Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

A bruxa está solta
O encerramento das atividades no final de dezembro do jornal Correio de Uberlândia, o maior da região; a decisão da direção do Hoje em Dia, de Belo Horizonte, que restringiu a distribuição do matutino para ser vendido em bancas de jornal e a aposentadoria do experiente diretor regional da TV Globo Minas, Marcelo Matte, ao mesmo tempo em que foram feitos cortes na parte de programação regional da emissora, certamente, não foram boas notícias para os mineiros começarem o ano. Afinal, essa realidade só contribui para agravar o quadro de desemprego no segmento de comunicação social do Estado.

Pimentel e Kalil
O governador Fernando Pimentel foi avisado pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, sobre a escolha do vereador do PCdoB, Gilson Reis e, segundo fontes palacianas, ele teria dito: “O Kalil está se revelando um habilidoso político”. Mas, no âmbito da própria Câmara, ainda existe vereadores de ti-ti-ti pelos corredores, por conta de Reis ter sido oposição durante a campanha do prefeito. Coisas da política, minha gente.

Mera coincidência
Com experiência de longos anos atuando como jornalista e escritor, Merval Pereira, ao fazer uma reflexão sobre o acidente que vitimou o ministro do Supremo, Teori Zavascki, rememorou: “Na véspera da posse como presidente da República, Tancredo Neves adoeceu e veio a falecer em seguida, sem assumir o cargo. Agora, o ministro do STF, na semana de homologar a delação premiada, morreu em Paraty, mesma região onde também morreu o ex-presidente da Câmara Federal, Ulysses Guimarães, cujo corpo, até hoje, não foi localizado. Coisas do destino”, informa o comunicador.

Tucano conservador?
Em recente entrevista à TV da Câmara Federal, o presidente do PSDB mineiro, deputado federal Domingos Sávio, disse ser a favor dos debates relacionados a flexibilizações das leis relativas ao aglomerado de Leis Trabalhistas. Mas, ele atalhou: “A oposição faz discurso contra, embora o projeto sequer tenha sido enviado pelo Executivo. Essa é demais”, ironiza o parlamentar.

Carnaval na Savassi
Moradores da Savassi estão revoltados com a decisão da Prefeitura de Belo Horizonte em permitir atividades durante os 4 dias de Carnaval na praça. O barulho é ensurdecedor, as ruas ficam infectadas por conta da falta de educação das pessoas, além de aumentar o consumo de drogas na região, já que os marginais agem com desenvoltura. Essa é a opinião de alguns dos residentes que pediram para que fosse feito o registro neste espaço.

Mudanças na Assembleia
Comenta-se nos bastidores que, ao assumir o comando da Assembleia por mais 2 anos de mandato, o presidente Adalclever Lopes, promoverá mudanças em seu gabinete, inclusive em sua assessoria técnica. Como já se aproxima do período de eleições estaduais é bem provável que ele também esteja mais susceptível a dar o ar da graça em eventos fora do esquema do mundo oficial, ou seja, prestigiando mais os acontecimentos diversos, especialmente, em Belo Horizonte.

Prestígio com o governador
Presidente da poderosa Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Paulo Moura Ramos, segue firme como um dos auxiliares mais prestigiados e próximos ao governador Fernando Pimentel. É o que se exala nos bastidores da Cidade Administrativa, desfazendo-se boatos maledicentes, já que seu nome foi mencionado ano passado nas investigações da Operação Acrônimo. Inclusive, chegaram a dizer que o presidente estaria na corda bamba. Nada a ver, é o que garante uma fonte.

Kalil no Mercado Central?
Depois de eleito e, agora, empossado, o prefeito Alexandre Kalil ainda não se lembrou de marcar uma visita ao Mercado Central, onde ele esteve no período de campanha pedindo votos. Os atleticanos mais arvorados e que nele dizem haver votado esperam pela oportunidade de abraçar o ex-presidente do clube e, agora, chefe do Executivo de BH. É isso aí, prefeito.

Uber e corretores
Não se sabe da situação nas demais cidades brasileiras, mas, em Belo Horizonte, a profissão de corretor de imóveis anda cambaleando a ponto de grande parte dos profissionais estarem migrando para trabalhar no aplicativo Uber.

Cena única – Então é isso. O Uber, além de estar deixando os taxistas em pé de guerra, também está destruindo a centenária profissão de corretor imobiliário. Coisas da vida, gente…

Rodrigo Maia em BH
Semana passada, o influente presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, esteve em Belo Horizonte para manter contatos com vários parlamentares. Claro, que ele veio pedir votos, pois é candidato a reeleição. Mas, veja só: ele, a exemplo dos presidentes anteriores, só lembra-se da capital mineira no momento de buscar apoio político. Depois esquece a nossa pobre Minas, mas, continuam frequentando a todo o instante São Paulo. Coisa feia, pessoal.

Ainda sobre Maia
Na avaliação da crônica política da capital federal, o Partido dos Trabalhadores (PT) estava jogando pesado para fazer oposição à candidatura de Rodrigo Maia. Mas, nesta reta final, percebeu a chance dele ser, de fato, vitorioso. Aí, o PT mudou de estratégia e, na verdade, quer fazer uma composição mais proativa, com a finalidade de conquistar a segunda secretaria da Casa. Para tanto, garantiriam muitos votos da bancada. Vale dizer que o pragmatismo reina também entre os petistas. Cruz credo!

Vereador polêmico
Fazendo questão de ser diferente dos demais pares, o vereador Gabriel Azevedo, logo depois de ser empossado em Belo Horizonte, continua afirmando a amigos e eleitores que não tem a menor vocação para ficar atuando no sentido de fortalecer partidos políticos. “Ele usa as siglas apenas como uma espécie de barriga de aluguel e, depois de resolver o seu problema, a dispensa. Ou seja, ele se filia a um partido só para se candidatar, para logo em seguida desdenhar, inclusive de nosso sistema partidário e político”, diz um adversário.

Kalil sem oposição
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Henrique Braga, confessa que já esteve algumas vezes com o prefeito Alexandre Kalil e que nessas conversas deixou claro que não será oposição ao prefeito, desde que seja para votar projetos de interesse da comunidade. “A campanha terminou no ano passado. Agora, temos de trabalhar em harmonia, pois a população precisa disso”, assegura o vereador.

Política em MOC
O prefeito Humberto Souto, de Montes Claros, ao ser indagado pela imprensa a respeito da prefeitura de sua cidade disse: “Estou ainda por conta de fazer uma faxina, saber os rombos deixados, para depois fazer um diagnóstico e, só então, começar a administrar”. Certamente o prefeito encontrará muito lixo, pois a administração de Ruy Muniz foi mal falada em toda Minas Gerais.

Sobre a Lava Jato
Professor de Direito do Ibmec, em Belo Horizonte, Vladimir Feijó, considera que a Operação Lava Jato não vai parar, mas, em sua opinião, ela não terá o mesmo desfecho rígido, como, provavelmente, aconteceria com o relator e ministro Teori Zavascki vivo e no comando do espetáculo. Porém, veja: o professor fez apenas uma conjectura. Ele próprio não sabe os reais destinos da operação daqui pra frente.

Comentário único. A opinião do causídico deve ser a mesma de muitos brasileiros que estão perplexos e na expectativa para saber o que virá de agora em diante.

Política em Sabará
Prefeito por algumas vezes, presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), secretário de Estado e deputado estadual por várias legislaturas, Wander Borges está de volta ao comando de seu município, mas, por enquanto, só tem a lamentar. Ele encontrou a tesouraria do município completamente exaurida e uma máquina emperrada. Ou seja, ele só voltou para retomar o comando da política local, mas, vontade para isso, com certeza ele não tinha.

Política em Uberlândia
Consta nos bastidores da política de Uberlândia que o prefeito Odelmo Leão, já orientou seu grupo político no sentido de trabalhar pela eleição do deputado Felipe Attiê para disputar a Câmara Federal e buscar, ao mesmo tempo, a reeleição de seu amigo, deputado estadual Arnaldo Silva.

Política em Juiz de Fora
Políticos dos mais diferentes segmentos comentam que o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, foi reeleito entre outros motivos pelo fato de, em sua primeira administração, não ter se registrado qualquer escândalo comprometedor, inclusive em relação aos seus secretários.

Praça mal cuidada
O novo prefeito de BH, Alexandre Kalil, precisa saber por meio de seus auxiliares o que anda acontecendo com a parceria entre a PBH e as empresas encarregadas de cuidar dos jardins da Praça da Liberdade. O local, aos poucos, vai se transformando em dormitórios de pessoas de rua e, com isso, matando as plantas e deixando o ambiente muito feio. E mais, na Praça Pio XII, esquina da Amazonas com a Contorno, os moradores de rua estão colocando o terror, com tentativas de assalto durante o dia e a noite. Um horror!

Sucessão na Fiemg
Por enquanto, o tema sucessão na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) estará hibernando, pelo menos até o final do mês de março. Mas, os ditos representantes da oposição, já organizam eventos de toda ordem para poder badalar o assunto.