Home > Cultura e Turismo > Governo lança 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea

Governo lança 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea

Foto: Léo Bicalho/Secult

Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, Belo Horizonte sediará o 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue. O evento terá realização do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado e vai celebrar a criatividade, a história e o legado da cultura alimentar e gastronômica mineira por meio de diversas ações, como simpósio, encontros de negócios, feira com produtos regionais, como café, o queijo e a cachaça, além de experiências gastronômicas, jantares beneficentes e atrações culturais.

O gastrônomo Rodrigo Ribeiro destaca a importância da valorização da gastronomia mineira. “É muito rica e ancestral, e ter essa troca com outros países, que também possuem ingredientes interessantes, é ótimo para a história e para o avanço dessas cozinhas. A mistura do tradicional com o contemporâneo é importante para manter viva as práticas e costumes que nos ensinou tudo o que a gente sabe hoje, e ver o estado e a cidade celebrando isso com a população é ótimo”.

A programação, que celebra o intercâmbio cultural, turístico e gastronômico com Curaçao, país convidado para a estreia desse projeto, foi lançada no dia 21 de agosto, no Palácio da Liberdade. O festival marca uma nova etapa do processo de valorização e reconhecimento da cozinha mineira, que foi declarada patrimônio cultural imaterial do estado em julho deste ano.

A curadoria da parte gastronômica do Caipiblue é assinada pelo chef Felipe Rameh, especialista em tudo que se refere à rica culinária do estado. Ele compôs o evento convidando outros chefs como Caio Soter, com quem dividirá o comando dos banquetes beneficentes promovidos no Palácio da Liberdade.

No festival, o país Curaçao, ilha do Mar do Caribe, será representado por sua coquetelaria e música. Bartenders de Curaçao virão especialmente para preparar receitas combinando ingredientes mineiros e curaçauenses. O grande destaque é o Caipiblue, bebida feita com cachaça, café e licor de laranja de Curaçao.

O mixologista e bartender, Victor Barros, diz que os drinks com licor de Curaçau são uma das bebidas mais famosas ao redor do mundo e carregam notas incríveis que remetem ao verão e leveza. “São ótimas escolhas para o clima como o nosso, e esse intercâmbio com a nossa famosa cachaça e outros ingredientes mineiros resulta em drinks inovadores e muito refrescantes”.

Programação

O Simpósio “Conversas de Cozinha” acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro, no Circuito Liberdade e terá como tema central a cozinha mineira. Os encontros serão abertos ao público e profissionais que a vivenciam compartilharão suas experiências em dois dias de programação. Diálogos sobre proteção e salvaguarda dos saberes em torno da cozinha mineira, as suas diversas vertentes, do clássico ao contemporâneo, ao lado das perspectivas de fomento e promoção e das relações com o turismo de experiência serão alguns dos principais temas.

Na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade, produtores mineiros participarão da Feira de Minas, que reunirá uma seleção de cafés, doces, queijos, dentre outras iguarias. A curadoria desse espaço foi realizada junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Encontros de negócios também vão acontecer entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Museu Memorial Minas Gerais Vale. O objetivo é possibilitar que produtores de Minas Gerais possam estreitar laços com os representantes de Curaçao, apresentando os produtos mineiros, o potencial de exportação e compartilhando experiências de sucesso. Esses encontros serão mediados pelo Sebrae.

Por fim, a experiência se completará com banquetes no Palácio da Liberdade, apresentando a cozinha mineira com charme e sofisticação. Serão quatro almoços e jantares que poderão ser apreciados mediante a compra de ingressos na plataforma Sympla. Toda a renda será doada para os hospitais: Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Mário Penna e São Francisco.