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Olhar para o futuro, mas sem perder de vista as conquistas e aprendizados do passado

Ao completar 63 anos, no dia 28 de junho, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) anunciou o seu reposicionamento de marca. O principal objetivo deste reposicionamento é reiterar a nossa força institucional e ampliar a nossa participação mercadológica como referência em soluções para empresários do setor de comércio e serviços. Tudo isso alinhado com o nosso propósito de fazer de Belo Horizonte o melhor lugar para empreender e viver.

Nesta nova era, a organização lança o seu olhar para o futuro, mas sem perder de vista as conquistas e aprendizados do passado. Para isso, a remodelagem trabalhou em pilares de comunicação verbal e escrita, identidade visual e proposta de valor.

Identificamos que a CDL/BH é o principal elo que une o setor de comércio e serviços da capital mineira ao poder público e às soluções que focam na transformação dos negócios por meio dos nossos produtos e soluções para todos os perfis de empresário, facilitando a vida do comerciante e promovendo transformação na área de vendas, redução de custos, gestão do negócio, controle da inadimplência e capacitação. A partir dessa identificação, a marca passa a se posicionar no mercado não apenas como representante de um setor, mas como a via de transformação e fomento.

Com uma forte ligação ao jeito mineiro de ser, a CDL/BH carrega traços tradicionais, que reforçam o legado construído ao longo das mais de seis décadas de atuação, mas também mostra-se aberta ao novo e movimenta-se para que a inovação se torne realidade na principal atividade econômica da cidade.

Tudo isso é representado pela nova identidade visual da organização que, a partir de agora, ganha linhas curvilíneas. O horizonte e a arquitetura da cidade são marcados por curvas acolhedoras que, nesta nova identidade, foram reinterpretadas com o objetivo de mostrar que a CDL/BH acompanha as mudanças da cidade que, cada vez mais, torna-se cosmopolita, mas sem abandonar suas raízes.

O movimento está em nosso legado e nunca deixou de acontecer ao longo de toda trajetória da CDL/BH. Este símbolo continua nos direcionando rumo à transformação do setor de comércio e serviços da cidade e a partir de agora ampliamos ainda mais o olhar na busca de soluções a serem oferecidas a este segmento.

A CDL/BH chega aos 63 anos com o olhar voltado para o futuro, mas sem se esquecer do passado que a trouxe até aqui. Ao longo dessas seis décadas de vida a organização viu o comércio da capital passar de tímido, e quase bucólico, a uma potência econômica que gera 72% do PIB da cidade e emprega mais de um milhão de pessoas. Resistimos à tragédia da pandemia e também vimos chegar a tecnologia, o e-commerce, as novas formas de pagamento e os novos comportamentos de consumo.

Não pretendemos ficar parados no tempo e temos planos e projetos que nos desafiam diariamente. Só para dar um exemplo, neste ano, um projeto que nasceu da parceria entre a CDL/BH e o Sebrae Minas foi adotado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Sebrae Nacional. Nosso Varejo Inteligente, criado em 2016, agora é Varejo Inteligente Conecta Brasil. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de comércio e serviços, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia na gestão das empresas. Em sua primeira edição nacional, estão participando 900 empresas de 30 cidades do país, por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão.

E se os ‘novos idosos’ são a promessa de um mercado movimentado, experiente e cheio de sabedoria, a CDL/BH, com seus 63 anos, está em sintonia com estes novos tempos. Queremos seguir com o mesmo entusiasmo e dedicação dos fundadores do Clube de Dirigentes Lojistas que, em 1960, deram início ao projeto e ao sonho que estamos transformando em realidade: um comércio fortalecido, próspero e com responsabilidade social.