Home > Destaques > Sucessão municipal já é tema em diversas cidades mineiras

Sucessão municipal já é tema em diversas cidades mineiras

Heron Guimarães pode ser candidato em Betim com apoio de Vittorio Medioli – Foto: Reprodução

A novidade do momento, na política mineira, diz respeito à candidatura do jornalista e ex-diretor-presidente do Jornal o Tempo, Heron Guimarães, para disputar a Prefeitura de Betim. O município é um dos grandes colégios eleitorais de Minas, onde há, inclusive, segundo turno no pleito eleitoral. Essa empreitada, naturalmente, teria o apoio garantido do atual prefeito, o empresário e ex-deputado federal Vittorio Medioli. O assunto ainda não é oficial, mas nos bastidores da política em Belo Horizonte, já é avaliado como decidido.

Contagem é dos petistas?

No terceiro colégio eleitoral do estado, Contagem, segundo avaliação de matemáticos da política mineira, vai ser difícil encontrar um nome competitivo para enfrentar a atual prefeita, Marília Campos (PT), nessa peleja de 2024. A petista nunca esteve tão popular e com uma super exposição na mídia como uma política carismática. Alguns vereadores e grupos de oposição à atual chefe do Executivo local são considerados tímidos para bater de frente com ela. Conforme analistas, Marília precisa ficar atenta a alguns opositores com presença nas redes sociais, pois isso poderia fazer a diferença em uma disputa eleitoral.

Ipatinga

São poucas as informações relacionadas à cidade no Vale do Aço. Recentemente, o prefeito Gustavo Nunes teve o seu nome envolvido em denúncias que, de acordo com a sua assessoria, são infundadas. No entanto, depois desses acontecimentos, ele acabou fazendo um silêncio ensurdecedor.

Montes Claros

Guilherme Guimarães deve ter apoio de Humberto Souto – Foto: Guilherme Guimarães

Na porta do Café Galo, Centro de Montes Claros, propala-se que a popularidade do atual prefeito, Humberto Souto (Cidadania), seria capaz de influenciar na eleição de seu sucessor, qualquer que fosse o escolhido. Tudo leva a crer que o abençoado de Souto será o seu vice-prefeito, Guilherme Guimarães.

Popularidade de Odelmo

A popularidade do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), também pode fazer toda a diferença na eleição do próximo ano. Por exemplo, se ele resolver apoiar o seu vice-prefeito, Paulo Sergio, seria meio caminho andado, segundo análise de especialistas políticos. Em Belo Horizonte, o deputado tucano, Leonídio Bouças, se posiciona com a finalidade de participar do pleito.

Grande BH

Em Lagoa Santa, cidade turística da Grande BH, as correntes políticas já estão se enfrentando há meses. De um lado, o atual vice-prefeito, Breno Salomão, certamente pré-candidato com apoio da máquina municipal. Do outro, o ex-prefeito e ex-deputado Genesco Aparecido Filho, cuja árvore genealógica tem raízes fincadas na política local.