Home > Vigílias > Vigílias – 2 a 9 de setembro de 2023

Vigílias – 2 a 9 de setembro de 2023

Kalil X Atlético

Dizem na sede do Atlético que o ex-presidente do Clube, Alexandre Kalil, esperou ser reverenciado pela atual diretoria, durante o evento de inauguração da Arena MRV, na região Oeste de Belo Horizonte. Mas, o nome dele sequer foi mencionado na lista dos destaques.

Sucessão em BH

Quando provocado sobre o assunto, o jornalista Eduardo Costa sempre se esquiva em relação a sua possível candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte no próximo ano. No entanto, faz articulações políticas e se coloca como uma das opções entre os possíveis nomes a serem apoiados pelo grupo do governador Romeu Zema (Novo).

Museus da carestia

Os preços dos produtos comercializados nos cafés localizados nos museus da Praça da Liberdade estariam equiparados aos valores cobrados por empresas dentro dos aeroportos. Essa é a reclamação de frequentadores desses espaços.

Mares Guia irritado

De São Paulo, onde está residindo desde o ano passado, o ex- -ministro Walfrido dos Mares Guia atende a poucas ligações de seus compatriotas. Semana passada, ao manter contato com o amigo pessoal, demonstrou irritação com informações de bastidores, segundo as quais ele é quem manda no Ministério do Turismo. “Isso é um absurdo, não existe nada disso”, teria dito. Será mesmo, Walfrido?

Homenagem a Bolsonaro

Muitos dos 26 deputados que assinaram o requerimento para prestar homenagem a Jair Bolsonaro (PL), não compareceram ao evento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Certamente, a assessoria do ex-presidente ficou atenta a esse detalhe.

Eleição em Nova Lima

Sem muitos apoiadores, o octogenário Vitor Penido, começa a circular pelos bairros de Nova Lima, se dizendo candidato a prefeito na eleição do próximo ano. Mas, por enquanto, a sua incursão não tem encontrado ressonância junto à população.

Sucessão do TJMG

Nos meandros do judiciário mineiro, ninguém assume, mas já se debate abertamente o tema relacionado à sucessão do atual presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Arthur de Carvalho. O pleito para escolha do futuro dirigente da Corte ocorrerá no final do primeiro trimestre do próximo ano.

Tribunal de Contas

Na porta do Café Boca de Pito, na Savassi, o comentário a respeito do secretário de Governo, Gustavo Valadares, é: “Se ele fizer o serviço bem feito, poderá ganhar como prêmio a indicação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado no ano vindouro”. Comentário único: Nos bastidores da Assembleia Legislativa, a informação é de que Valadares se tornou titular daquela pasta com a finalidade de forçar a aprovação de projetos visando a venda das estatais mineiras. Uma árdua tarefa, diga-se de passagem.

Fora do Exército

Em Brasília, a crônica política já avalia que o tenente-coronel Mauro Cid, diante do envolvimento com problemas da época em que era ajudante de ordens da Presidência da República, é uma carta fora do baralho. O militar, atualmente preso, já estaria sendo avisado que sua carreira na corporação está encerrada, podendo ficar apenas com uma folgada pensão de militar reformado.

Reforma administrativa

No último encontro do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), com o presidente Lula (PT), o assunto referente ao projeto de reforma administrativa foi levado a efeito. Perante os jornalistas, Lula disse ao seu interlocutor: “Segura um pouco mais, pois o tema é muito polêmico”. Lira apenas ficou observando a reação da conversa sem se posicionar naquele momento.

Polêmica à vista

Quem convive cotidianamente com os debates de bastidores da capital federal sabe que a matéria do Executivo, prevendo a taxação das grandes riquezas, pode até ser aprovada, mas haverá muita pressão pelo seu arquivamento. Nos últimos 30 anos, todos os governos tentaram levar essa aprovação adiante, mas não conseguiram. Os poderosos sempre entram em ação.

Carros elétricos

A imprensa de São Paulo noticiou a pretensão dos chineses em instalar uma mega fábrica de carros elétricos em Salvador (BA). No entanto, o Brasil tem preferido os veículos híbridos, por conta da forte presença do etanol no mercado dos combustíveis nacionais.

Forças Armadas

Na avaliação do jornalista global Gerson Camarotti, as notícias envolvendo a invasão dos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro, estão maculando a imagem das Forças Armadas. “Os militares de cúpula das Três Forças carecem se desvincular de antigos colaboradores do governo que ainda estão na instituição, não deixando contaminar, especialmente o prestígio do Exército”.

Inteligência artificial

A jornalista Vera Magalhães, ao participar de um debate na TV Cultura, respondeu a uma indagação: “a possibilidade do uso de imagens artificiais no jornalismo é um perigo sem tamanho. Além de antiético, representa um risco para as pessoas, especialmente se o noticiário for de viés relacionado à denúncia ou algo equivalente”.

Governo X Militares

“O relacionamento entre o governo e os militares ainda está em construção. Até agora, se percebe que os representantes das fardas não confiam nos homens do Executivo, e, por seu turno, o governo ainda não acredita em nossos ditos militares”. Avaliação do apresentador Marcelo Tas.

Abandonando o barco

Segundo os comunicadores da capital federal, o tranquilo presidente nacional do Partido Liberal, o veterano Valdemar da Costa Neto, já articula um discreto distanciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto alguns de seus deputados estão apoiando as votações nos projetos do governo Lula. É pura esperteza do político.