Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Direita dividida em BH
A imprensa noticiou que o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo, está acertando a sua ida para o Partido Republicanos. Na mesma semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na cidade e lançou formalmente o nome do deputado estadual Bruno Engler (PL) para disputar a prefeitura local no próximo ano. O projeto de Engler é o mesmo de Azevedo, ou seja, ambos querem o lugar do atual prefeito. Pelo visto, já começa aí a divisão dos pré-candidatos ideologicamente ligados à direita.

Assaltos na Savassi
No metro quadrado mais caro de Belo Horizonte, a região da Savassi, comerciantes estão apavorados com a recente onda de furtos e roubos por lá. No passado, havia um aplicativo no qual os empreendedores podiam acionar quando percebiam qualquer ato neste sentido. Só que agora, a plataforma conectada com a Polícia Militar, já não tem a mesma resposta rápida de antes.

Funeral político
O recente funeral do ex-ministro Alysson Paolinelli, cujo corpo foi velado no Palácio da Liberdade, reuniu milhares de amigos e admiradores. Mas, serviu também de um verdadeiro palanque eleitoral, com direito a discursos e tudo mais. Um desrespeito.

Privatização do metrô
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), ao saber do aumento de 18% no preço das passagens do metrô de Belo Horizonte, atacou: “essa privatização foi uma herança maldita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em conluio com o governador Romeu Zema (Novo). Agora, menos de dois meses depois dessa privatização, a população trabalhadora começa a pagar a conta”.

Clésio na política
Informações dos bastidores em Brasília e também em Belo Horizonte, apontam uma movimentação do ex-senador Clésio Andrade, no sentido de sua reinserção à vida política de Minas, cujo projeto em princípio, seria com vistas a 2026.

Noticiário policial
Na tentativa de evitar debater temas relacionados à política, a maioria dos telejornais das TVs abertas em Minas tem preferido focar no assunto crimes ou denúncias sobre a falta de estrutura nos bairros.

Política em Nova Lima
Começa a esquentar o debate político em Nova Lima. Alguns nomes já estão listados como pré-candidatos, inclusive do ex-prefeito Vitor Penido, do alto de seus oitenta e tantos anos.

Agronegócio X Indústrias
Especialistas garantem que o agronegócio brasileiro é um ponto essencial, no tangente às exportações, contribuindo decisivamente para o equilíbrio da balança comercial do país. Mas, do ponto de vista da geração de empregos, o segmento da indústria é muito mais importante.

Sucessor de Lira
Essa informação é da imprensa especializada de Brasília. O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), cuja família está envolvida em uma série de denúncias complicadas, sabe da dificuldade de continuar sendo o todo-poderoso do Congresso. Já se articula, inclusive, para tentar eleger um sucessor de sua confiança.

Ciúmes políticos
“Nos últimos dois meses, quando ainda respondia pela Secretaria de Estado de Governo, Igor Eto não aguentava mais as cenas de ciúmes políticos, envolvendo o vice governador Mateus Simões (Novo)”. Comentários ouvidos nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Coitado do procurador
Considerado um dos nomes mais influentes do Planalto, o procurador-geral da República, Augusto Aras, está tentando se aproximar do atual governo federal. Isso porque, em breve, ocorrerá a sua substituição na PGR. “Por enquanto, tudo não passa de pretensão”, dizem por lá.

Extremismo X Evangélicos
Conversando com pessoas de relevantes institutos de pesquisas, o comentarista da Globo News, Mauro Paulino, disse que o extremismo político vem perdendo força no Brasil, especialmente junto aos evangélicos.

Haddad irritado
Em recente entrevista coletiva, o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), comentou: “não faz sentido o Brasil ser um grande exportador do agronegócio e, ao mesmo tempo, ser importador de alimentos. Há algo de errado nesse cenário”, concluiu.

Ex-poderosa indústria
Os maiores empresários de São Paulo disseminam uma informação complicada. Segundo eles, no passado, a indústria brasileira era o carro-chefe do desenvolvimento do país. Agora, o setor representa apenas 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Direita inteligente
Tão logo foi anunciado o resultado da votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, alguns ideólogos da política brasileira sugeriram que a direta terá de ser mais inteligente. Para encenar esse perfil, avaliam o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Brasileiros endividados
O governo federal e o sistema bancário nacional carecem de encontrar uma nova maneira de renegociar as dívidas da população mais simples. Afinal, segundo dados da Federação dos Bancos, metade dos brasileiros estão endividados.

Carros populares?
O historiador e comentarista de TV, Marco Antônio Villa atacou: “o programa do governo federal para aquisição de veículos não atendeu o seu objetivo, pois não ajudou na compra de carros efetivamente populares. Serviu para as montadoras desovarem os seus estoques”.

Redes sociais
A jornalista Ana Flor, uma das mais bem informadas de Brasília, comentou: “a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), validando a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vai trazer de volta a verdadeira guerra através das redes sociais”.