Home > Esporte > Zumba: ritmo é febre nas academias

Zumba: ritmo é febre nas academias

“Para perder peso tem que rebolar”. Essa frase, apesar de ser usada com frequência no cotidiano, nunca esteve tão atual. Isso porque a zumba conquistou o mundo inteiro: a modalidade tem 15 milhões de adeptos e está presente em 200 mil pontos espalhados por mais de 180 países. Vários famosos, como Claudia Leitte, Emma Watson, Michelle Obama, Pitbull, Wyclef Jean, Shakira e Jennifer Lopez já aderiram a dança para manter o corpo em forma.

Criada acidentalmente há 18 anos pelo colombiano Beto Perez, a modalidade reúne diversos ritmos latinos, com uma coreografia fácil e divertida. E foi justamente essa alegria que conquistou a encarregada Cleide Maria. Ela conta que começou a praticar atividade física por recomendação médica há, aproximadamente, um ano e meio. “Fiz a primeira aula em dezembro de 2016 e fiquei apaixonada!”.

Cleide relata que pratica duas vezes na semana e, antes de entrar na academia, não sabia dançar nada. “Até hoje não sei fazer isso direito, mas não me imagino sem o ritmo, pois eu amo as aulas”.

A professora de educação física e de zumba Nathalia Moreno reitera que para praticar a modalidade não é necessário saber coreografias e nem dançar. “A pessoa tem que se divertir. A preocupação com as outras coisas, como tonificar a musculatura e o controle arterial do aluno, é uma obrigação do profissional que vai orientar a aula”.

[box title=”Principais benefícios da zumba: ” bg_color=”#dd8787″ align=”center”]• Tonifica os músculos; • Ajuda a controlar a pressão arterial; • Melhora a aparência física; • Auxilia no equilíbrio e postura; • Aumenta o nível de oxigênio arterial; • Emagrece; • Reduz o percentual de gordura. [/box]

Nathalia afirma que, em média, gasta-se entre 500 e 1.000 calorias por aula. “Essa variação dependente de cada um, apesar do professor montar uma aula que vai favorecer uma determinada zona de gasto calórico, mas cada aluno vai no seu ritmo”.
A encarregada diz que, após praticar a modalidade, sai com a alma até mais leve. “Posso dizer que quando danço me sinto livre, mais alegre e esqueço meus problemas, afinal estou ali mas parece que, na verdade, estou em outro lugar e sou uma outra pessoa”.

Para além das academias
A educadora física ressalta que a zumba é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar, desde academias durante aulas coletivas até em locais públicos. “O lugar mais usual é a academia, mas tem gente que faz aula particular, que é o que chamamos de equipamentos não específicos de lazer. Além disso, temos programas na cidade que incentivam a prática da zumba na praça”, finaliza.

[box title=”Conheça 5 canais no YouTube para dançar em casa: ” bg_color=”#dd8787″ align=”center”]1. Cia. Daniel Saboya

2. FitDance

3. Camila Carmona

4. umComo

5. Dance Mais Online – Dança de Salão

Fonte: Site Minha Vida [/box]