Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em BH
Aos poucos, o secretário de Fazenda da Prefeitura de Belo Horizonte, Fuad Noman, vai se tornando um exímio coordenador e assessor para assuntos políticos do prefeito Alexandre Kalil (PSD). Aliás, não vai ser novidade se ele for o candidato a vice-prefeito, caso não seja possível outro tipo de composição.

AMM comemora 2019
“Em 2020, teremos o mesmo afinco e determinação que tivemos em 2019, mobilizando os prefeitos, nos unindo, para conseguirmos ter condições de não ficarmos de ‘pires na mão’ frente ao governo federal e estadual”, destaca o presidente da AMM, Julvan Lacerda (MDB).

Brasil x Irã
Com experiência de quem já circulou mundo afora, o historiador Marco Antonio Villa reforça a ideia de que o Brasil deve ficar longe do conflito entre os Estados Unidos e o Irã, caso contrário, nosso país só tem a perder.

Administração em Montes Claros
A exemplo dos políticos tradicionais, o deputado federal Marcelo de Freitas (PSL) também contratou espaços na imprensa de Montes Claros para manifestar as felicitações aos montesclarenses no Natal e Ano Novo. Mesmo assim, ele continua dizendo que não vai ser candidato a eleição local este ano. É aguardar para conferir…

Sucessor em Nova Lima
Embora já esteja caminhando para sua aposentadoria na vida pública, o prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), ainda tem um enorme desafio: tentar eleger seu sucessor. Por lá, existem várias pré-candidaturas ao posto de prefeito, inclusive a do ex-secretário de Saúde do Estado e ex-deputado federal José Rafael Guerra. O embate político no município promete ser pesado.

De fora da eleição
Tudo indica que em Juiz de Fora, um dos grandes colégios eleitorais de Minas Gerais, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Helvécio, não irá participar do pleito deste ano. Isso é o que se ouve nos corredores do próprio Tribunal.

Sucessão em Ipatinga
Um chapéu branco na cabeça – para minimizar sua exuberante calvície -, uma bíblia debaixo do braço e uma prosa cada vez mais afiada. Isso é o que promete o ex-prefeito Sebastião Quintão (MDB) ao visitar líderes comunitários, velhos amigos políticos e aniversariantes em diferentes bairros da cidade. Tudo visando a sucessão municipal deste ano.

Dinis fora da política
A atitude do ex-presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (Solidariedade), de se manter fora do mundo político, se distanciado de tudo no ano passado, deixa claro que ele, muito possivelmente, esteja jogando a toalha de sua vida pública. Agora, deve cuidar apenas de suas atividades empresariais.

Reforma barulhenta
Em Brasília, o ano começou com um lembrete da jornalista Luciana Gabrian. A comunicadora avalia que a reforma Tributária, a ser enviada pelo governo ao Congresso Nacional, tem tudo para fazer mais barulho do que a própria reforma da Previdência, que deixou o mundo parlamentar durante 3 meses numa completa erupção.

Atitudes populares
Para o historiador Jaime Pinsky, o presidente Jair Bolsonaro não é tão conhecido como gostaria, no entanto, suas atitudes são populares, especialmente, devido a sua presença nas redes sociais.

Prefeito sem prestígio
A imponente cidade de Ouro Preto continua sendo administrada por Júlio Pimenta (MDB), um prefeito que, a rigor, não protagonizou cenas que mereçam registros nesses seus 3 anos de mandato.

Falta repercussão
Participando de um debate na TV Assembleia, Marcos Marinho, professor na Escola de Comunicação da PUC de Goiás, disse que, dificilmente, os assuntos relacionados às políticas sociais conseguem repercussão nas redes sociais. Para ele, os debates envolvendo política e outros temas, especialmente fofoca, sempre consegue mais seguidores.

Concorrência bancária
“Mesmo com o juro bancário tabelado em 8% ao mês, a taxa continua muito alta, considerada uma das maiores do mundo, uma média de 150% ao ano. Agora, só resta ao brasileiro esperar pelo crescimento da quantidade de bancos digitais para acirrar a concorrência com as instituições tradicionais”. É o que afirma o ex-deputado e empresário Emerson Kapaz.

Combustíveis e popularidade
Jornalistas da crônica política de Brasília avaliam que o presidente Jair Bolsonaro irá jogar pesado para evitar um preço exorbitante dos combustíveis no Brasil, minimizando o conflito geopolítico do Irã. Isso tem sido pensado, inclusive, para não afetar a popularidade do chefe da nação brasileira. Afinal, esse assunto interfere na vida de todas as classes, principalmente, a média e na qual o presidente detém um enorme apoio.

Sem dinheiro
Jornalista e comentarista econômico João Borges colocou o dedo na ferida. Para ele, a ideia do governo federal de criar um fundo de reserva para compensar possíveis oscilações no preço do petróleo é uma boa saída. Mas, em sua opinião, resta saber de onde virá o dinheiro para o investimento inicial do fundo. Quem se habilita responder?

Sucessão na Assembleia
Com três décadas atuando como deputado estadual, Dalmo Ribeiro, um dos caciques do PSDB, já se considera experiente para se tornar presidente da ALMG. Assim, neste final de 2020, se tudo ocorrer como ele prevê, deverá se candidatar como um dos sucessores do atual presidente Agostinho Patrus (PV). Aliás, esse assunto é tema proibido nos corredores da Casa.

Política em BH
Atuando como líder do Governo na Câmara de Belo Horizonte, o vereador Leo Burguês (PSL) terminou mais um ano com inúmeras vitórias em favor da aprovação de projetos enviados pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). Por conta disso, já têm colegas de parlamento defendendo o seu nome como o ideal para compor a chapa do prefeito na disputa para a reeleição. Será?

Senador complicado
Longe de eventos públicos em BH, o senador Antonio Anastasia manifestou, no final de 2019, seu apoio ao projeto política de reeleição do atual prefeito de BH. No entanto, ele está ligadíssimo ao senador Rodrigo Pacheco (DEM), desafeto de Kalil (PSD). Ou seja, Anastasia pode estar batendo um “grampo no cravo e outro na ferradura”, como se escuta no ditado popular.

Procura-se um nome
No que diz respeito à sucessão da Prefeitura de Belo Horizonte, por enquanto, o Partido dos Trabalhadores não encontrou um nome com possibilidade de vencer o pleito.