Home > Cultura e Turismo > Filha de Belchior se apresenta com a banda do “Volta Belchior” em BH

Filha de Belchior se apresenta com a banda do “Volta Belchior” em BH

Foto: Leco Borges

Vannick Belchior, filha do cantor Belchior, fará um show em homenagem ao pai em Belo Horizonte. A apresentação será no dia 5 de outubro, no Grande Teatro do Sesc Palladium, às 21h, e contará com a presença da banda “Volta Belchior”, formada por grandes músicos mineiros de renome nacional e que integram o grupo carnavalesco da capital. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

No repertório, canções conhecidas nacionalmente, mas também algumas desconhecidas do público, que fazem parte da trajetória da artista. A banda “Volta Belchior” irá adequar-se ao ritmo do show que a cantora vem apresentando pelo país, repleto de melodias carregadas de simbolismos e emoções.

Vannick destaca que esta apresentação fala do Nordeste, do homem nordestino, de uma forma bem elegante como era de propriedade do Belchior. “Quero trazer isso através das músicas, como a canção ‘Apenas Um Rapaz Latino Americano’ e de outras que falam da região e tudo que implica as desigualdades. Acho importante mostrar esse lado social”. O espetáculo “Das Coisas Que Aprendi Nos Discos” tem a direção musical de Lu D’Sosa, músico e produtor que traz novos arranjos para canções consagradas como “Paralelas”, “Como Nossos Pais” e “A Palo Seco”.

Para Vannick, essas canções são clássicas e se Belchior estivesse fazendo o show, ele não permitiria que faltassem. “Vou muito na energia e na emoção da música. Então, minha escolha foi para trazer esses sentimentos a quem me ouve, e isso veio de uma troca energética com meu pai. Fui muito inspirada por ele”, declara.

Entre as músicas menos conhecidas, Vannick escolheu “Carisma” e “Retórica Sentimental”. Além da banda do “Volta Belchior”, terá uma participação, em um momento do show, da bateria do bloco da capital mineira, ao som dos sucessos do artista.

Parceria

Em 2023, Vannick Belchior foi convidada a cantar pela primeira vez no bloco “Volta Belchior”, arrastando mais de 150 mil foliões no Carnaval de Belo Horizonte. O encontro teve uma grande repercussão local e nacional, com as interpretações das músicas do cantor adaptadas em ritmos carnavalescos.

Foi através desse encontro que o produtor Jackson Martins idealizou a apresentação. Ele acompanhou Belchior pelas estradas por mais de 10 anos e realizou cerca de 200 shows do artista, além da produção do seu último disco, que foi gravado com o acompanhamento do violonista mineiro Gilvan de Oliveira.

Vannick Belchior

Vannick nasceu em Fortaleza e é filha caçula de Antônio Carlos Belchior, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Aos 25 anos, iniciou sua carreira artística, com a mesma idade em que o pai começou a sua. Aliás, ele já dizia que ela seria cantora desde muito nova.

Durante um tempo, Vannick partiu para outros caminhos, até assistir a um show do Tarcísio Sardinha, que pediu para ela subir ao palco e cantar com ele uma música do pai. Depois da participação, Sardinha ficou impressionado com o timbre e a semelhança artística entre os dois. A partir desse encontro, a cantora sentiu que era o momento de dar continuidade artística e criativa à voz do Belchior.

Em 2022, gravou seu primeiro EP “Das Coisas Que Aprendi Nos Discos” e fez seu primeiro grande show no cineteatro São Luiz, lotando uma das principais casas de espetáculos de Fortaleza. O EP é composto por seis canções de Belchior com arranjos inovadores. Ainda no mesmo ano, participou da Virada Cultural do Centro Cultural Banco do Nordeste, na Estação das Artes e no Natal de Luz, em Fortaleza. Em 2023, começou a se apresentar em outros estados do Brasil, além de fazer shows em cidades do interior do Ceará.