Home > Esporte > Dois times mineiros participam do Brasileirão Masculino de Basquete

Dois times mineiros participam do Brasileirão Masculino de Basquete

Campeonato terá dois turnos e vai acontecer entre março e abril. – Foto: CBB

O Campeonato Brasileiro Adulto Masculino de Basquete 2023 começa no dia 4 de março. O torneio é uma competição de nível abaixo do Novo Basquete Brasil (NBB), uma espécie de “divisão de acesso”. Minas Gerais terá dois representantes neste ano, o Praia Clube/Gabarito, de Uberlândia, e a volta do Cruzeiro Basquete, que vai mandar os jogos em Itatiaiuçu, na região Central do estado.

O Brasileirão 2023 contará com 10 equipes, além dos times de Minas, terá o Blumenau-SC, Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana- -SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP. O torneio será transmitido via YouTube da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

De acordo com a organização, a competição é mais uma oportunidade de desenvolvimento para o basquete brasileiro. “É a chance para que os clubes iniciem ou reativem projetos adultos e de alto rendimento, com uma verba dentro do seu alcance. Por isso, o campeonato preza pela utilização de jovens e atletas nascidos no Brasil”.

 

Equipes mineiras

É o segundo ano que o Praia Clube/Gabarito participa do Brasileirão. De acordo com Luiz Carlos Arantes, supervisor do clube, a importância desse campeonato é que ele é uma vitrine para o NBB, o torneio mais importante no país. “Isso também valoriza os jogadores, já que nosso grupo é jovem, com base sub-23”.

Para o treinador, Daniel Wattfy, as expectativas são as melhores. “Como é nossa segunda participação, esperamos que os aprendizados da temporada passada possam nos ajudar em 2023. É uma competição que será disputada de uma maneira diferente da última edição, com etapas sediadas em algumas cidades. Vamos jogar em casa, com torcida a nosso favor e isso traz um diferencial para o torneio”.

O treinador complementa destacando que os treinos começaram em novembro e o time está focado, com bom condicionamento e entrosamento. “Acreditamos ser a equipe mais jovem, com média de idade de 20,6 anos, alguns estão conosco há mais de uma temporada e estamos ansiosos pelo início da competição”.

Já o Cruzeiro Basquete está retornando ao campeonato. O treinador Thiago Perez diz que o time está com uma expectativa muito boa para esse Brasileirão. “Acho que o nível técnico deste ano será superior, como terá um número maior de equipes, vai ser mais disputado. Esperamos contar com o torcedor do Cruzeiro para nos apoiar nos jogos”.

Ele ainda pontua a importância da competição. “É a porta de entrada para novos projetos profissionais do basquete nacional e é de extrema relevância que a gente faça parte desse campeonato. Nós vamos analisar como as coisas funcionam, ajustando todas as questões administrativas e logísticas, para fazer uma boa participação”.

O técnico conclui ressaltando que a equipe iniciou os trabalhos na semana passada, com a apresentação de grande parte do elenco. “Ainda precisamos de algumas peças, mas já está bem encaminhado. Tentei fazer uma mescla de jogadores experientes com jovens atletas, acredito que é essencial essa mistura, para conseguir dar suporte aos meninos mais novos. Tenho bons profissionais de 20, 21 e 22 anos e também aqueles que já passaram por várias equipes e foram campeões em outros times”.

 

Brasileirão Masculino de Basquete

O torneio deste ano terá um novo formato de disputa e as equipes jogarão dentro das suas conferências, com as quatro primeiras se classificando para o playoff de quartas de final, em melhor de três jogos: 1º x 4º e 2º x 3º. Com os quatro classificados, terá o quadrangular final, onde todos se enfrentam pelo título, com a sede anfitriã sendo de preferência da equipe de melhor campanha. Uma das conferências terá Basket Osasco, AZ Araraquara, Brusque, Blumenau e Vitória. Já a outra conta com Liga Sorocabana, Basquete Santos, Basquete Pinda, Praia Clube/Gabarito e Cruzeiro Basquete.

O time vencedor leva para casa o troféu exclusivo do Brasileirão e o anel de campeão. Segundo a organização, o título não dá direito ao acesso direto, já que a equipe necessita comprovar condições financeiras, de organização e de patrocínio, para atuar na edição seguinte do NBB.