Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Vale x Brumadinho

Os problemas causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho estão longe de terminar. Agora, por exemplo, existem denúncias indicando que os prestadores de serviços da Vale estariam deixando de cumprir os compromissos com os fornecedores da cidade, especialmente, no que diz respeito aos hotéis e restaurantes.

Deputado x Governador

Na opinião do deputado do MDB, Sávio Souza Cruz, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), teria de ser mais proativo em sua incursão política para se tornar um líder nacional.

Cena única. Em síntese, o parlamentar considera que o governador não precisa ter vergonha de ser político, mesmo porque fazer política é uma prática inerente em todas as democracias.

Prestígio da ACMinas

O auditório da ACMinas, no Centro de BH, ficou pequeno para abrigar as dezenas de empresários que foram prestigiar a reunião plenária da entidade na semana passada. Ou seja, o atual presidente e empresário, Aguinaldo Diniz, demonstrou que tem prestígio.

Bolsonaro não agrada

O percentual de eleitores que classificam o governo de Jair Bolsonaro (PSL) como ruim ou péssimo subiu de 27 para 32%. Já o número de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 35 para 32%. A avaliação regular do governo também ficou em 32%. Os que não responderam somam 3%. A pesquisa foi feita pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de brasileiros que desaprovam a maneira de governar de Bolsonaro é de 48%, enquanto que a de aprovação é de 46%. A confiança da população também está abalada: os que não confiam no presidente somam 51% e os que confiam são 46%.

Apoio ao governo

Não há nada de concreto, mas segundo fontes ligadas à Assembleia Legislativa, os deputados da bancada estadual do MDB estariam mais flexíveis quando o assunto é o apoio aos projetos do governo do estado nos bastidores da Casa. A conferir…

Montes Claros imita Brasília

Comandando uma grande cidade como Montes Claros, onde há, inclusive, segundo turno nas eleições, o prefeito Humberto Souto (PPS), agiu ao longo dos últimos 2 anos e meio bem ao estilo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): não se preocupou em manter aquele esquema tradicional de preservar uma bancada governista em apoio à sua administração no Legislativo. Aliás, ele sequer tem um líder de governo para defendê-lo. E, como está tudo dando certo, a população começa a aplaudir a administração da cidade.

Secretário do PSD

O deputado federal Diego Andrade foi convidado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a transferir a presidência da sigla em Minas para o prefeito Alexandre Kalil. No entanto, Kassab disse à imprensa: “Diego está prestigiado, pois continuará como secretário-geral”. Eu, hein!?

Dinis fora da política

Aos poucos interlocutores com quem ainda mantém contato, o ex-presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, tem deixado claro que não almeja voltar à vida publica. No momento, ele estaria se dedicando a reorganizar sua vida familiar.

CPI da Vale

Se depender do relator da CPI, André Quintão (PT), para apurar os motivos do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, o episódio não ficará impune. Em sua avaliação, a Vale está agindo nos bastidores para evitar seu envolvimento de maneira pesada. “A mineradora não terá escapatória, a punição contra a empresa e seus dirigentes vai acontecer, podem apostar”, garante o parlamentar.

CPI em Neves

Em Ribeirão das Neves, um dos municípios mais pobres de Minas, outra CPI entra em cena para apurar possíveis irregularidades nos contratos de concessão do transporte coletivo. O bicho vai pegar!

São Paulo em ruínas

Quando soube pela televisão que mais um viaduto havia sido fechado por conta de problemas estruturais, o diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Paulo Saldiva disparou: “A nossa quatrocentona está em ruínas”. Cruz credo, gente!

Correios privatizados?

Ao assumir a presidência dos Correios, semana passada, o general da reserva, Floriano Peixoto, disse: “Estou chegando para fazer esta empresa se tornar ainda mais importante e maior”. Apenas para rememorar: quando era ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o militar defendia o projeto de privatizações do governo. Ou seja, a cada momento, uma opinião. Ave Maria, gente!

Comunicação do governo

Opinando sobre a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em centrar sua comunicação nas redes sociais, o professor da PUC Goiás, Marcos Marinho, em debate na TV, lembrou que essa opção é contemporânea, mas não resolve. Ou seja, não ajuda a solucionar os problemas do governo.

Construtoras em apuros

Consta no meandro empresarial que grande parte das construtoras de Belo Horizonte, inclusive as que constroem apenas apartamentos de luxo, estão com dificuldades financeiras. Vale dizer que a crise veio e atingiu a todos.

Monstro sem importância

Nos corredores do Congresso Nacional circulam comentários de que o ministro da Justiça, Sergio Moro, gostaria de influenciar na escolha do nome do futuro procurador-geral de Justiça, mas o Palácio do Planalto sequer quis ouvir suas ponderações.

Jornalista x Moro

Ao participar do Programa Mundo Político, na TV Assembleia, o jornalista Carlos Lindenberg disparou: “O ministro Sergio Moro age com tanta desenvoltura nos bastidores do poder, em Brasília, que até parece ter participado das eleições”. O comunicador ainda fez uma indagação: “Já imaginaram um homem desses com mandato eletivo?”, finalizou.

Zema se popularizando

Depois de aparecer sem avisar ao restaurante Maria das Tranças, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema (Novo) planeja fazer visitas como essa em breve. Mesmo porque o chefe do Executivo foi bem recebido quando almoçou no local.

Apoio às reformas

Depois de manter contatos em Brasília, o consultor político Gaudêncio Torquato afirma que os projetos de reforma, para facilitar a delação da crise econômica, começam a ser tocados pelo Congresso Nacional. Ele acrescenta que isso acontece pelo fato do Palácio do Planalto oscilar demais sobre temas complexos.

Capital da crise

Senadores e deputados de oposição, ao circularem pelos corredores do Congresso Nacional, fazem todo tipo de observação. E, para infernizar ainda mais o grupo palaciano, concluem que, atualmente, Brasília vive uma crise por semana. Eles acrescentam que, por conta dessa realidade, ninguém sabe qual o futuro do atual mandatário brasileiro.

Sem liturgia

“O presidente Jair Bolsonaro (PSL) precisa ter mais calma ao tomar e anunciar suas decisões. Ele, em minha opinião, deveria ter um traquejo maior até por causa da liturgia do cargo que ocupa”. Opinião da professora de Relações Internacionais da USP, Maristela Basso.

Analisando a Lava Jato

Relativamente aos reflexos da Operação Lava Jato no mercado brasileiro, o jornalista Marcelo Tas garante: “O país é maior do que essa operação. Tanto que os grandes negócios continuam acontecendo nas diferentes regiões. Graças ao esforço dos empresários sérios e do povo brasileiro”, disse.

Problemas à vista

 “Com expectativa de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,93%, o Brasil dificilmente tem condições de conter a crise financeira deste ano”. Essa é a avaliação feita pelo jornalista João Borges.

Apoio do governador

Em Brasília, há pessoas com lápis e papéis nas mãos para avaliar quantos votos o governador mineiro, Romeu Zema (Novo), conseguiria entre os 53 deputados federais do estado na votação da reforma da Previdência. Um assunto complicado…