Home > Destaques > Exposição excessiva ao sol e estresse aceleram o envelhecimento da pele

Exposição excessiva ao sol e estresse aceleram o envelhecimento da pele

Usar protetor solar é importante para manter a derme saudável / Foto: Pixabay

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas se esquecem de cuidar da pele. Assim, o órgão pode envelhecer de forma mais rápida e trazer consequências graves, como o câncer de pele. Segundo a dermatologista Marcela Mattos esse processo é natural, porém, fatores como o estresse e a exposição excessiva ao sol podem acelerar o processo.

Ela alerta para alguns sinais que merecem atenção. “Aparecimento de manchas, flacidez antecipada, formação de linhas finas que são decorrentes da mobilidade como sorrir e falar. Tudo faz com que tenhamos um desgaste natural da pele, mas que quando estamos sob eventos adversos extras, isso vai se acentuando mais e de maneira progressiva, podendo ter uma grande perda do colágeno e gerando rugas mais profundas”.

A dermatologista aponta que a exposição por longos períodos aos raios infravermelhos UVA e UVB, sem proteção solar, é prejudicial. “O nosso corpo possui mecanismos de defesa. Durante todo o dia, estamos sujeitos à mutação do DNA das células. A partir do momento em que vai gerando mais estresse na nossa pele, a defesa natural acaba diminuindo. Como consequência, uma tentativa de alteração no ciclo pode culminar no câncer de pele”.

Marcela ainda explica que esse processo também pode acontecer devido a causas genéticas. “O processo de envelhecimento ocorre por conta de mudanças no DNA das células. Naturalmente, vamos perdendo a capacidade de defesa do organismo contra mutações. Também existem aquelas que têm uma pele mais sensível ou fina e acabam mostrando sinais de envelhecimento de maneira mais nítida do que outras. Esse processo acontece ainda devido a doenças genéticas, como o diabetes, que gera também um processo de envelhecimento acentuado e precoce”.

O tabagismo é outro fator que agiliza o envelhecimento da pele, segundo Marcela. “Além da nicotina, o cigarro possui várias substâncias tóxicas que são inaladas. Isso gera no organismo um processo de estresse oxidativo com a produção de radicais livres, que vão promover a quebra das fibras elásticas e de colágeno, causando a perda progressiva de tônus da pele, brilho e hidratação. Até o movimento com os lábios durante o fumo gera uma redução acentuada do colágeno naquela região, além de mudanças na coloração da pele e manchas pelo corpo”.

Ela passa algumas dicas de como ter uma pele mais saudável. “Não se expor ao sol durante o período entre 10h e 17h, usar protetor solar, beber água, utilizar óculos de sol e chapéu, evitar o tabagismo, o alcoolismo e melhorar a qualidade do sono. Também é recomendável o uso de substâncias que podem ser aplicadas na pele, como a vitamina C. Podem-se utilizar outros antioxidantes orais, que ajudam a evitar o processo de estresse oxidativo e a formação de radicais livres”.

Tratamento

Para quem não cuidou da pele de maneira preventiva, a dermatologista explica que existem vários procedimentos para o tratamento. “No uso domiciliar, o mais comum é a utilização dos derivados das vitaminas A e D, a niacinamida e o colágeno via oral. Já nos consultórios, os lasers sempre serão um grande aliado, assim como a toxina botulínica, o ácido hialurônico e os bioestimuladores de colágeno. Existem diversos procedimentos, mas é importante uma mudança de hábitos do paciente para obter os resultados ideais”, finaliza.