Home > Cidades > Natal da Mineiridade vai contar com eventos em 450 municípios mineiros

Natal da Mineiridade vai contar com eventos em 450 municípios mineiros

Foto: Leo Bicalho

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o projeto Natal da Mineiridade 2023, iniciativa que integra Belo Horizonte ao interior do estado em torno das tradições e dos costumes do povo mineiro, conta com novidades em BH e nas diversas regiões de Minas Gerais. A programação segue até 6 de janeiro de 2024 e terá adesão de 450 municípios, o dobro do número registrado em 2022. Serão mais de 600 eventos que reforçam a cultura, a hospitalidade, a fé, as tradições e os costumes do povo mineiro em espetáculos teatrais e de artes visuais, shows, iluminações temáticas, cantatas, inaugurações de presépios e manifestações religiosas.

O Natal da Mineiridade gera emprego e renda e consolida Minas Gerais como um dos principais destinos de fim de ano no país. A expectativa é a de que o período registre uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro. Os investimentos chegam a R$ 18 milhões, incluindo os incentivos do edital Natal da Mineiridade Cemig 2023, o projeto de Iluminação da Praça da Liberdade e edifícios icônicos da capital, além do trabalho de posicionamento de Minas Gerais enquanto destino natalino, por meio de ações de marketing e promoção turística.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou que o Natal da Mineiridade é pensado para integrar todas as regiões do estado, que receberão atividades diversas no período natalino e terão suas economias aquecidas pelo grande movimento turístico.

“Operadoras já estão vendendo pacotes para o Natal em todo o estado e de forma muito especial naqueles municípios mais tradicionais, como são as cidades barrocas, que possuem um Natal histórico e de muito mercado para o turismo. Junto a Minas Gerais, Belo Horizonte se consolida nesse grande nicho, que faltava nessa época do ano para lotar os hotéis. Isso incrementa a economia e movimenta toda uma cadeia produtiva, sobretudo os bares e restaurantes do estado inteiro”, comenta Oliveira.

Nesta edição, a decoração em BH terá referências das regiões de Minas. A novidade fica por conta da extensão da iluminação para fachadas de prédios do entorno da praça e também da montagem de uma árvore de Natal e um presépio, instalada no Palácio da Liberdade. Além disso, um corredor iluminado será montado entre a praça e a Savassi, na Avenida Cristóvão Colombo, e também entre a Liberdade e a Praça Sete, nas Avenidas João Pinheiro e Afonso Pena.

A recepcionista Cristina Reis diz que a época é sempre de muito movimento e alegria. “As ruas e a praça ficam cheias, muita gente vem ver as luzes e traz toda a família. Também tem ambulantes vendendo seus produtos, o que gera renda para os pequenos, médios e grandes comércios da região”.

Para promover os mais de 600 eventos dos destinos turísticos do estado e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará portfólio dedicado às festividades natalinas, realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais. Até o momento, já aderiram ao Natal da Mineiridade cidades como Tiradentes, Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Três Marias, Pouso Alegre, Ouro Fino, Inhapim e Caratinga, entre outras.