Aécio rejeitado
“Em Minas Gerais, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) continua sendo um dos políticos mais rejeitados”, sentenciou o cientista político e diretor do Instituto de Pesquisa Quaest, Felipe Nunes.
Zema impopular
Uma sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, ouvindo 2.026 pessoas, constatou que o governador Romeu Zema (Novo), em termos de popularidade, só foi citado por 0,2% dos entrevistados na pesquisa espontânea, quando não são apresentados qualquer nome aos eleitores.
Viana no Republicanos
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), informações apontam para a possibilidade de o senador Carlos Viana assinar, em breve, a ficha de filiação ao partido Republicanos, tendo como finalidade incrementar o seu nome na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A conferir.
Deputada e o turismo
No primeiro dia de trabalho do Congresso Nacional, a deputada federal mineira, Ana Paula Leão (PP), saiu em defesa dos empresários do turismo. “Sou contra a medida provisória que acaba com os benefícios para empresas do setor de eventos e turismo”, vaticinou a parlamentar.
Rogério Correia
A pretensão do deputado federal Rogério Correia (PT) em se tornar candidato à Prefeitura de Belo Horizonte vai continuar sendo estimulada pelo Partido dos Trabalhadores, porém, apenas até maio deste ano. Depois serão tomadas as providências, inclusive em relação a uma possível aliança partidária, para tentar evitar a possibilidade dos bolsonaristas vencerem o pleito na capital.
Sucessão em BH
Em Brasília, os membros do Partido Liberal estão analisando a possibilidade de retirar o nome do deputado estadual Bruno Engler da lista de candidatos à PBH, lançando para a disputa o parlamentar federal Nikolas Ferreira.
Política em Pará de Minas
Nos meandros políticos, as atenções se voltam para a disputa eleitoral em Pará de Minas, onde deve ocorrer um duelo entre dois ex-deputados de prestígio que também já comandaram a cidade: o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Júlio, e seu ex-colega de parlamento, Inácio Franco.
Poder do presidente
A jornalista Ana Flor reafirmou o que vem sendo propalado em Brasília, no sentido de que o poder do Congresso Nacional, especialmente da Câmara, sob o comando do presidente Arthur Lira (PP), está assustando os meandros políticos da capital federal. Ufa.
Governo X Dengue
Através de programa de TV, o cientista político e economista Ricardo Sennes, disse que o governo federal falhou na prevenção dessa epidemia de dengue que se alastrou pelo país inteiro.
Direita e esquerda
A crônica política de Brasília sugere que a aproximação institucional entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem a finalidade de diminuir a polarização política excessiva.
Assédio contra médicas
A professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eloísa Machado de Almeida, sentenciou: “algo em torno de 60% das médicas brasileiras já sofreram algum tipo de molestação ou assédio sexual por parte de seus próprios colegas de trabalho”.
Mundo do agronegócio
Líderes ruralistas não se preocupam com a possibilidade de um possível boicote do mercado europeu, contra os produtos agrícolas brasileiros. “Se os europeus não querem, existem outros países interessados nas transações comerciais com o Brasil”, afirmam.
Filosofia de vida
“Se as pessoas acreditassem de verdade na vida após a morte, certamente, não haveria tanta ânsia na procura por tratamentos de saúde”. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.
Ameaça à democracia
Invariavelmente, os debates nas TVs abertas e também nos canais por assinatura sempre abordam um tema recorrente: a força do crime organizado, que permeia instituições e correm o poder público. Recentemente, comentou-se que a verdadeira ameaça à democracia vem exatamente desse meandro criminoso. Será, gente?
Exportação de criminalidade
Especialistas em segurança pública dizem que o denominado PCC, organização criminosa de São Paulo, tem atuado no âmbito local e internacional, deixando para o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, a expansão para cidades maiores, como Salvador, Fortaleza, Maceió, entre outras metrópoles.
Informalidade trabalhista
Dados do governo federal apontam que, atualmente, apenas seis em cada dez trabalhadores brasileiros têm as suas carteiras de trabalho assinadas. Ou seja, a informalidade ou o denominado trabalho precarizado é uma realidade em todo país.
Conflito internacional
A guerra entre Israel e o grupo Hamas significa mais de 35 mil prédios destruídos, desemprego de 80%, milhares de mortes e crianças desnutridas por falta de água potável e alimentos.
Meandros do STF
O apresentador de TV, Marcelo Tas, questionou a decisão do governo Lula, que indicou dois homens para o Supremo Tribunal Federal (STF). “A Corte está sendo dominada por homens brancos, na contramão do que seria plausível”.
Política em JF
O deputado mineiro Noraldino Júnior (PSB), tem se colocado como candidato à Prefeitura de Juiz de Fora. Outra possível candidatura local capaz de movimentar os meandros da política na Zona da Mata é a do ex-prefeito Alberto Bejani. A ver.