Home > Esporte > Itabirito será o estreante do Campeonato Mineiro

Itabirito será o estreante do Campeonato Mineiro

Foto: Otávio Silva/FMF

A partir do dia 24 de janeiro, a bola vai rolar para mais uma edição do Campeonato Mineiro. O torneio deste ano conta com um estreante: o Itabirito FC, que foi fundado em maio de 2022. Na sua curta história, o time já conquistou grandes feitos no futebol mineiro.

No ano de sua fundação, já conseguiu uma vaga para o Módulo II do Mineiro, ficando em terceiro lugar na segunda divisão do Mineiro, equivalente à terceira divisão do torneio. Já em 2023, o Gato do Mato se sagrou campeão do Módulo II e conquistou a vaga para o Módulo I do Estadual.

O atual gerente executivo de Futebol Profissional do Itabirito, Luis Henrique Arantes, auxiliou na implantação do clube. Ele relembra todo o processo que levou a equipe para a primeira divisão do futebol mineiro. “Apesar das dificuldades estruturais, montamos uma estratégia para darmos o melhor possível naquele primeiro ano. Trouxemos o técnico Gustavo Brancão, que tem experiência na competição e entendeu as dificuldades que teríamos no começo. Conseguimos criar uma sinergia entre todos do clube, sempre seguindo o que havíamos planejado e o resultado foi o acesso para o Módulo I”.

“Em 2023, trouxemos uma equipe técnica com um perfil um pouco diferente, juntamente com a seriedade na montagem do elenco, infraestrutura de trabalho e logística elaborada para a competição. O nosso foco foi dar uma atenção especial aos jogadores e a todos os envolvidos no clube. Entendemos que isso foi um fator primordial para seguir o planejamento para 2023 e conseguir o título do Módulo II”, completa.

Já para o torneio que começa no dia 24 de janeiro, Arantes disse que o objetivo do clube é sempre pensar na conquista de mais um título. “Não é por arrogância ou prepotência, mas acreditamos no que estamos construindo. O Itabirito é um clube-empresa e tem seriedade e compromisso com tudo aquilo que envolve o futebol. Sabemos da responsabilidade que temos diante dos nossos torcedores e parceiros. Não podemos entrar em uma competição somente para participar, mas sempre pensando em vencer jogo a jogo para chegarmos onde acreditamos ser possível”.

Outro ponto abordado pelo dirigente do clube foi o interesse do público da região pelo time. “É algo que nunca tinha visto. Isso é apaixonante, um comprometimento grande da torcida e de um município tão grande como é Itabirito. Existe uma movimentação das cidades do entorno em prol do time, além de cada vez mais pessoas vindo aos jogos e um engajamento muito legal nas redes sociais. O apoio ao Gato do Mato só vem crescendo”.

Ele finaliza citando os próximos passos para firmar o Itabirito dentro do futebol. “A ideia é sempre seguir o planejamento já elaborado com os pés no chão. Dar as melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores para alcançar excelentes resultados e marcar de forma definitiva o Itabirito na história do futebol mineiro e nacional”.

“Iniciamos os trabalhos da base, que entendemos ser a garantia de um futuro promissor para o time. Temos uma metodologia de trabalho implantada no campo e na gestão. O propósito é sempre buscar o melhor, porque acreditamos em um caminho promissor de vitórias para o clube e seus colaboradores”, conclui.

Formato do torneio

O Mineiro de 2024 será disputado da mesma forma do ano passado. Os 12 times estarão divididos em três grupos com 4 equipes, enfrentando os integrantes dos outros grupos. Os primeiros colocados das três chaves e o melhor segundo colocado se classificam para as semifinais.

Jogos da 1ª rodada

24 de janeiro
19h – Tombense x Uberlândia
19h – Villa Nova x Cruzeiro
20h – Athletic x Ipatinga
20h30 – Democrata x Itabirito
21h30 – Patrocinense x Atlético

25 de janeiro
19h – América x Pouso Alegre