Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Fiscais em apuros
Dentre os segmentos mais organizados dos funcionários públicos de Minas, está o dos auditores fiscais. Porém, a partir da inserção da internet nos programas de fiscalização do Estado, o poder de fogo deles tem diminuído, afinal grande parte das ações estão sendo cuidadas com mais eficiência pelos computadores. Coisas da modernidade, gente.

Crime organizado
Conhecida por ser uma jornalista bem informada, Cristiana Lôbo disse, recentemente, que é assustador ver o grau de envolvimento do crime organizado na polícia, incluindo no caso a eleição de muitos prefeitos e vereadores, especialmente, nas grandes cidades brasileiras. Cruz credo, gente!

Saúde em risco
Consta nos bastidores que vários hospitais de Belo Horizonte estão tendo dificuldade financeira para continuar com o atendimento de primeira qualidade. A crise econômica nacional veio refletir também no segmento de saúde, ora veja.

Cena única. Ainda sobre o setor de saúde em Minas, no momento, a grande indagação é sobre uma briga entre o grupo de Henrique Salvador, do Mater Dei, e a Unimed.

Eleição estadual
Essa veio de Brasília: aumentam os comentários indicando a possibilidade do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aceitar discutir uma possível indicação do seu nome como postulantes ao governo de Minas.

Tucanos em dificuldades
Ainda de Brasília: informações de bastidores antecipam o aumento do desgaste do PSDB a partir do retorno do senador Aécio Neves ao comando do partido, mesmo que temporariamente. Essa realidade leva os tucanos a ficarem, cada vez mais, distantes de reunir condições para ser uma legenda competitiva na disputa pela Presidência da República, analisam jornalistas.

Aeroporto em Betim
Na última semana, em seu canal do YouTube, o prefeito Vittorio Medioli (PHS) disse que o projeto para o aeroporto da cidade está bem adiantado e já tem até nome: Aeroporto Inhotim de Betim. “Isso irá valorizar a cidade”, afirmou. No entanto, o assunto não agradou muito a população, pois a rodoviária do município está sem funcionar desde a sua inauguração, há 5 anos. Qual será a prioridade?

Candidato pelo PMDB
Quando tem oportunidade de manter contato com jornalistas, o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, faz questão de dizer que está se sentindo muito bem como presidente da pasta. Uma candidatura ao governo de Minas só aconteceria se fosse de interesse de seu grupo político e, preferencialmente, indicado pelo partido, a maior legenda do Estado.

Quintão x Pimentel
Ao ser indagado pelo jornalista Carlos Barroso, da BHNews TV, em relação aos processos contra Fernando Pimentel (PT), o deputado do PT, André Quintão disse: “O estado político do governador, por causa dos processos, não me preocupa. Fico mais reticente sobre à situação fiscal e econômica do Estado, devido à crise nacional que está nos trazendo problemas de ordem financeira”, vaticinou o parlamentar.

Reformas necessárias
“Os brasileiros vão ter problemas ainda maiores se não for votada a Reforma da Previdência, cujo déficit orçamentário é cada vez maior. Em breve, se não acontecer nada para mudar este roteiro, a situação será caótica”, sentencia o ex-ministro Roberto Brant.

Comentário final. Com relação às reformas propostas pelo governo federal, o ex-ministro lembra: “Todo mundo almeja transformações estruturantes, mas quando elas começam a ser discutidas, os setores atingidos fazem pressão contra. Ou seja, reforma boa é no terreiro do vizinho”, ironiza.

Fazendeiro desolado
Eleito primeiro vice-presidente da Câmara Federal neste início de ano, o parlamentar mineiro Fábio Ramalho (PMDB), o popular Fabinho Liderança, se queixa, em Brasília, da falta de tempo para cuidar de seus assuntos pessoais, inclusive, de suas fazendas localizadas na região de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Coisas da política brasileira.

Sucessão presidencial
Sem meias palavras, o cientista político mineiro, Rudá Ricci decretou: “Só existem dois nomes de prestígio nacional, neste momento, para disputar a Presidência da República. O primeiro é do ex-presidente Lula (PT) e o segundo é Jair Bolsonaro (PSC)”. Ou seja, um de esquerda e outro de extrema direita. Daí, pode surgir um “Tércius”, claro.

PT muda de rumo?
Em São Paulo, ao participar de um programa de TV, o renomado filósofo, Luiz Felipe Pondé disse que o Partido dos Trabalhadores, que no passado era puramente de esquerda, agiu como legenda de direta ao chegar no poder central. Agora, se desejar sobreviver, não resta espaço, a não ser se tornar uma sigla de centro esquerda. Coisa arcaica essa discussão sobre ideologia política, não é mesmo gente?

PDV para inglês
Ninguém está acreditando na eficácia do Programa de Demissão Voluntária (PDV) do governo federal, lançado recentemente. Ao fazer uma sondagem sobre o tema nos bastidores do Congresso Nacional, o jornalista Gerson Camarotti concluiu: “Até mesmo os parlamentares da base aliada estão descrentes quanto ao sucesso do PDV”. E assim segue o Brasil, administrado entre trancos e barrancos.

Mais imposto
Com a responsabilidade do cargo de presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Paulo Bretas, prevê que o governo federal terá de sacrificar os brasileiros ainda mais, com outros impostos no ano que vem. Possivelmente, mandando taxar as operações financeiras. Comenta os economistas. A conferir.

Aumento sem apoio
“Enquanto a crise econômica assola o país, os procuradores de justiça federal não tiveram sequer a desfaçatez ao discutir o aumento de 16% em seus salários. Isso é um deboche para com a sociedade brasileira em geral, inclusive, com os 14 milhões de desempregados”. Opinião do jornalista global Merval Pereira.

Mais fiscalização
“Os portais de acesos às informações do poder público, em geral, carecem de ser mais simples para facilitar o acesso de pessoas interessadas. Essa realidade poderia ajudar a fiscalização dos atos do governantes”. É o que pensa o promotor de Justiça de São Paulo, José Carlos Fernandes, especializado em informática.

Política em Uberaba
Quando esteve visitando a Assembleia Legislativa, recentemente, o ex-presidente daquela Casa, ex-ministro e ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, deixou claro a sua pretensão em voltar a comandar o município daqui a 3 anos. Resta saber se até lá Adauto já terá a sua ficha limpa. Afinal, ele tem sido alvo de muitas denúncias nos últimos anos.

Denúncia complicada
Os órgãos oficiais deveriam verificar se procede a denúncia do historiador Marco Antonio Villa. Ele afirma que apenas 900 mililitros do combustível vendidos nos postos de gasolina do Brasil chegam, efetivamente, aos tanques dos carros. Ou seja, o restante exala diretamente para onde? Ninguém sabe…