Home > Editorial > Mercado de trabalho

Mercado de trabalho

O alcance da inteligência artificial é tão desafiador que está provocando a própria sedimentação virtual, levando educadores a desenvolverem com mais afinco a formação da consciência dos alunos. Especificamente no mercado de trabalho, aponta-se para uma realidade nada convencional, onde os estudantes estão sendo preparados para atuar em empregos que podem deixar de existir no futuro. É uma aposta ainda sem rumo certo, apenas à base da expectativa de avanço da tecnologia e transformação dos costumes humanos neste limiar de século.

No momento, já chega a ser perceptível a substituição da mão de obra humana por robôs, especialmente junto às redes bancárias e centrais de telemarketing. Nesses espaços, o uso de aplicativos auxilia no atendimento de clientes e na resolução das demandas de forma virtual. Esses são os dados disponíveis no mercado, especialmente assentados pelas plataformas digitais.

As informações sobre o tema são tenebrosas, segundo dados procedentes do Fórum Econômico Mundial. Em recente divulgação, os técnicos da instituição analisam que, até 2027, cerca de 23% dos empregos devem se transformar. Projeta-se a criação de 69 milhões de novos postos de trabalho gerados pelo processo da internet e, ao mesmo tempo, 83 milhões de carteiras assinadas serão eliminadas.

Pode até ser que a situação seja diferente em médio prazo, mas, no momento, essa mudança abrupta de opções no mercado de trabalho vai impactar com devida ênfase os jovens. Muitos ainda não assimilaram plenamente as novidades em seu âmago e carecem de analisar melhor as consequências dessa ansiosa transformação.

Em certa medida, seria bom toda a humanidade se preparar para as mudanças radicais. Até porque, ninguém tem condições de prever, efetivamente, o que nos espera nas próximas décadas, diante da evolução dessa tecnologia que veio para ficar.

É importante o ser humano ficar atento às mutações que ocorrerão em nosso cotidiano, já que a inovação da tecnologia ocorre de modo cadenciado. Mesmo assim, as pessoas de todo o planeta não almejam simplesmente serem substituídas por uma máquina. Isso é fato.