Home > Esporte > Caiaque traz benefícios físicos e conexão com a natureza

Caiaque traz benefícios físicos e conexão com a natureza

Foto: Freepik.com

O caiaque é uma atividade de aventura que pode ser praticada em rios, lagoas, mares e represas. Com diversão garantida, a atividade conquistou aventureiros de todas as idades e virou uma modalidade de gosto popular. O esporte traz benefícios para o corpo e para a mente, já que é uma modalidade praticada em contato com a natureza.

O instrutor Pedro Gonçalves diz que antes de aprender a remar é preciso conhecer os diferentes tipos de caiaques. “Podem ser curtos, longos, infláveis, largos e finos. O modelo deve ser escolhido de acordo com o tipo de ambiente e as condições em que vai ser utilizado. O primeiro passo é dar a si mesmo a oportunidade de um dia experimentar remar. Isto pode ser feito por meio de uma empresa especializada em proporcionar este tipo de experiência ou alugando o equipamento necessário”.

Ele conta que para remar não é necessário saber nadar, desde que se pratique a modalidade com todo aparato de segurança. “O caiaque pode ser praticado sozinho ou em grupo. É possível remar no mar, represas, lagos e até piscinas. Sendo executadas de forma moderada, as atividades aquáticas podem ser exercidas por qualquer pessoa e sem limite de idade”.

Para Gonçalves, além de uma excelente maneira de se manter em forma com pouco impacto, a atividade traz inúmeros benefícios para a saúde. “Como todo exercício físico, melhora a condição cardiorrespiratória e o tônus muscular, proporcionando mais flexibilidade, força e melhoria na postura. Além disso, a modalidade pode ser uma grande aliada contra o estresse e a favor da saúde mental, conectando o praticante à natureza”.

Ainda segundo o instrutor, o contato com a natureza durante o passeio de caiaque tem um impacto positivo no bem-estar mental e emocional. “A paz e a serenidade do ambiente natural ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a tensão do dia a dia. O contato com a água e a sensação de estar imerso na natureza proporcionam uma sensação de calma e tranquilidade”.

Apesar dos benefícios, Gonçalves alerta que para quem nunca andou de caiaque e está começando agora, o primeiro fator de segurança é o suporte de um profissional. “Ele pode orientar com relação aos cuidados no manejo da embarcação, ajudando a desenvolver as habilidades necessárias para quem quer remar com segurança. É necessário aprender certas regras de segurança e ter algum bom senso para evitar ter um mau momento. Faça um curso, aprenda sobre cada modalidade, esteja ciente da previsão do tempo e saiba que o ambiente onde você desenvolve essa atividade é de grande importância”, finaliza.