Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Patrus e Kalil
Consta nos bastidores da política que quando foi candidato à Presidência da Assembleia há 2 anos, o atual presidente Agostinho Patrus (PV) teria contado com a simpatia do governador Romeu Zema (Novo). Cena um: no entanto, de acordo com comentários ouvidos na própria Casa Legislativa, Patrus estaria já conversando politicamente para se tornar companheiro de chapa na possível candidatura do prefeito Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas. Cena dois: neste caso, os aliados Patrus e Zema, se tudo ocorrer como está sendo desenhado, ficariam em lados opostos daqui a 2 anos. É aguardar para conferir…
Cena final: essa aproximação entre Kalil e Patrus teria as bênçãos do megaempresário e prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

Sucessão na Granbel
A prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB), segundo amigos, já estaria se posicionando como pré-candidata à presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). É esperar e conferir…

Político influente
Um levantamento informal indica que o deputado estadual Arlen Santiago (PTB) teria participado da eleição de 52 prefeitos de maneira vitoriosa, especialmente no Norte de Minas.

Comentarista cáustico
O sociólogo Luis Flávio Sapori, ao fazer comentários na Rádio Itatiaia, discorreu sobre a segurança em Minas e no Brasil. Ao final de sua fala acrescentou: “relativamente ao Rio de Janeiro, não vejo uma luz no fim do túnel. Tudo lá é muito confuso por causa de envolvimentos de muitos setores clandestinos”, disparou.

Dose dupla
Médicos e cientistas comentam que o Brasil não deve ficar pensando em ter a apenas um laboratório produtor de vacinas contra a COVID-19. O ideal, segundo eles, é começar a vacinação com pelo menos dois fornecedores do produto para evitar a falta dos frascos para atender a população. O problema, neste caso, é a briga política entre o Palácio do Planalto e o Palácio dos Bandeirantes de São Paulo. Um absurdo, diga-se de passagem!

Crime eleitoral
Participando de um debate na TV Cultura, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Dimas Ramalho, disse que havia solicitado informações para saber os nomes dos políticos que usaram dinheiro do auxílio emergencial para fazer política. Quem sabe assim o Tribunal de Contas da União não entra neste assunto em todo o Brasil, hein!?

Juventude e COVID-19
Segundo análise do médico Paulo Saldiva, membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), os jovens que nos primeiros meses de isolamento ficaram quietos em casa, agora, cansados da situação, resolveram ir para as ruas e, de quebra, trazem para os seus familiares a disseminação do coronavírus. Cruz credo, gente!

Educação e racismo
“Apenas debatendo o tema racismo nas salas de aulas será possível criar um clima para acabar com essa situação de discriminação por causa da cor das pessoas. Só assim esse assunto conquistará um status de destaque. Enfim, o racismo só diminuirá quando for tratado no ambiente escolar”, opinião do jornalista Merval Pereira.

 

Judiciário x Executivo
A jornalista Juliana Rosa disse que a imprensa, de um modo geral, tem observado atentamente o crescente número de vezes em que o Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal, tem tomado decisões que, na avaliação dos comunicadores, caberiam somente ao Executivo. De acordo com Juliana, isso pode trazer ruídos enormes entre as Casas.

Eleição equilibrada
No entendimento do jornalista Marcelo Tas, o eleitor, este ano, se negou a ser extremista e deu um cartão vermelho para as siglas que defendem essa postura. Tanto que a maioria dos prefeitos eleitos foram mais de centro.

Crime ambiental
Um assunto que pode mudar a lei contra crimes ambientais começa a ser discutido nos bastidores do Congresso. Já existem deputados defendendo alterar a norma neste sentido, estabelecendo, por exemplo, a pena para quem provocar desmatamento em larga escala na região Amazônica. Neste caso, os infratores seriam punidos até mesmo com prisão inafiançável, como já ocorre em alguns países europeus.

Kalil e Bolsonaro
Ao debater com jornalistas os mais diferentes temas na TV Cultura, semana passada, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deu uma verdadeira alfinetada no presidente Jair Bolsonaro: “ele gastou bilhões com a COVID-19 e, mesmo assim, não liderou o processo para contenção do vírus. Bolsonaro errou neste aspecto. Já que gastou deveria ter comandado o assunto”, disse Kalil.

Sem crescimento
No âmbito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os comentários são claros: a recuperação do segmento empresarial só ocorrerá a partir do surgimento da vacina contra a COVID-19. Até lá, tudo é mera expectativa de crescimento.

Hotelaria prejudicada
Ainda a respeito de economia, há informações apontando que o setor de hotelaria brasileiro está passando pela sua pior fase em todos os tempos. Assim, mesmo que as empresas voltem a crescer no primeiro semestre de 2021, esse ramo ainda vai demorar bastante para entrar no eixo.

PT mineiro
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), após as eleições municipais, começam as conjecturas a respeito de diversos temas: um deles é quem vai ser a liderança forte do PT estadual? Provavelmente Margarida Salomão, eleita em Juiz de Fora, ou Marília Campos, mandatária em Contagem. Só o tempo dirá o que efetivamente vai acontecer.

Virgílio e o PT
Cansado de lutas partidárias e parlamentares, o deputado estadual do PT, Virgílio Guimarães, já teria sinalizado que vai abandonar a vida pública de vez. Com isso, quem deve voltar para tentar ser um estadual do partido é o atual deputado federal Paulo Guedes