Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Banqueiro na política
Embora não esteja disputando eleições neste ano, o banqueiro e ex-presidente do Galo, Ricardo Guimarães, tem discutido política o tempo todo. É o que dizem pessoas próximas. Ele é um dos fortes apoiadores do projeto político do Governador Zema.

Nomes de bastidores
Outros nomes de bastidores do segmento empresarial que estão atuando firme nessa peleja deste ano: o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e o ex-vice-governador, empresário Clésio Andrade. Andrade, segundo constam, têm frequentado de maneira regular alguns escritórios políticos importantes de São Paulo.

Deputado federal
Dos meandros esportivos, eis o comentário: o ex-presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara deverá ser candidato a deputado federal, tendo apoio incondicional de nada menos do que o mega empresário Rubens Menin. Aí fica fácil, não é mesmo gente.

Patrus e Kalil
Coordenador da campanha do pré-candidato Alexandre Kalil (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PSD), tem dito a amigos: mesmo estando nesse trabalho de coordenação, não vai abrir mão de ser candidato a deputado, para tentar levar avante o seu projeto. Circulam informações nos corredores do Legislativo mineiro indicando: o presidente Patrus, com menos de 50 anos de idade, não teria a menor pretensão de ficar por longa década como conselheiro do menor Tribunal de Contas, como disse recentemente. A conferir, claro.

Partidos sem importância
A possível aliança entre o PSDB e o MDB mineiro não significa nada, pois ambos no âmbito de Minas estão depauperados, e essa aliança significaria uma espécie de sanduíche de Pão com Pão. Comentários ouvidos na porta do Café Boca de Pito no edifício 5ª Avenida, na Savassi.

Zema X Bolsonaro
Em Brasília, os jornalistas da crônica política, dizem: o relacionamento entre o Presidente Bolsonaro (PL) e o Governador mineiro, Romeu Zema (Novo), voltou a subir no telhado. Tudo por conta do projeto da Presidência da República solicitando que o imposto sobre combustíveis venha a ser diminuído, gerando um prejuízo anual de 6 bilhões para o Estado. Então o governador do Estado se posicionou contra a matéria, e isso, como não poderia deixar de ser, desagradou o Planalto. Coisas da política nacional, ora veja.

Office boy de luxo
Quem quiser deixar o ministro Nunes Marques, do STF, irritado é dizer que nas redes sociais ele está sendo citado como uma espécie de Office Boy de Luxo, do Palácio do Planalto, perante a alta corte do judiciário brasileiro. Quanta maldade gente.

Situação difícil
Com uma média de 40% dos trabalhadores brasileiros ganhando apenas um salário mínimo, fica difícil de apostar em um crescimento econômico, sustentável nos próximos anos, com o fim de permitir que o Brasil deixe a faixa de pobreza nacional. Opinião do Filosofo Luiz Felipe Pondé.

Economia estagnada
Debatendo sobre temas econômicos na TV Cultura, o professor e economista Geneser Oliveira, projetou que este ano o crescimento do Brasil deverá oscilar em torno de 1,6% e isso é bom, mas insuficiente para possibilitar um crescimento da economia, para melhorar o nível de emprego e renda das pessoas economicamente ativas.

Política mineira
Durante o evento reunindo os prefeitos mineiros no Expominas, semana anterior, o deputado Aécio Neves (PSDB) evitou receber cumprimentos de seu ex-amigo e aliado partidário, o deputado federal Domingos Sávio, que atualmente está no PL. Coisas da política mineira, com certeza.

Política mineira II
Ainda sobre o parlamentar Aécio Neves (PSDB). Durante a posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios, no Expominas, o político dividiu em igualdade de condições o número de palmas com o Governador Romeu Zema (Novo), quando ambos foram anunciados para a composição de Mesa das autoridades.

Ministro sem sossego
Ao fazer uma análise do atual panorama econômico nacional, o jornalista global Carlos Sardenberg comentou: o quadro de inflação alta e de juros elevados, deve estar tirando sono da equipe do ministro da economia, Paulo Guedes. Isto é, se ele efetivamente tem a percepção que a situação pode piorar ainda mais, para a situação de momento, concluiu o comunicador.

Acordo improvável
Autoridades ligadas à comunidade internacional avaliam que está ficando cada vez mais difícil um Acordo Comercial do Brasil com a Comunidade Economia Europeia, por conta do desmatamento da Amazônia. Este tema pé recorrente nos meandros políticos tanto de Brasília como lá no Velho Mundo, ora veja.

Lula com os banqueiros
O Paládio do Planalto, mais precisamente assessores políticos do Presidente Bolsonaro (PL), a todo instante espalham que o ex-presidente Lula, o antigo defensor dos pobres, agora tem mantido encontros regulares com os banqueiros de São Paulo, Ufa.

Jornalista X Planalto
Mesmo sabendo que iria ser inquirido pelo Palácio do Planalto o jornalista global Gerson Camarotti não perdeu a chance de ser irônico, ao dizer que o senador Flávio Bolsonaro (PL), teve o seu momento de ilusionista ao dizer que conseguiu do nada seis milhões reais para quitar a compra de uma mansão na região Sul de Brasília. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai.

Sem explicação
São tantas as notícias de catástrofe e tragédias que aos poucos a população vai deixando de cobrar os motivos, segundo os quais levaram policiais da Policia Rodoviária Federal integrarem uma operação na comunidade do Cruzeiro, no Rio de Janeiro, cujo evento significou a morte de mais de duas décadas de pessoas. Um horror, diga-se de passagem.

Dicas para candidatos
Cientistas e outros professores têm dito em São Paulo e Brasília, sobre a importância visando um programa de governo mais robusto, para que efetivamente almejar ganhar as eleições deste ano no plano federal. Eles lembram: o ideal é o povo votar em quem priorizar o investimento em educação, ciência tecnologia e saúde.

Inflação preocupante.
“Quem viveu na década de 90 com um processo de hiperinflação sabe o desastre que isso representa na vida de todos. Agora que outra vez, a inflação já chega a dois dígitos, temos que colocar as barbas de molho. O governo tem de agir rápido para reverter esse tenebroso quadro”. Avaliação do empresário e ex-deputado federal paulistano, Emerson Kapaz.

Educação sem verba
Sindicalistas e especialistas em Brasília andam inquietos com a decisão do governo federal no que diz respeito ao corte de dois bilhões de reais no Ministério da Educação. É muito dinheiro para uma Pasta que já venha com problemas sérios, especialmente na área de pesquisa e nas Universidades Públicas.

Eleição, voto a voto
Pesquisadores de todo Brasil não demonstraram qualquer entusiasmo quando se analisa o quadro de favoritismo do ex presidente Lula (PT) em relação ao Presidente Bolsonaro (PL). Para entendidos, o pleito vai ser difícil, conturbado, cheio de nuances e a disputa será voto a voto até o fim. É aguardar para conferir, claro.