Home > Vigílias > Vigílias – 16 a 23 de setembro de 2023

Vigílias – 16 a 23 de setembro de 2023

Faca e o queijo nas mãos
Enquanto prefeitos peregrinam em Brasília na busca de recursos, as primeiras ordens de serviço do Programa de Investimento no Cidadão (PIC), de Montes Claros, já estão na agulha. O vice-prefeito, Guilherme Guimarães, vai administrar R$ 250 milhões de recursos próprios para obras do PIC. O chefe do Executivo, Humberto Souto (Cidadania), colocou a faca e o queijo nas mãos de seu homem de confiança.

Pimentel joga a toalha
Atuando em uma empresa ligada à Caixa Econômica Federal, em Brasília, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) já se prepara para mudar para a capital federal. Neste sentido, a expectativa é de seu afastamento das disputas eleitorais em Minas. É aguardar para conferir.

Clésio, o retorno
Depois de colocar a sua vida empresarial em ordem, o empresário Clésio Andrade, de acordo com pessoas próximas, irá cuidar mais da agenda pública a partir de outubro, podendo inclusive ter atuação marcante na sucessão de Belo Horizonte. Consta ainda que ele teria projeto de disputar uma eleição majoritária em 2026.

Fora da vida pública
Quem teve oportunidade de manter contato com o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (MDB), relata ter encontrado um cidadão completamente abatido, situação bem diferente da sua altivez do passado. Nos meandros da sua própria família, conversações apontam o seu afastamento da vida pública em definitivo.

Mudança na CNI
No final de outubro termina o mandato do atual presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mineiro Robson Andrade. Ele ocupa o cargo pelo segundo mandato consecutivo e não poderá participar de mais uma reeleição. Teremos menos uma liderança de nosso estado em Brasília.

Comentário único. Na capital federal, comenta-se a respeito da falta de prestígio da CNI, cujo espaço foi conquistado junto às lideranças empresariais, e também em relação ao próprio governo, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Governo X Assembleia
Nos corredores da Assembleia Legislativa, comentários indicam uma dificuldade do líder do governo na Casa, deputado João Magalhães (MDB), para aglutinar votos para defender os projetos de interesse do governo. Dizem por lá que o parlamentar vai ter de se desdobrar para evitar um fiasco nas votações dos temas mais polêmicos.

O Fenômeno em BH?
Desportistas mais experientes afirmam que o ideal seria o novo dono do Cruzeiro, o Ronaldo Fenômeno, se mudar de vez para Belo Horizonte, e com isso, ficar mais próximo ao Clube, facilitando aceitar demandas constantes e colaborando para minimizar os problemas da instituição.

Kalil e a eleição
A pesquisa eleitoral do jornal O Tempo comprova a importância do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) na sucessão à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Aliás, quando comandava a PBH, ele nunca deixou de prestigiar a periferia da cidade.

Eleição em BH
Ainda de acordo com sondagem do matutino, enquanto o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a preferência do eleitor, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, e o jornalista Eduardo Costa, surgem nas últimas posições.

Em lados opostos
Durante solenidade realizada na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para a inauguração do retrato do desembargador Nelson Missias na galeria dos ex-presidentes do TJMG, chamou atenção o longo espaço onde ficaram sentados o prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), e o ex-titular da PBH, Alexandre Kalil (PSD), ambos referenciados como amigos do homenageado.

Contratação de idosos
Já circula no âmbito da Câmara Federal um projeto propondo benefícios para as empresas que contratarem empregados acima dos 60 anos. Mas até agora, as autoridades econômicas do governo ainda não sinalizaram concretamente que tipo de vantagens seriam essas. Vale dizer que se trata de um tema sem consenso e também bem polêmico.

Ensino X Emprego
Para o economista paulistano, Antônio Corrêa de Lacerda, a contratação de estudantes de ensino médio profissionalizante, em detrimento dos alunos que concluem cursos superiores, é uma realidade, porém, pode representar um desestímulo para quem dedica
mais tempo nos bancos escolares.

Industrialização no país
Analisando a sugestão do governo federal de incentivar o crescimento do Parque Industrial do Brasil, o filósofo Luiz Felipe Pondé, que já residiu em diversos países do mundo, disse: “em nações desenvolvidas, o incremento pleno e sustentável aconteceu por conta do avanço do segmento industrial”.

Forças Armadas
“Louvo o resultado do desfile de 7 de setembro, realizado pelas Forças Armadas, especialmente em Brasília, que demarcou a postura do afastamento das instituições dos meandros da política brasileira, voltando ao seu eixo normal como sempre foi no passado”. Opinião do comentarista global Mauro Paulino.

Política nacional
A crônica política de Brasília já percebe nas entrelinhas que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve focar a sua vida pública na busca da reeleição, ao invés de se colocar como uma opção à Presidência da República. Nos bastidores do Congresso Nacional, até os petistas estão gostando dessa postura do chefe do Executivo paulista.

Verba eleitoral
Segundo o apresentador Marcelo Tas, uma média de 70% dos candidatos a diferentes cargos no pleito do ano passado, não prestaram suas contas corretamente, cujo fundo eleitoral para esta finalidade é da ordem de R$ 186 milhões. “Agora, o Congresso Nacional termina por perdoar todas as mazelas praticadas. A democracia brasileira nunca se consolida desse jeito”, diz o jornalista.