Começa a partir do dia 25 de maio, o pagamento do abono anual dos beneficiários do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), conhecido como 13º dos aposentados. Terão direito ao valor, pessoas que recebem auxílio por capacidade temporária, auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. A antecipação foi feita a partir de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida deve beneficiar 30 milhões de pessoas e movimentar R$ 62,6 bilhões na economia.
O calendário de pagamento será de acordo com o penúltimo dígito do Número de Identificação Social (NIS). Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.320), os pagamentos começarão a ser feitos a partir do próximo dia 25 de maio. Já quem recebe acima de um salário mínimo, os depósitos serão iniciados a partir de 1º de junho. (Veja os calendários de pagamentos no final da reportagem)
Para a consultora Loren Mendes, essa antecipação terá um impacto positivo na economia. “Isso porque os aposentados que recebem o décimo terceiro tendem a gastar esse dinheiro em bens e serviços, o que pode estimular a demanda e impulsionar a atividade econômica”.