Home > Vigílias > Vigílias – 16 a 24 de fevereiro de 2024

Vigílias – 16 a 24 de fevereiro de 2024

Saia justa
Ao fazer discurso na semana anterior, no Minascentro, em Belo Horizonte, o ministro da Educação, Camilo Santana, deixou o governador Romeu Zema (Novo) em uma verdadeira saia justa. “As crianças devem estar vacinadas para frequentarem as aulas”, disse o titular da pasta. Naturalmente, fez um contraponto a uma postagem nas redes sociais, onde o chefe do Executivo mineiro, ao lado dos deputados do PL, Bruno Engler e Nikolas Ferreira, incentivam a presença da criançada em sala de aula, mesmo sem estarem imunizadas.

Ministro bate pesado
Durante a vinda do presidente Lula (PT) a BH, o ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira, foi escalado para instigar o governador Romeu Zema (Novo). E ele cumpriu essa tarefa com êxito, quando ironizou o comportamento político-administrativo de Zema e o deixou furioso.

Kalil, Walfrido e Lula
Depois da eleição ao governo de Minas, o ex-prefeito e candidato derrotado ao pleito estadual Alexandre Kalil, teria tentado marcar um encontro com Walfrido dos Mares Guia, um dos elos com o presidente Lula (PT). Mas, Mares Guia teria se esquivado. Agora, quando o ex-ministro tentou convidar Kalil para um jantar em sua casa, com a presença do chefe da nação, o ex-prefeito não aceitou. Isso é o que se comenta no Café Boca de Pito, na Savassi.

Carnaval na capital
Continua sendo um desafio a questão da infraestrutura para atender aos foliões que participam do Carnaval em Belo Horizonte, especialmente quanto às necessidades fisiológicas. Ufa.

Sucessão em BH
Em Brasília, articuladores políticos do Palácio do Planalto incentivam cada vez mais a participação do megaempresário Rubens Menin
na sucessão da capital mineira. A ver.

Mercado Central
Alguns políticos e ambientalistas prometem uma nova onda de ataques à direção do Mercado Central, no sentido de pressionar a diretoria para diminuir a comercialização de aves e animais silvestres naquele espaço.

Discurso único
Na porta do Café Nice, na Praça Sete, em Belo Horizonte, os homens de cabelos grisalho comentam sobre todos os assuntos, inclusive a respeito do presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Azevedo. “Ele é um político de discurso único, sobretudo, quando envolve o transporte coletivo”.

Política em Uberlândia
Nos meandros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), vez ou outra surge o assunto sobre a possibilidade do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), efetivamente ser uma opção ao governo de Minas em 2026.

Sucessão em Betim
Diante da super popularidade do prefeito de Betim, Vittorio Medioli, os petistas locais estão prevendo uma certa dificuldade para disputar a eleição deste ano e conquistar êxito. Esse foi o relatório verbal feito por membros do Partido dos Trabalhadores à cúpula nacional da sigla.

Briga de gigantes
“Interessa ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), a propagação da briga política entre aquela instituição e o Palácio do Planalto. Isso faz parte de um jogo de cena, muito interessante de ser alimentado por Lira, especialmente neste ano de eleições municipais”. Opinião do historiador Marco Antônio Villa.

População carcerária
De acordo com avaliação de especialistas, há o interesse escuso, naturalmente não revelado de políticos, quando o assunto é relacionado à segurança pública no Brasil. Por conta desse viés ideológico, o país tem uma média de 839 mil presos, sendo a terceira maior população carcerária no mundo. Um verdadeiro drama social.

Turismo investigado
Alguns empresários espertalhões burlaram o programa do governo de incentivo ao segmento de turismo e estão sendo investigados pela Receita Federal. A ganância financeira dessa gente é algo inimaginável.

Votação eletrônica
Quando empossada ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santiago vaticinou: “com relação ao debate sem fim sobre a seriedade da votação através das urnas eletrônicas, o tema vai continuar em pauta, mas o sistema veio para ficar enquanto existir democracia no Brasil”.

Sem terceirização
“O presidente Lula (PT), ao contrário do seu antecessor, participará de debates e irá onde for necessário para resolver pendências.
Em hipótese alguma pretende “terceirizar” o seu governo, a exemplo do que ocorreu na administração Bolsonaro (PL)”. Fala do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Ministro imprudente
Nos corredores do Congresso Nacional, muito se falava a respeito da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, em beneficiar de maneira clara a empresa J&F, cancelando multa de valores altos que seriam ressarcidos aos cofres públicos. Esse assunto ainda irá provocar muitas manchetes na imprensa.

Política mineira
Nos bastidores da Cidade Administrativa, a aposta de muitos é que o atual secretário de Governo, o deputado Gustavo Valadares, dificilmente ficaria no poder a partir da Semana Santa. De acordo com pessoas próximas, ele está querendo mesmo é retornar à sua rotina de deputado estadual.

Popularidade de Bolsonaro
“As recentes denúncias e incursões da Polícia Federal, questionando o passado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), podem gerar algum tipo de consequência, impactando negativamente na arregimentação dos bolsonaristas em determinado momento da vida política nacional”, avaliam especialistas.