Home > Destaques > Estudo indica que um em cada mil brasileiros vive em situação de rua

Estudo indica que um em cada mil brasileiros vive em situação de rua

Foram registradas 236.400 pessoas sem moradia – Foto: MDHC

Segundo um relatório divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) registrou 236.400 pessoas (1 em cada mil) vivendo em situação de rua, em 2022. O diagnóstico aponta que, desse total, 62% estão na região Sudeste, sendo o Distrito Federal a unidade federativa com maior percentual. O perfil dessa população é majoritariamente composto por homens (87%), adultos (55%) e negros (68%).

Para entender mais sobre o assunto, o Edição do Brasil conversou com a antropóloga e professora do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Regina Medeiros.

Quais as razões para o elevado índice de pessoas em situação de rua?
O número de pessoas nas ruas das cidades não é um fenômeno específico do Brasil e nem da sociedade atual. Isso pode ser observado em maior ou menor grau nos países considerados de primeiro mundo, como na Europa, Estados Unidos e outros. Os motivos que levam as pessoas a viverem nas ruas são multifatoriais, com ênfase nas crises provocadas por questões políticas e econômicas.

O estudo apontou que em relação às violações de direitos humanos, os homens negros e jovens são às principais vítimas. Por que esse grupo é o mais atingido?
A violação aos direitos humanos é decorrente de problemas estruturais provocados pela desigualdade social, de raça, cor, gênero, sexo, entre outros. Com base nesses parâmetros é instaurada uma seletividade social, definindo quem deve morrer ou ser violentado e quem deve viver e ser protegido. Assistimos no Brasil e em outros países do mundo, pessoas pobres, negras, jovens e que vivem nas periferias sendo presas, violentadas e mortas. Enquanto que, pelos mesmos atos, as de classe média alta, brancas, que residem nas regiões ricas estão sendo protegidas.

A proteção à população em situação de rua foi estabelecida como prioridade para os planos de ação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Você acredita que somente essa medida vai conseguir resolver o problema?
De forma nenhuma. As medidas, planos e programas políticos são importantes, contudo, não garantem absolutamente nada, principalmente para a população que vive na rua, considerada por esses mesmos órgãos como invisível, desnecessária, perigosa e não produtiva. Esse fenômeno só pode ter resultados benéficos, se as pessoas que vivem nessa situação participarem do processo e forem pensadas como cidadãos de direito.

Essa ação pretende envolver não somente o Executivo, mas também o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e organizações da sociedade civil. Qual é a relevância do ato?
A importância de conjugar o Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e organizações da sociedade civil é reunir esforços para a elaboração de políticas públicas. Porém, é necessário que elas sejam implementadas integralmente, que recebam recursos suficientes e que tenham a participação popular para garantir que, de fato, atendam às necessidades básicas de seres humanos que estão em situação de pobreza e miséria.

Quais medidas o poder público poderia tomar para sanar a questão?
Seriam políticas públicas qualificadas e contínuas direcionadas a atender essa população, como formação de mão de obra, inserção no mercado de trabalho, moradia, acesso à escola, serviços de saúde e de proteção social.

Você acredita que o número deve aumentar ou diminuir nos próximos anos?
Essa situação tende a piorar, como foi constatado nas pesquisas realizadas. Houve um aumento de aproximadamente 31% de 2021 para 2022, período pós-isolamento por razão da COVID-19. E isso se deve ao desemprego, trabalhos com baixa remuneração e informais, falta de condições de custear moradia, recessão, processo de imigração e sofrimento social.