Home > Artigo > Indústria e sociedade

Indústria e sociedade

*Flávio Roscoe

Faz parte do DNA da sociedade mineira, da qual a indústria é parte integrante, o inarredável compromisso com a solidariedade, sempre que ela se faz necessária para unir Minas Gerais e os mineiros. É exatamente isso o que vemos ocorrer neste momento em que chuvas recordes produzem um dramático rastro de destruição, com inundações, desabrigados aos milhares e, lamentavelmente, muitas mortes. Mais uma vez, organizações mineiras – púbicas, privadas e da sociedade civil – se unem para abraçar e ajudar as vítimas, em um movimento que une a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Cruz Vermelha e o Governo do Estado.

Neste primeiro momento, em conjunto com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), o foco é identificar as necessidades prioritárias das famílias atingidas e que precisam, principalmente, de utensílios destruídos pelas águas. Em uma ação coordenada com a indústria, a Fiemg garantiu, até agora, 145 mil litros de água potável, mais de 10 mil cestas básicas, 8 mil colchões e milhares de itens como lonas, coletes, roupas de cama, alimentos diversos, medicamentos e produtos de higiene. Com base neste levantamento, a federação trabalha para recolher doações com o apoio de seu conselho estratégico, integrado pelas maiores empresas do estado, e de milhares de indústrias localizadas em todas as regiões de Minas Gerais.

Cumprida esta etapa fundamental, partimos, agora, para a estruturação de ações que mitiguem os impactos das águas nos municípios mais atingidos. Assim, atendidas as demandas emergenciais e urgentes, cruciais para garantir a subsistência e sobrevivência das famílias atingidas pela tragédia, a indústria, capitaneada pela Fiemg, irá angariar forças para apoiar a reconstrução dessas cidades.

Reerguê-las significa garantir dignidade à sociedade mineira, o que é condição primeira para que possamos ter uma economia forte e cidadã. Para isso, o trabalho será realizado em conjunto com a Defesa Civil de Minas Gerais e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot) será parceiro de primeira ordem nessa ação.
Nesta fase, contamos, igualmente, com a parceria do Governo do Estado e com as forças políticas de Minas Gerais, que também atuam para garantir recursos para a reconstrução das áreas atingidas. Será igualmente fundamental a participação dos nossos deputados estaduais, da bancada mineira de deputados federais na Câmara dos Deputados, em Brasília, dos nossos senadores. Também é fundamental a efetiva participação dos prefeitos e vereadores dos municípios atingidos.

Complementando todas essas ações, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG) criou uma força-tarefa de 40 pessoas para ajudar os industriais que tiveram suas fábricas prejudicadas pelas chuvas. Os esforços estão concentrados em três frentes: limpeza técnica, manutenção dos equipamentos e reestabelecimento da energia elétrica. O projeto continuará ativo até o fim do período chuvoso.

Ao agir assim, neste conjunto de ações solidárias, a indústria assume o seu compromisso como ente integrante da sociedade mineira. Nossa convicção é a de que, com muito orgulho, somos parte da sociedade na qual estamos inseridos. De fato, na vida real, sociedade, empresas, trabalhadores e empresários são sócios na construção de uma vida melhor para todos. Compartilhamos os mesmos objetivos e as mesmas dificuldades – e, por isso mesmo, devemos trabalhar juntos e unidos na defesa dos nossos interesses, que, com certeza, são os mesmos.

Este, felizmente, é um sentimento que começa a florescer e a dar resultados em nosso país. Agora, é preciso manter esse espírito de mutirão, que une todos os segmentos da sociedade na defesa de um país capaz de gerar oportunidades e oferecer melhor condição de negócios e de vida.

Participar é preciso, sempre. Neste momento, a Fiemg coloca o telefone (31) 3263-4317 à disposição das empresas que queiram colaborar com as vítimas das enchentes. Ligue! Ajude!

*Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg)