Home > Cultura e Turismo > Segundo dia do Enem terá meia hora a mais para prova de exatas

Segundo dia do Enem terá meia hora a mais para prova de exatas

Os candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, terão meia hora a mais no segundo dia de provas, totalizando 5h para responder as 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Até o ano passado, o segundo dia tinha duração de 4h30. As inscrições começam a partir do dia 7 de maio. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82 e o pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio. O anúncio do Ministério da Educação (MEC) sobre o aumento no tempo da prova deixou muitos professores e estudantes satisfeitos.

Para o professor Alexandre Bittarelo, a mudança é positiva para os estudantes. “Muitos alunos já vinham reclamando que o tempo de prova não era suficiente. Mesmo sendo um aumento de apenas 30 minutos, vai significar um conforto e tranquilidade a mais. Acredito que esses minutos extras ajudarão os estudantes a passar as alternativas das questões para o cartão de respostas”, afirma.

De acordo com a coordenadora pedagógica Kátia Lopes, o grande problema dos alunos é não saber dosar o tempo para solucionar cada questão. “Esse aumento no tempo é muito bem-vindo e com certeza muito positivo para todos. O conselho que sempre dou é fazer as mais fáceis primeiro e depois partir para as mais difíceis. Muitos estudantes perdem minutos preciosos tentando resolver algumas perguntas e acabam se prejudicando por conta disso”.

Já o professor Sebastião Gomes diz que, mesmo com esse tempo a mais, o nível de conhecimento das questões deve continuar o mesmo. “Como digo todo ano com meus alunos, o importante é se preparar bem e ter muita calma. Se você colocar na ponta do lápis, serão 20 segundos apenas a mais para cada questão. E matemática é umas das matérias que exige muita concentração e raciocínio”, defende.

Os estudantes também comemoram a mudança no tempo. Para Carla Silva, que pretende cursar engenharia civil, física e matemática são disciplinas que domina bem. “São as que eu mais me identifico, principalmente pelo curso que eu escolhi. Essa será a segunda vez que vou fazer a prova. Em 2017 fiz apenas para testar meus conhecimentos e saber como era, mas esse ano é para valer. Achei as questões bem complicadinhas de resolver e o tempo curto deixa a gente mais nervosa. Tendo 30 minutos a mais vai ajudar bastante”.

Rodrigo Pacheco almeja cursar jornalismo. Ele acredita que esse aumento deveria ser também no primeiro dia. “Eu que sou da área de humanas, língua portuguesa e redação também consomem muito tempo. Os textos são bem grandes e ainda é preciso passar a redação a limpo para o cartão de respostas. Até você refletir sobre o tema, montar um esboço e escrever demanda um bom tempo. Se não souber controlar pode acabar deixando questões sem responder”, reclama.

Dificuldade das questões
Muitos alunos estão preocupados com o aumento no tempo das provas associando a mudança ao grau de complexidade das questões. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou que a ampliação do tempo não significa que o nível do exame vai aumentar. Segundo o Inep, o conteúdo do Enem é definido pelas Matizes de Referência, que estão disponíveis no portal da instituição.

“O documento, de 2009, indica as habilidades que serão avaliadas e orienta a elaboração das questões da prova, assim como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação”, diz a nota.

Fique ligado!

[table “” not found /]