivo banca tudo”.

“Mesmo com muitas dificuldades, a gente tem que levar o karatê para diversas regiões do Estado, para ganhar apoio e ajudar os atletas. Quanto mais competições tiver, mais o esporte será reconhecido e mais academias serão abertas. Ainda falta mais engajamento do poder público. Os projetos de karatê são os mais baratos, se comparado a outros esportes. Por isso, queremos levar a modalidade para quase todas as cidades de Minas”, finaliza.